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Estratégia digital para alguém que começou agora seu negócio

29 de September de 2022
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Ao começar um negócio, surge uma série de inseguranças, pois é necessário ter muita força de vontade para realizar o planejamento. Atualmente, com o avanço da tecnologia, a estratégia digital de posicionamento está cada vez mais alta.

A difusão da internet e o avanço das tecnologias, como computadores e smartphones, tornaram o ato de abrir uma empresa algo simples e com mais chances de sucesso.

Atualmente, é possível até mesmo apenas abrir lojas online e divulgar os serviços nos canais de comunicação digitais sem a necessidade de ter um espaço físico, estoque e funcionários.

As empresas gastam anualmente uma quantia considerável em aluguel de imóveis e salas comerciais, decoração, espaços para estoques, dentre outros exemplos, que dificultam a criação de um negócio, principalmente para aqueles que possuem pouca verba.

Com a internet, esse cenário mudou. Entretanto, tornou-se ainda mais competitivo, pois atualmente todas as áreas possuem uma grande oferta de profissionais.

Portanto, para se destacar é essencial planejar estratégias digitais de posicionamento, estudando e aplicando de forma eficaz nas plataformas online da empresa.

Essas estratégias não são voltadas apenas para empresas pequenas e que estão começando agora no mercado, mas também para empresas grandes, que desejam sempre estarem bem colocadas no mercado.

É importante ter em mente que o posicionamento digital é essencial, assim como os outros pilares para construção de uma empresa, como a regularização de documentos, planejamento financeiro, boa liderança, dentre outros exemplos.

Para auxiliar os empreendedores a se posicionarem de maneira eficaz na internet, guiando-os como um corrimão de escada de ferro galvanizado, este artigo vai apresentar uma série de estratégias, dicas e conceitos sobre o mundo digital.

Entenda o que são estratégias digitais

As estratégias digitais são também conhecidas como marketing digital, uma área das ciências humanas que estuda o comportamento do mercado digital e desenvolve maneiras de satisfazer os desejos e necessidades dos clientes.

O marketing digital foi uma ramificação do marketing que precisou ser criada com a difusão do uso da internet e atualmente está implementada nos mais diversos negócios, até mesmo no oferecimento de serviço de demolidora de construção.

Divulgar produtos e serviços são atividades que o ser humano realiza de forma inconsciente há centenas de anos.

Com as revoluções industriais, tecnológicas e a globalização divulgar produtos de forma mais consciente e estratégica se tornou uma necessidade, fazendo com que as empresas que não aderissem a essa mudança fechassem.

A pandemia da Covid-19 foi uma representação forte desse fenômeno, pois diversas empresas fecharam devido ao isolamento social.

Apenas aquelas que traçam novas estratégias de divulgação e funcionamento é que conseguiram se manter abertas.

Sendo que a maior parte dessas estratégias foram pautadas no planejamento do posicionamento digital, onde empresas dos mais diversos ramos, até mesmo de aluguel de caçamba para entulho tiveram que aderir.

Além de impedir que as empresas fechem as portas em momentos de crise, o planejamento digital traz os seguintes benefícios:

  • Aumento de clientes;
  • Maior fidelização;
  • Aumento do lucro;
  • Se tornar referência no mercado;
  • Atrair profissionais mais qualificados.

Um bom posicionamento digital auxilia as empresas a se expandirem e atingirem mercados até mesmo internacionais, tudo depende dos objetivos do empreendedor.

Dicas para se posicionar digitalmente

A internet é um campo vasto de informações, sendo algo de fácil acesso da população, entretanto, a parcela de pessoas que sabem utilizar todas essas ferramentas é reduzida.

Esse conhecimento acaba se concentrando na população mais jovem, que cresceu tendo acesso a esses novos veículos de comunicação.

Para as pessoas mais velhas e que atualmente acabaram de abrir um negócio, saber mexer nos canais digitais ainda é uma incógnita, portanto, seguem algumas dicas:

  • Não pare de estudar;
  • Tenha um site;
  • Tenha um perfil nas redes sociais;
  • Invista em estratégias de SEO;
  • Utilize as ferramentas do Google;
  • Produza conteúdos originais e inovadores;
  • Tenha boas palavras-chave;
  • Tenha estratégias de fidelização.

Com esses passos, se posicionar na internet se tornará um processo mais fácil de ser efetuado, reduzindo as disparidades de faixa etária. Visto isso, é de grande importância detalhar cada uma dessas dicas.

Não pare de estudar

O primeiro passo para traçar uma estratégia digital de sucesso é não desanimar com as dificuldades e mirar em estratégias para aumentar a venda de produtos, até mesmo de portão de alumínio com vidro.

