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Como trazer originalidade para seu conteúdo

24 de June de 2022
Como trazer originalidade para seu conteúdo<

Criar um conteúdo com originalidade é uma tarefa que, embora não seja difícil ou impossível, também não é fácil. A internet é movida a conteúdo novo e, para as empresas e pessoas que querem seu espaço nela, é preciso se dedicar nessa prática.

 

Porém não é o fim do mundo. Criar conteúdo original pode ser incrivelmente divertido e prazeroso, mas é preciso saber o que está sendo feito tanto para se atingir os resultados buscados, quanto para que se tenha um certa constância quanto a produtividade.

 

Com isso em mente, o texto de hoje irá ensinar como trazer originalidade para o seu conteúdo, pontuando a importância de perseverar em criar algo original, assim como dicas de como realizar isso e, por fim, como explorar a sua criatividade.

 

Seja para criar conteúdo para uma fábrica de lixa para skate ou para um canal próprio na internet, muitas pessoas têm a vontade de criar conteúdo, mas ou não tentaram e pesquisaram a fundo ainda ou simplesmente possuem algumas dúvidas.

 

Existem ainda aquelas pessoas que acreditam precisar exatamente de um conhecimento específico para criar, como de escrita ou até mesmo de como organizar melhor suas ideias. Elas não estão completamente certas, mas também não estão totalmente erradas.

 

É bastante diferente criar conteúdo para uma empresa de produtos veganos e para um blog mais voltado para a tecnologia, mas independentemente da sua decisão, é preciso entender que atualmente esse tipo de prática é vital para a internet no geral.

 

As pessoas estão na rede mundial para consumir conteúdo e existem os mais variados tipos por toda a internet. Isso significa que desde alguém querendo receita de bolo até mesmo reviews de equipamentos podem ser encontrados.

 

Portanto, essa estratégia se tornou extremamente necessária para até mesmo promover empresas de camisas de silicone a pronta entrega, por exemplo, através de um método chamado marketing de conteúdo. Mas tão importante quanto produzir conteúdo é trazer originalidade para o mesmo.

 

Afinal, a internet está cheia de possibilidades e empresas, pessoas, marcas que plagiam ou não buscam o mínimo de inovação e acabam ficando mal vistas ou simplesmente podem não fazer o sucesso que almejam.

 

Sendo assim, os tópicos a seguir irão abordar como essa originalidade é vital para o crescimento do seu conteúdo e como pode afetar até mesmo seu serviço especializado em segurança do trabalho. Sem mais delongas, confira.

A importância da originalidade

Saber sobre escrita e sobre o conteúdo que será a temática do seu produto é necessário para um bom artigo, vídeo ou dissertação, porém isso não significa que você precisa ser um expert em ambos para criar algo bom e que chame a atenção.

 

Quem conhece sobre escrita normalmente sabe organizar melhor suas ideias e como colocá-las no papel, o que é essencial para que as pessoas entendam melhor sobre o que está sendo criado, mesmo que tenha relação direta com insumos químicos para indústria cosmética.

 

Quanto melhor conhecer o tema e quanto melhor organizar as ideias, melhor será a recepção do público, mas é importante também saber aplicar bem o conceito de originalidade, ou seja, fazer com que o conteúdo criado seja único.

 

Aí pensamos que na internet, onde milhares de pessoas estão criando algo a todo momento, então fazer algo único e que ninguém teve a ideia é praticamente impossível. Mas com toda certeza nenhuma das pessoas é igual a você, o que já significa muito.

 

Em outras palavras, pensemos que você esteja criando um vídeo para explicar melhor sobre adequação de máquinas e equipamentos. Mesmo que seja algo que outra pessoa já fez, as suas referências, a forma como escreve ou cria, assim como o modo de expor suas ideias são totalmente diferentes.

 

Ou seja, o conceito de originalidade fala muito mais sobre a essência de como cada um cria o conteúdo, como organiza as ideias e como, com as ferramentas que tem, consegue tornar o assunto interessante, único e chamativo.

 

Portanto, ao pensar em como trazer tal originalidade para o seu conteúdo, tenha em mente que:

 

  • Pessoas são mais receptivas com conteúdo original;
  • Aumenta a relevância do site, blog ou página;
  • A marca ganha mais alcance na internet;
  • Mais engajamento por parte do público.

 

Isso significa que, mesmo quando o conteúdo tem relação com capachos personalizados de porta, é preciso ler sobre o assunto, analisar o que será ou não passado para o conteúdo, como ele será criado e para qual tipo de mídia será transmitida.

