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Métricas TAM SAM SOM: qual o mercado do seu produto?

11 de May de 2022
Métricas TAM SAM SOM: qual o mercado do seu produto?<

Empresas que estão iniciando as suas atividades precisam conhecer as melhores estratégias para garantir a saúde e o desenvolvimento sustentável dos seus negócios. Além de captar investimentos, é preciso considerar o uso de ferramentas e métricas que vão auxiliar no entendimento sobre o mercado.

E é justamente neste contexto que surgem as métricas TAM, SAM e SOM. Esses termos são acrônimos para métricas utilizadas para o dimensionamento de um mercado. Desta forma, elas auxiliam na análise de viabilidade de uma ideia de negócio.

O que são as métricas TAM SAM SOM?

As métricas TAM SAM SOM são super relevantes para as empresas que estão em busca de investimentos. Mas não apenas elas, qualquer gestor que esteja em busca de dados relevantes sobre um mercado encontrará muitas respostas na TAM SAM SOM.

Total Available Market (TAM)

TAM é a sigla para Total Available Market, que em portugês pode ser traduzido livremente como “mercado total disponível”. Essa métrica significa justamente isso, o mercado total disponível, ou seja, a demanda mundial sobre um determinado produto ou serviço.

 

Se você quer vender calças jeans, por exemplo, o TAM é a métrica que reúne informações de todos os lugares que vendem calças jeans no mundo. Claro que o TAM traz uma ideia global, mas é um parâmetro relevante sobre o mercado em que você pretende se inserir.

Serviceable Available Market (SAM)

Serviceable Available Market, ou simplesmente SAM, pode ser traduzido como “mercado útil disponível”. Isso significa que ele é a fração do mercado em que o seu negócio tem condições geográficas de atuar.

 

Pensando no mesmo exemplo utilizado anteriormente, imagine que você vai vender suas calças jeans online com capacidade para enviar para o território brasileiro. Neste caso, o SAM seria a métrica que permitiria entender o alcance dos seus produtos.

 

Porém, se for uma loja física, o SAM deve considerar um espaço geográfico mais limitado, que poderá ser o bairro onde a loja está situada ou a cidade.

Serviceable Obtainable Market (SOM)

Por fim, o Serviceable Obtainable Market (SOM) é o mercado útil acessível, ou seja, a métrica mais realista para avaliar o alcance do seu negócio. Aqui você identifica o público alvo efetivo para a comercialização das suas calças jeans.

 

O SOM representa o mercado aproveitável, por isso, no nosso exemplo das calças jeans, vamos considerar uma loja física localizada no centro de uma pequena cidade com 50.000 habitantes. Esses números são a base para que você calcule o que a sua empresa poderá vender no contexto em que está inserida.

 

Para ter acesso a dados realistas e perspectivas de vendas, você deve levar em consideração não só a quantidade de habitantes, mas também aspectos como: concorrência e canais de aquisição de novos clientes.

Por que é importante conhecer o tamanho do seu mercado?

Se você precisa de investidores para começar o seu negócio, será necessário mostrar a eles o potencial de desenvolvimento da empresa. O investidor só vai aplicar os recursos financeiros na sua empresa se ela tiver boas perspectivas de crescimento.

 

Com a análise das métricas TAM SAM SOM e conhecimento aprofundado sobre o mercado, fica mais fácil para o gestor mostrar o potencial de desenvolvimento do negócio e, consequentemente, identificar o retorno do investimento.

 

O mais interessante do TAM SAM SOM é que ele se aplica a diferentes tipos de negócios, desde grandes empresas até as pequenas. Além de permitir entender melhor como investir na escolha dos produtos, você passa a entender o contexto mercadológico em que está inserido e as oportunidades.

 

A análise do tamanho do mercado mostra que a empresa precisa focar no SOM para que possa atingir mais pessoas dentro de um perfil de cliente ideal. A partir daí, ela cria um ambiente favorável para começar a crescer dentro do seu nicho de atuação.

 

Somado a isso, com um estudo adequado no mercado, gestores e investidores direcionam suas energias no sentido do crescimento, minimizando as chances de o negócio dar errado. Como consequência de tudo isso,  se cria um ambiente favorável para começar um negócio de sucesso.