A internet, apesar de ser inovadora, pode ser complexa para algumas pessoas, ainda mais aquelas que cresceram tendo contato apenas com os veículos de comunicação tradicionais, como a televisão, jornais, revistas, rádio, dentre outros exemplos.

Pensar na internet como uma forma de atrair o público e fidelizar clientes pode soar um pouco estranho para essas pessoas, mas de acordo com as pesquisas e os próprios resultados apresentados, a internet é o melhor meio de comunicação atualmente.

Esse fato fica claro quando as músicas passam a ganhar cliques e investimentos apenas quando viralizam em redes sociais com o Tik Tok e há um número cada vez mais de influenciadores digitais, existindo até mesmo uma fábrica de influencer na Coreia do Sul.

Portanto, estudar sobre a temática é essencial para todo empreendedor, funcionando como uma pedra de construção para um negócio de sucesso, e deve ser feito através de vídeos e textos sobre o assunto, como é o caso desse texto.

Tenha um site

Após os estudos o segundo passo é criar um site dedicado a sua empresa, dessa forma, as pessoas vão ter um fácil acesso às informações do empreendimento.

Os sites são a porta de entrada dos clientes digitais, portanto, é dever do empreendedor pensar em maneiras de deixá-lo fluido e visualmente atrativo, tornando a experiência do usuário online algo prazeroso.

Pensando por essa perspectiva, não basta apenas criar o site e disponibilizá-lo para o público, é necessário ter um bom design e sempre atualizá-lo.

Tenha um perfil nas redes sociais

As redes sociais estão a cada dia ganhando novos públicos, a maior parte da população está presente em pelo menos uma delas.

A empresa deve ir até onde seu público está, portanto, deve criar um perfil nas redes sociais com um link de direcionamentos para o site online, mesmo que seja uma corporação de realização de exame admissional de sangue.

Invista em estratégias de SEO

A sigla SEO é para o termo em inglês Search Engine Optimization, que ao ser traduzida para o portugues significa otimização dos mecanismos de busca, ou seja, são estratégias para otimizar o posicionamento de sites nos buscadores.

Todas as informações na internet são classificadas por diferentes fatores pelos buscadores, como o Google, Yahoo, Bing, dentre outros exemplos.

Com essa classificação realizada, ainda não é algo bem esclarecido, porém sabe-se que utilizar palavras-chave, conteúdos originais, dentre outros fatores auxilia a aumentar essa classificação.

Ter uma boa classificação nas primeiras páginas de resultados é essencial para a marca ganhar popularidade e não cair no esquecimento.

Utilize as ferramentas do Google

O Google disponibiliza uma série de ferramentas para o empreendedor se posicionar online, sendo a maior parte delas gratuita.

O Google Analytics é uma ferramenta voltada para análise de visitas em sites e outras estatísticas, que dão dados precisos para os empreendedores traçarem estratégias de melhorias.

O Google Ads é outra ferramenta voltada para empresas, sendo a maior plataforma de publicidade do Google.

O Ads possibilita que o empreendedor impulse conteúdos online através de pagamento, ou seja, aumenta o tráfego de visitas posicionando-os nos primeiros resultados do Google.

Além dessas ferramentas, existe o Google Forms para pesquisas, os sites de trends, dentre outros exemplos.

Produza conteúdos originais e inovadores

Uma das estratégias de SEO é a produção de conteúdos originais, que fazem com que o cliente venha até a empresa para obter essas informações.

Portanto, não basta apenas ter acesso às páginas online, é essencial investir na produção de textos, vídeos e imagens que sejam relacionados àquilo que está sendo comercializado.

Tenha boas palavras-chave

As palavras-chave são outra maneira de garantir um bom posicionamento nas primeiras páginas, pois são a partir delas que o usuário procura algo na internet.

Atualmente, existem aplicativos e sites que trazem estatísticas de palavras-chave, como é o caso do Google Trends, dando informações para o empreendedor tomar decisões certeiras visando o crescimento de sua empresa.

Tenha estratégias de fidelização

Por fim, as estratégias digitais também devem englobar assuntos relacionados à fidelização de clientes.

Para fidelizar um cliente, é necessário manter uma relação com ele, não podendo perder contato.

Portanto, é importante abrir a urna acrílica grande e criar vínculos digitais com o cliente, coletando suas informações de contato, e os oferecer benefícios para que haja uma segunda compra, como o frete grátis, descontos, dentre outros exemplos.

Considerações finais

Abrir uma empresa não é algo tão simples, afinal, é necessário providenciar uma série de documentos, assim como laudo de bombeiro para comércio, abertura de CNPJ, dentre outros exemplos, além de um ótimo planejamento financeiro.

Com todos esses assuntos para serem resolvidos, alguns empreendedores esquecem das estratégias de posicionamento digital, mas com as dicas detalhadas neste artigo, realizar esse tópico será algo bem mais prático.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.