Como o design do site afeta as suas vendas?
Com as pessoas cada dia mais conectadas e antenadas a tecnologia, o impacto do design do site nas vendas e no sucesso é, na verdade, muito mais significativo do que muitos de nós imaginamos.
Todas as empresas que investem na criação de sites para empresas querem sites que representem o seu negócio na internet, que transmitam a essência e causem uma boa impressão aos clientes em potencial.
Quando a criação de sites é feita por uma agência profissional, ele é bem projetado e pode aumentar drasticamente suas conversões, enquanto um site mal desenvolvido pode se tornar um risco para o sucesso do negócio.
Nesse post vamos olhar explicar como o design do site afeta diretamente as vendas e apresentar algumas estatísticas que mostram que um site bem projetado é essencial para a lucratividade de um negócio.
De que forma o design do site afeta as suas vendas?
De muitas formas, mas especial sendo lento. Quando se trata de velocidade do site, os usuários têm baixa tolerância a atrasos no carregamento de um site. De acordo com o Google, 75% das pessoas no Reino Unido dizem que o tempo que leva para carregar uma página tem o maior impacto em sua experiência geral. Isso é ainda mais importante para usuários móveis.
O Google realizou um estudo feito com 900.000 sites para celular, onde identificou que o tempo médio necessário para carregar totalmente uma página para celular era de 22 segundos. Quando você considera que 53% dos usuários deixarão um site mobile que leva mais de 3 segundos para carregar, isso é uma enorme quantidade de rejeição.
Design do site: a primeira impressão é a que fica
Você sabia que o design de um site é responsável por 94% da percepção inicial de um cliente sobre uma empresa? Isso mesmo 94% das primeiras impressões estão relacionadas ao design de um site.
É um número impressionante, mas também algo que os proprietários de negócios devem estar atentos. O design do site é algo sobre o qual as empresas podem exercer grande controle e isso demonstra o potencial de uma reformulação do site para melhorar significativamente a percepção do cliente.
Outra pesquisa mostrou que os usuários levam cerca de 0,05 segundos para formar uma opinião sobre um site. Ele está tomando essa decisão crítica antes de ter tempo de ler mais do que algumas palavras de conteúdo e está julgando quase inteiramente o design, o layout e a clareza. Essa decisão quase instantânea determina se você pode manter esse visitante em seu site e fazer uma venda ou se vai perdê-lo para um concorrente.
A influência do design do site no SEO
Um site com design ruim pode afetar seu desempenho de SEO e classificação de pesquisa no Google. Isso porque a experiência na página, velocidade da página, otimização na página e o design mobile-first compõem quatro dos sete principais fatores de classificação do Google.
Ou seja, o design do seu site representa cerca de 57% dos fatores, com o conteúdo do site e os links (internos e externos) respondendo pelo restante. Se o design do seu site for tecnicamente ruim, você terá uma classificação mais baixa nos resultados de pesquisa, o que significa menos capacidade de descoberta, menos clientes e menos vendas.
Outra pesquisa feita pelo Google mostra que 61% dos usuários provavelmente não retornarão a um site para celular que tiveram dificuldades para acessar e 40% irão para um concorrente. Projetar sites apenas para desktop significa que as empresas estão perdendo clientes e direcionando-os para concorrentes com sites responsivos que funcionam em dispositivos móveis.
O UX ou experiência do usuário é um grande fator nessa equação, pois 70% dos usuários abandonaram um carrinho de compras devido à má experiência. Essa é uma perda impactante de vendas causada por usuários que se sentem frustrados e decepcionados com a experiência de compras on-line.
O design do site transmite credibilidade
As empresas que negligenciam seu site estão prejudicando toda a sua identidade corporativa e a maneira como os clientes os veem e seus produtos. Cerca de 75% dos consumidores fazem julgamentos sobre a credibilidade de uma empresa com base no design do site.
Isso destaca a importância que os consumidores atribuem à experiência na web e o papel que ela desempenha em influenciar a percepção da marca e do produto. Os consumidores estão julgando ativamente a capacidade de uma empresa de fornecer serviços ou produtos com base no design de seu site. Esta é uma lição realmente crítica para os negócios e destaca que sua reputação e capacidade de fornecer um serviço de qualidade podem ser prejudicadas pelo design de seu site.
Conclusão
Resumindo, o design do site é importante e provavelmente muito mais do que as empresas imaginam. A percepção que os usuários têm de um site é transferida para sua percepção do negócio. Dito de outra forma, um site mal projetado cria uma impressão negativa de todo o negócio, da marca aos produtos e à credibilidade. É um aviso severo para empresas com sites desatualizados ou não responsivos, pois a realidade é que isso lhes custará dinheiro e muitas vendas perdidas. Mas também é uma oportunidade. Um site bem projetado pode dar às empresas uma vantagem competitiva, melhorar a credibilidade e inspirar confiança nos consumidores para comprar.
Procurar por agências web que entendem a importância do design do site, que priorizam a experiência do usuário e desenvolvem sites mobile que se adaptam a vários dispositivos é essencial para a sua estratégia de marketing.