 

Lembrando que criar conteúdo original escrito, audiovisual ou apenas em formato de áudio são mídias bem diferentes, portanto devem ter atenções diferentes e, consequentemente, maneiras diferentes de produzi-las.

Dicas para manter a originalidade

Os tópicos a seguir irão reunir algumas dicas para que você consiga trazer esse conceito de conteúdo original e fazer com que as pessoas não só se interessem mais por ele, mas também para que o mesmo ganhe um maior alcance.

01 – Planeje o que irá criar

Quando pensamos nesse ramo de atividades, o planejamento se torna essencial para que você não se perca em meio a tantas ideias, conceitos e objetivos em comum e, assim como uma assessoria contábil para empresas, estruturar um modelo de criação de conteúdo é preciso.

 

Pense e especifique o máximo possível sobre o seu tema, não apenas porque isso abre margem para abordá-lo de diversas maneiras diferentes, mas também porque muitos sites e blogs normalmente criam coisas mais genéricas.

 

Isso serve não somente para sair do óbvio, mas também para diminuir a taxa de rejeição do que foi desenvolvido e, consequentemente, aumentando a taxa de conversão, gerando um maior número de leads e interessados pelo assunto.

 

Em outras palavras, se planeje o máximo possível, faça uma estrutura de criação e, ao invés de desenvolver um artigo falando sobre várias coisas de forma superficial, produza algo foca e específico, tendo maestria no que é mostrado ao público.

02 – Crie analogias e bons exemplos

O bom conteúdo é aquele que não é apenas informativo, mas também didático em algum nível e, quando se usa bons exemplos e analogias com assuntos que o público tem um maior conhecimento, gera empatia e um melhor compreendimento do assunto.

 

Mas não apenas isso, essa simples ação faz com que o desenvolvimento de criação seja mais original, afinal os exemplos serão bastante diferenciados e até mesmo a forma como a analogia é apresentada é algo único. 

 

O que é completamente compreensível, pois você estudou o tema para conseguir apresentá-lo assim.

 

Um bom exemplo desse tipo de caso é com situações mais complexas ou abstratas, onde apenas imaginar sem imagens ou um bom exemplo pode ser um verdadeiro desafio, fazendo inclusive com que o público se afaste.

03 – Pense na linguagem utilizada

Para que o conteúdo seja bom e chame mais pessoas, ele deve conversar com o tipo de público que a empresa que o desenvolveu tem como alvo, ou seja, é preciso gerar identidade e que eles entendam o que está sendo mostrado.

 

Quando pensamos sobre originalidade de conteúdo, a linguagem ajuda e muito, principalmente porque nem todos que desenvolvem para a internet têm públicos parecidos ou o mesmo objetivo em mente.

 

Existem muitos sites que utilizam de linguagem mais interpessoal, mas pouquíssimos que realmente se preocupam com o que o público irá ler e, principalmente, como irá entender a mensagem, o texto que está para eles sendo pensado.

 

Portanto, saiba que o tipo de linguagem utilizada cria muita diferenciação, o que ajuda ainda mais com o conceito de originalidade.

04 – Pesquise o máximo possível

Para criar conteúdo original é preciso abordar assuntos que outros sites não abordaram e conhecer o máximo possível sobre o tema. Em outras palavras, diversos sites se tornam repetitivos sobre assuntos diversos e o conhecimento é a única forma de evitar essa repetição.

 

Quanto mais se conhece sobre algo, menor a chance de se cometer plágio ou fazer algo pouco original, afinal, com o conhecimento adquirido será possível aplicar as próprias ideias, análises e até mesmo experiências próprias no conteúdo.

 

Portanto, pesquise o máximo possível sobre tudo, pois na grande maioria das vezes as pessoas mais atualizadas sobre algo são as que tentam trazer pontos de vistas diferentes e novas possibilidades e olhares sobre um determinado tema.

Considerações finais

Para trazer trabalhos originais para seu público, é preciso constantemente buscar evoluir e aprimorar a sua criatividade. A única forma de fazer isso é utilizar ao máximo as referências que já possui e sempre continuar buscando conhecimento.

 

Isso faz com que mais pessoas se interessem pelo conteúdo criado, e consequentemente aumenta o número de visitas ao site, canal, blog ou páginas, aumentando a relevância da empresa e sua taxa de conversão.

 

Busque cada vez mais novas maneiras de melhorar o conteúdo e a forma como ele é desenvolvido, trazendo a essência da marca, algo que apenas a sua empresa ou você tem em todo mundo.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.