O que o funcionário busca em uma empresa?
Remuneração, benefícios e possibilidade de crescimento são aspectos considerados na escolha de um emprego
Bons salários e ampla variedade de benefícios, como o vale alimentação, são tópicos que chamam a atenção dos profissionais brasileiros na hora de buscar por uma nova empresa. É o que aponta o relatório “The Working Future: Re-humanizing Work”, realizado pela consultoria global Bain & Company.
Os dois aspectos aparecem com 23% da preferência. Na sequência, estão as oportunidades de crescimento e aprendizado (17%) e a flexibilidade de horas trabalhadas (9%). Os pontos destacados no relatório podem servir como parâmetros no momento de considerar uma vaga — seja para quem está procurando, seja para quem está mudando de emprego.
Trabalhar em uma empresa com essas qualidades ajuda o colaborador a se manter empenhado e produtivo. Consequentemente, organizações que pensam no bem-estar de seus funcionários tendem a crescer mais e a se destacar no mercado de trabalho.
Remuneração compatível
O salário é um dos primeiros aspectos analisados por quem busca um emprego. Para muitos, é o principal indicador sobre como a empresa valoriza seus colaboradores.
É preciso analisar qual o cargo oferecido e as funções que serão desempenhadas pelo novo funcionário. A partir disso, o candidato compreende se o salário é compatível ou não com a atividade.
Atualmente, existem diversas plataformas que auxiliam na busca sobre a remuneração em diferentes áreas. Realizar uma pesquisa pela internet pode ajudar nesse processo.
Para quem está buscando um emprego, oferecer um salário compatível ou acima da média mostra que a empresa investe em seus colaboradores e valoriza seu trabalho.
Além disso, avalie se o valor pago vai cobrir necessidades e desejos pessoais. Caso a resposta seja negativa, o ideal é renegociar a proposta ou continuar procurando.
Variedade de benefícios
Aparecendo com destaque no relatório da Bain & Company, benefícios podem ser o ponto-chave na escolha entre uma empresa e outra. Muitas organizações oferecem os já conhecidos vale refeição e vale transporte, mas outros auxílios costumam tornar o cargo mais atrativo.
Analisar detalhadamente os benefícios complementares e a remuneração ajuda a saber como a companhia retribui os esforços de suas equipes.
Possibilidade de crescimento profissional
Plano de carreira é um desejo de muitos brasileiros na hora de encontrar um novo trabalho. Organizações que oferecem essa oportunidade geralmente contam com ex-estagiários em cargos de liderança.
Ter essa possibilidade de crescimento dentro da empresa é um fator motivacional, pois o funcionário pode conquistar melhores salários e posições sem ter que procurar por um novo emprego.
Esse tipo de informação normalmente fica explícita na descrição da vaga, mas vale a pena entrar em contato com conhecidos que já tenham atuado no local ou até mesmo pesquisar on-line.
Ambiente de trabalho saudável
Trabalhar em uma empresa com ambiente descontraído também é uma meta de muitos trabalhadores.
Dependendo das funções, a rotina de trabalho pode ser cansativa. Contar com um local que seja amigável e acolhedor costuma garantir mais produtividade durante o expediente. Grandes empresas, como Google, Facebook e Microsoft, oferecem recursos e serviços de apoio para permitir que os funcionários relaxem e explorem sua criatividade.
Cabe ressaltar que esse aspecto vai além da esfera física. Empresas que atuam em modelo home office também podem oferecer um ambiente de trabalho receptivo e amistoso aos colaboradores. Reuniões frequentes, horários flexíveis e abertura ao diálogo são alguns exemplos de como acolher uma equipe que trabalha em casa.