Profissional do futuro: qual o melhor perfil para o mercado nos próximos anos?
Nas últimas duas décadas, o mercado entrou em um processo contínuo de transformação digital. São inovações tecnológicas que brotam todos os dias, sejam como ferramentas para auxiliar o dia a dia ou exclusivas dos ambientes organizacionais. Hoje, coisas como Inteligência Artificial, computação em nuvem e automação são parte fundamental do cotidiano das empresas, startups e, principalmente, da Indústria 4.0.
Essa influência tecnológica transformou conceitos, rotinas e comportamentos. O profissional que não acompanhar essas mudanças ao mesmo tempo que elas ocorrem, certamente se tornará obsoleto para o mercado de trabalho.
Se você quer se tornar um profissional do futuro, com jornadas híbridas entre escritório e home office, realizando viagens a trabalho e participando ativamente do crescimento das empresas, continue a leitura, pois vamos destacar o melhor perfil para o mercado nos próximos anos.
O que é um profissional do futuro?
Quando pensamos em um profissional do futuro, muitas vezes vem à cabeça um indivíduo rodeado de tecnologia, trabalhando com vários gadgets, smartphones de ponta e remotamente.
Sem dúvidas, o profissional do futuro utilizará todas essas soluções tecnológicas, no entanto, o termo se refere à um indivíduo com um conjunto de habilidades que o deixa apto a trabalhar com as diferentes tecnologias, utilizar o potencial máximo delas e se adaptar às constantes mudanças no mercado, que está cada dia mais dinâmico e precisa de profissionais proativos e extremamente adaptáveis.
Para isso, é indispensável que o profissional do futuro tenha, acima de quaisquer outras competências, habilidades humanas, como flexibilidade, criatividade, visão estratégica e competência colaborativa, por exemplo.
Isso porque a tecnologia tem um alto potencial disruptivo, uma característica que gera continuamente novos conceitos, ferramentas e soluções, criando novas modalidades de trabalho, funções e nichos de mercado.
Consequentemente, certos postos de trabalho se tornam defasados ou obsoletos. Mas, em contrapartida, uma infinidade de novas vagas são criadas, trazendo consigo a necessidade de novas competências, habilidades e expectativas.
Apesar de ser tudo novo, esse processo de transformação é comum e natural na humanidade. Alguns exemplos são as duas revoluções industriais e a chegada da internet, três acontecimentos impactantes e transformadores para a vida das pessoas e empresas.
Hoje, temos tecnologias transformadoras e a velocidade de desenvolvimento de novas ferramentas é altíssima. Em poucos meses, toda a operacionalidade das empresas pode se transformar totalmente para aderir às soluções de automação, à Inteligência Artificial, ao aprendizado de máquina e à computação em nuvem, que serve como um “terreno” para que todas as outras tecnologias funcionem em sintonia e harmoniosamente.
Dessa forma, o profissional do futuro pode ser caracterizado como um indivíduo que tem a capacidade de se adaptar às diferentes tecnologias e se adequar rapidamente às novas soluções que aparecem com o desenvolvimento tecnológico contínuo, promovido pela transformação digital.
Características do melhor perfil profissional para os próximos anos
Como você viu, o profissional do futuro é quase um camaleão, que consegue se adaptar aos diferentes ambientes e aos novos cenários. Para isso, é fundamental formar um perfil que tenha as seguintes características:
- flexibilidade, afinal, o mercado vive um período de constante transformação;
- competência colaborativa, já que atualmente todos os departamentos de uma empresa são interconectados e os colaboradores de diferentes setores trabalham em união por um objetivo em comum;
- habilidades sociais aprimoradas (soft skills), como boa comunicação, equilíbrio emocional e habilidades de liderança;
- sede por conhecimento, ponto fundamental para conseguir aderir às novas tecnologias e soluções oferecidas por elas;
- visão estratégica para identificar tudo aquilo que pode ser positivo ou negativo para suas rotinas, de outros colaboradores, diferentes setores e a empresa como um todo.
- criatividade; e
Além dessas características, também é fundamental para o profissional do futuro apostar na educação continuada para manter um desenvolvimento contínuo de suas competências, como cursos técnicos, especializações, pós-graduações e MBAs.