Utilidades

Conheça melhor as datas mais importantes do varejo brasileiro!

13 de September de 2022
Conheça melhor as datas mais importantes do varejo brasileiro!<

Para além do apelo emocional, como é o caso do Natal e Dia das Mães, há datas comemorativas que têm forte impacto no comércio, especialmente porque proporcionam um número significativo de vendas.

 

Exemplo claro é a Black Friday, um dos períodos mais aguardados por quem deseja comprar diversos itens – de smartphones a produtos de maquiagem – com preços extremamente atrativos.

 

Pensando nisso, listamos para você as datas mais importantes para o varejo brasileiro. É o momento para os lojistas prepararem os seus produtos e os consumidores irem às compras.

Datas relevantes para o varejo no Brasil

Natal

A data que celebra o nascimento de Jesus, de acordo com o calendário cristão, é a mais importante para boa parte da população brasileira e, principalmente, para o comércio varejista.

 

Isso porque é a data que, de modo geral, mais se vende. Os presentes (ou lembrancinhas) são os mais diversos possíveis e atendem a diferentes tipos de público, independentemente do gênero, faixa etária e classe social.

Dia das Mães

Comemorado no segundo domingo do mês de maio, o Dia das Mães também é outra data de forte impacto no varejo, perdendo apenas para o Natal. É um momento para homenagear aquelas que cuidaram de nós ao longo da vida, sejam elas mães biológicas, afetivas, avós, madrinhas ou tias.

 

Produtos de perfumaria, cosméticos, roupas, calçados e acessórios femininos estão entre os mais procurados, seguidos por itens de utilidade doméstica e aparelhos eletrodomésticos e eletroeletrônicos.

Dia dos Pais

No calendário festivo, o Dia dos Pais também tem o seu destaque. De acordo com o site do Sebrae-RS, houve um boom no comércio online em 2021, e o faturamento das vendas nesta data foi histórico, chegando a cifra de R$6,2 bilhões – logo após os R$6,4 bilhões do Dia das Mães.

 

De modo geral, o comércio acaba se voltando a um público majoritariamente masculino, apesar de, muitas vezes, serem as mulheres a irem às compras. Calçados, roupas, camisetas de times, bonés e perfumes são alguns dos produtos mais vendidos no Dia dos Pais.

Dia das Crianças

Comemorado com o Dia de Nossa Senhora de Aparecida, a padroeira do Brasil, o Dia das Crianças acontece anualmente em 12 de outubro, sendo uma data voltada para presentear o público infanto-juvenil.

 

Nesse sentido, os brinquedos são sempre os itens mais procurados para agradar à criançada. Nos últimos tempos, porém, itens eletroeletrônicos, como smartphones, tablets e notebooks também estão entre as opções mais desejadas.

Dia dos Namorados

Enquanto em várias partes do mundo o Valentine’s Day é comemorado no dia 14 de fevereiro, aqui no Brasil a data que homenageia os apaixonados acontece no dia 12 de junho. É uma data que emana romantismo e, por isso mesmo, tem um forte apelo emocional.

 

Há pessoas que escolhem itens mais clássicos, como itens de perfumaria, calçados ou roupas, mas produtos personalizados e que tenham a ver com o casal também são bastante procurados nesta época.

Páscoa

Outra celebração diretamente ligada ao calendário cristão é a Páscoa, que relembra o momento da paixão, morte e ressurreição de Jesus. Ao mesmo tempo, é marcada pela simbologia do coelho, como sinal de fertilidade e abundância.

 

O chocolate acaba sendo o item de maior demanda com os famosos ovos de páscoa, tabletes e bombons. Cestas de café da manhã e itens decorativos, como pelúcias em formato de coelho, também são opções de presente.

Semana do Brasil

Uma data mais recente no calendário varejista, mas que tem por objetivo aumentar a venda é a chamada Semana do Brasil, que acontece ao longo do mês de setembro – cuja data mais importante é o Dia da Independência.

 

A Semana do Brasil, criada em 2019 pela Secretaria de Comunicação (Secom) do Governo Federal, promete grandes ofertas de diversos produtos, englobando tanto lojas físicas quanto virtuais.

Black Friday

A Black Friday é uma tradição norte-americana que visa aquecer o varejo para as compras de fim de ano e já está presente aqui no Brasil desde 2010. Geralmente, ela acontece na última sexta-feira de novembro. A data é super visada pelos consumidores por conta dos altos descontos em diversos produtos.