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Estratégias de marketing digital

31 de August de 2022
Estratégias de marketing digital<

O uso de técnicas em marketing digital não é algo novo, mas está em pleno crescimento. Cada vez surgem mais técnicas ou mudanças nas anteriores.

É o caso do surgimento do Tik Tok, por exemplo, em que alguns profissionais e empresas decidiram aderir ao marketing digital na rede social. Por isso, as estratégias de marketing digital estão em constante mudança. Os profissionais também precisam ficar atualizados.

Cada empresa tem uma adequação melhor em diferentes estratégias de marketing digital. Não adianta investir em estratégias que não funcionarão. Não é recomendado o uso de Instagram e Instagram Ads, por exemplo, para uma empresa que tem idosos como público-alvo.

Por isso, uma empresa precisa de muito planejamento para estabelecer suas estratégias de marketing digital. Isso requer constante atualização dos profissionais da área também.

Recentemente o Instagram e o Google mudaram seus algoritmos para selecionar quais conteúdos entregarão. No caso do Instagram, em seu feed, e no caso do Google, nos resultados de buscas dos usuários.

Portanto, os profissionais precisam conhecer essas mudanças para produzir conteúdo de acordo com o que os algoritmos consideram relevantes.

Nesse sentido, conheça algumas estratégias de marketing digital mais utilizadas pelas empresas. Antes de aplicá-las, é necessário fazer uma pesquisa e um planejamento corretos para entender se as estratégias impactarão o público-alvo da empresa.

 

  1. Uso de redes sociais

 

As redes sociais como Instagram e Facebook podem trazer muitas vantagens para uma empresa nas estratégias de marketing digital.

O ideal é criar contas comerciais em redes sociais que seu público-alvo também utiliza. Preencha todas as redes sociais com dados da empresa, como um pequeno resumo e dados de contato. Há algumas redes sociais que permitem colocar um link na parte da biografia.

Não adianta usar as redes sociais apenas para postar seus produtos, serviços e promoções. O ideal é entregar conteúdo relevante e frequente sobre seu segmento.

Primeiro, faça um calendário editorial. Nele deve conter um planejamento de pelo menos três postagens por semana (ao menos no início), descrição da arte a ser postada, legenda e hashtags.

Ao passar do tempo, é necessário aumentar a frequência de postagens. Para conseguir artes de boa qualidade e únicas para postar, contrate um designer gráfico. Já na área da escrita, você pode contratar um redator tanto para ter ideias de postagens, como para escrever textos que irão nas artes e legendas.

Também é válido utilizar todas as ferramentas permitidas por um perfil comercial da rede social. No Instagram, vale utilizar os stories, reels e outras funcionalidades. Para aumentar mais a divulgação de sua empresa, utilize o Instagram Ads e o Facebook Ads.

Não esqueça que as redes sociais funcionam como SAC 2.0 hoje em dia. Isso significa que as redes sociais são canais de atendimento ao cliente. Portanto, responda às mensagens privadas e aos comentários.

 

  1. Uso de Marketing de Conteúdo

 

O Marketing de Conteúdo é voltado para entregar conteúdo de qualidade para seus potenciais clientes, geralmente em seu blog ou site. O conteúdo pode ser artigos otimizados com SEO, vídeos, podcast, cursos gratuitos, e-books, infográficos e outras informações relevantes para seus leitores.

Ao postar bons artigos otimizados com SEO, seus artigos poderão ser bem ranqueados nas buscas dos usuários no Google. Essa é uma forma de mais potenciais clientes encontrarem seu site. Uma vez navegando no site, é mais fácil que os potenciais clientes façam compras de produtos ou contratação de serviços.

Isso também vale para os outros tipos de conteúdo. Além de ser uma boa forma de mais potenciais clientes encontrarem seu site, sua marca ainda será vista como autoridade no seu segmento. Isso porque há informações de credibilidade e confiabilidade em seu conteúdo postado.

É uma forma dos seus clientes terem mais confiança em sua empresa. Para criar conteúdo de qualidade, o ideal é contratar profissionais capacitados como roteirista para vídeos, redator para artigos otimizados com SEO e um editor de vídeos.

Essa é uma estratégia de marketing digital que funciona a longo prazo. Ou seja, não espere por resultados de imediato. No entanto, os resultados podem ser vantajosos e duradouros. Sua empresa terá mais visibilidade e credibilidade, enquanto suas vendas podem aumentar, aumentando também sua lucratividade.

Em geral, o Marketing de Conteúdo pode ser aplicado em vários segmentos do mercado. Se você não se dá muito bem com produção de conteúdo, pode estudar a possibilidade de usar uma ferramenta de parafrasear texto online. Isso pode te poupar bastante tempo e dinheiro.