Utilidades

Comunicação interativa: como ela pode te auxiliar nas vendas?

29 de September de 2022
Comunicação interativa: como ela pode te auxiliar nas vendas?<

A comunicação interativa é um tema que vem tomando muito o foco nos temas que giram o mundo de negócios, por isso deve-se ter o foco e analisar se de fato é algo bom para as empresas, se é algo que vale de fato o esforço em ter como um diferencial de um negócio.

Um negócio de restauro de fachadas pode se perguntar se investir em algo assim, é de fato bom para os negócios. E a resposta é sempre sim, dado que a comunicação é um dos elementos mais exigidos pelos clientes e, quando a empresa falha nisso, ela perde muito.

Os clientes, hoje em dia, estão de fato em busca de uma empresa assim. É como se fosse uma mistura asfáltica, essa mistura da comunicação com o produto, quando bem feita, traz para a marca uma relação de maior conexão com os seus clientes por um bom tempo.

Há muitos canais para passar informações aos públicos de um negócio, mas talvez a boa comunicação interativa seja a mais inovadora e eficaz nos últimos tempos. Principalmente, para uma empresa que presta serviço de entrega de documentos motoboy é essencial.

Não porque ela precise de tecnologias de ponta para ser realmente possível, mas por obter o feedback em tempo real de cada um cliente enquanto algo ocorre. Essa é a grande força do marketing digital e a razão do tema ter sido tão comentado nos últimos anos na internet.

Uma empresa que vende disco de corte 7 pol com a comunicação interativa, tem a chance de saber o feedback dos clientes em tempo real, logo após feita a venda. Por isso, é uma das coisas mais significativas para um negócio, e ele não deve deixar de investir nisso.

Os dados produzidos neste tipo de comunicação com o consumidor servem para avaliação e aprimoramentos constantes. E nada mais interessante para a relação da empresa com os clientes do que a melhoria constante dos produtos que são oferecidos aos consumidores.

A comunicação interativa é um instrumento que agrega a Inteligência Artificial ao marketing de conteúdo, oferecendo um maior engajamento com o público, feedback rápido da estratégia e a fidelização de um determinado consumidor dos produtos da empresa.

Se uma loja que vende bateria de moto 7 amperes investir em estruturar algo como isso em seu negócio, terá um aumento de vendas bem violento.

Ela precisa ser parte de uma estratégia, em coordenação com os conteúdos clássicos. Ter uma comunicação clara e direta com os clientes, é uma das coisas mais essenciais de um negócio. Pois, ao prezar pela relação com a clientela, cria uma ótima conexão com eles.

Isso é humana e empresarialmente importante para as vendas, pois a comunicação interativa ajuda com o aumento de novas vendas por isso.

Com a aplicação dessa estratégia, eles se sentem mais confortáveis com aquela empresa e isso gera uma divulgação.

Mas, não é só isso, a empresa cria uma imagem de credibilidade dentro do mercado em que atua. Pois, quando se tem clientes e consumidores felizes com a boa relação da empresa, a empresa pode apostar em novas vendas já certas para o fim de um mês.

Conceito de comunicação interativa

A comunicação interativa é a junção entre os conteúdos que já eram criados no inbound marketing, e a tecnologia para oferecer uma melhor experiência e uma ainda mais personalizada e divertida para os usuários.

O resultado é uma maior diversão, que produz uma grande taxa de engajamento. Há diversos tipos de conteúdos digitais que são interativos. A seguir os que são mais comuns:

  1. Os quizzes;
  2. Infográficos;
  3. Landing pages;
  4. Testes;
  5. Games;
  6. E-books;
  7. Por fim, as calculadoras.

No passado, a comunicação interativa era muito limitada, uma vez que a tecnologia ainda não tinha possibilidade de realizar certas coisas. Isso acabava limitando muito esse tipo de comunicação que está sendo apresentada neste artigo.

Hoje em dia, porém, com o avanço significativo da inteligência artificial e seu uso nos meios de comunicação, a interatividade possibilita entregar um conteúdo mais interessante para a fase da jornada em que cada consumidor está.

Com algum quizz ou um teste, é totalmente possível, por exemplo, entender quais produtos do seu mix são mais interessantes aos clientes. Assim, em uma próxima conexão, a empresa já vai ter um conteúdo mais essencial para enviar a esse consumidor.

Benefícios da comunicação interativa

Enquanto a comunicação tradicional tem um força bem limitada de propagação e pouca simplicidade de monitoramento de seus efeitos, a comunicação interativa traz também alguns benefícios fundamentais, como:

1. Particularização da informação

A comunicação interativa possibilita que a mensagem seja mais personalizada para cada tipo de consumidor da marca.

