Utilidades

Melhores cidades do Brasil para trabalhar

8 de September de 2022
Melhores cidades do Brasil para trabalhar<

Quando um profissional quer dar um passo além no seu trabalho, ele começa a se questionar se vale a pena morar em São Paulo ou em alguma outra capital para alavancar a carreira.

Essas decisões envolvem muitos fatores, como custo de vida, proximidade da família, oportunidades de trabalho em sua área e muito mais.

Por isso, preparamos um guia com as principais cidades do Brasil para se trabalhar e suas características principais.

Maringá (PR)

Maringá se destaca pelos ótimos índices sociais. Educação, segurança, sustentabilidade e saúde: todos com ótimas posições, segundo avaliação do ranking do DGM (Desafio dos Municípios).

E, além dos ótimos indicadores, muitas oportunidades profissionais estão surgindo em Maringá, que continua crescendo de forma sustentável e oferecendo novas vagas de trabalho.

Como destaque, vale citar os empreendimentos imobiliários. Por ser uma cidade planejada, Maringá possui uma grande área verde que pode auxiliar na qualidade de vida de qualquer habitante.

Curitiba (PR)

A capital paranaense é a maior da região Sul e, além de ótimos índices sociais, possui muitas oportunidades de trabalho para quem quer morar no sul do país.

A sustentabilidade é um foco da cidade, que busca soluções inovadoras para problemas ambientais. Além disso, ela possui uma extensa área verde, o que auxilia na qualidade de vida.

Diversas startups e empresas estão nascendo na região e conferindo grandes oportunidades de trabalho para profissionais.

São Paulo (SP)

São Paulo é, de fato, a engrenagem econômica do país. A capital paulista é responsável por uma grande parte do PIB nacional e se destaca pelas oportunidades de emprego.

Por exemplo, é nela que está o centro financeiro do país, na Faria Lima. Mas existem oportunidades em diversos setores, desde lojas físicas até a prestação de serviços.

A cidade possui a maior população do país e, apesar do trânsito, contém uma boa cobertura de transportes públicos.

Jundiaí (SP)

Aqueles que preferem o interior do estado de São Paulo podem optar por Jundiaí, que apresenta um dos melhores índices de desenvolvimento de todo o país. A saúde, segurança e educação são destaques na cidade.

A cidade tem um enorme parque industrial com mais de 500 empresas de diversos setores, o que pode chamar a atenção de profissionais de muitas áreas.

Campinas (SP)

Campinas é um grande polo tecnológico e científico no estado de São Paulo, representando 1% do PIB nacional. De fato: economicamente, ela é mais relevante do que muitas capitais do país.

Grande parte desse foco na economia vem da Unicamp, uma das principais universidades do país e referência quando o assunto é desenvolvimento tecnológico de ponta.

A universidade possui grandes parcerias com instituições estrangeiras, como o MIT. Por consequência, grandes oportunidades de trabalho surgem no local.

Piracicaba (SP)

Para citar mais uma cidade no interior de SP, é possível falar de Piracicaba, uma das primeiras cidades do país a se industrializar.

Ainda hoje, a cidade é referência mundial na produção de álcool e açúcar, mas ela não se limita a isso: indústrias de diferentes setores se instalaram na cidade, que possui grande polo industrial.

Além disso, Piracicaba permite uma boa qualidade de vida para seus habitantes, que podem unir oportunidades profissionais e conforto na cidade.

Belo Horizonte (MG)

A capital mineira oferece oportunidades de negócios com clientes de toda faixa de renda, além de possuir diversas startups e empresas inovadoras, que podem atrair a atenção de profissionais.

No quesito qualidade de vida, ela não deixa a desejar: é uma das capitais com os melhores índices do Brasil, com um estilo de vida que atrai pessoas de todo o país.

Os profissionais mais jovens e que possuem um estilo de vida mais agitado podem gostar de BH, que é considerada a “capital brasileira dos bares”.