Um centro de notícias pode, por exemplo, possibilitar que o usuário assinante personalize a página inicial de notícias e, utilize esta informação também para particularizar os anúncios publicitários que serão mostrados a ele.

2. Apresentação de resultados em tempo real

Assim como em um bate-papo por telefone celular, um chatbot é uma possibilidade de dar um melhor atendimento ao cliente ou consumidor no geral, e pode performar certas funções como:

  1. O envio constante de ofertas personalizadas para um certo consumidor;
  2. Tirar muitas dúvidas dos consumidores;
  3. Finalizar a venda em uma mesma interação;
  4. Responder problemas do pós venda.

Neste caso, além de concluir a venda, a conexão com o cliente também oferece dados a respeito da aceitação do veículo de venda e a exatidão no tipo de oferta. É quase como um selo mecânico tipo 21 que esse tipo de comunicação dará resultados certos como esse.

Além disso, é totalmente possível tirar proveito do remarketing, pois seu funcionamento é fácil. Se o consumidor se interessou por algo, clicou nele ou colocou no carrinho, a empresa pode fazer uma campanha voltada para esses consumidores, isso é remarketing.

3. É cativante e fideliza o público-alvo

Como a comunicação interativa exige a reação do cliente, recorrentemente os canais usados ganham o público por sua acessibilidade e inovações tecnológicas recentes, como as mídias sociais e os aplicativos da empresa.

Isto torna a comunicação mais cativante, fidelizando muito mais os clientes na medida em que utilizam as interfaces amigáveis, e também interage de modo mais intenso com aqueles que identificam que o negócio poderá suprir todas as suas necessidades atuais e futuras.

Se uma empresa que vende mangueira pead 25mm usar a comunicação interativa nas suas estratégias, terá resultados muito satisfatórios. As vendas vão aumentar por conta da fidelização dos clientes com a empresa.

A importância para o aumento de novas vendas

Esses planos estratégicos de marketing interativo são focados na troca de dados com a audiência. Para incrementar as técnicas no negócio, é necessário saber que a marca não está na gestão das relações com os clientes.

No marketing que se vê hoje, o público está no topo da hierarquia do mercado, algo que possibilita ditar as tendências, seja de modo direto ou indireto.

O grande segredo para ter sucesso com as estratégias é entender as preferências da persona da empresa, assim será mais simples desenvolver uma abordagem de acordo com os gostos delas, mas focando nos objetivos do negócio.

No marketing interativo, as ações são fundamentadas em trocas nas quais a função do emissor e receptor acabam se invertendo, possibilitando uma comunicação mais horizontal possível.

E, quanto mais a persona interage com a empresa, maior as chances de crescimento da confiança e desenvolvimento. Com isso, o processo de armazenar dados sobre frequência de compras, costumes de consumo, modo de vida e gostos se torna mais fácil.

Para chegar a este nível, os negócios precisam se focar em diálogos mais inteligentes, oferecendo benefícios antes de pedir para que os clientes preenchem formulários, por exemplo.

Outra escolha é pensar em experiências que fiquem de modo inesquecível, os usuários terão memórias e podem criar uma boa relação com a marca. Isso vai trazer sempre novos clientes e novas vendas para o negócio.

Pode-se usar como exemplo metafórico, puxar o pino granada, quando a empresa adota essas práticas da comunicação interativa, o negócio passa a ter uma credibilidade grande no mercado. É disso que vão vir sempre as novas vendas e o aumento exponencial delas.

A comunicação interativa tende a ficar cravada na memória dos clientes, por isso, investir nesse tipo de estratégia é uma boa forma de ter ótimos resultados em empresas, visto que vai favorecer a experiência e a afetividade dos consumidores.

Desta forma, criar um espaço para que o público participe mais e se sinta parte das atividades e de variados processos ajuda para que ele se sinta mais valorizado e, como consequência, prefira a marca sempre que precisar da solução que ela oferece.

Dicas para aplicar nos negócios

Compreendendo bem a teoria, chega a hora de partir para a prática e entender, com as dicas serão destacadas, de que forma se aplica a comunicação interativa dentro de uma empresa de maneira efetiva e fácil. As dicas são:

  1. Ter um espaço para dúvidas;
  2. Criar alguns infográficos;
  3. Realizar testes com os clientes;
  4. Gerar quizzes.

Esses são os principais passos de como esse tipo de comunicação deve ser aplicado em um negócio. Deve-se ter muito cuidado e cautela na aplicação.

Considerações finais

As dicas mostradas são só algumas das várias que existem para ajudar na implementação do conceito de comunicação interativa dentro de uma empresa e produzir uma melhor comunicação entre a marca e o consumidor.

Independente de qual seja o meio de comunicação, a relação é fundamental para tudo na vida, principalmente no ramo dos negócios, e é necessário compreender que do outro lado também há um ser humano com dores, vontades e expectativas.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.