Utilidades

Tipos de escala de trabalho: conheça os 6 principais aprovados pela CLT

27 de May de 2022
Tipos de escala de trabalho: conheça os 6 principais aprovados pela CLT<

Como dissemos anteriormente, o horário de trabalho define o tempo que cada profissional deve trabalhar na empresa, que varia de acordo com as diferentes posições e funções.

 

Basicamente, existem 6 tipos de escalas de trabalho permitidas pela CLT, cada uma das quais segue suas próprias regras:

 

Escalas por dia: 5×1, 5×2 e 6×1;

Escalas por hora: 12×36, 18×38 e 24×48.

Para garantir uma carga de trabalho justa para os funcionários, é essencial que a equipe administrativa esteja ciente de como funciona cada uma das balanças. Veja abaixo:

 

  1. escala 5×1

A escala 5×1 permite que o funcionário tenha 1 dia de folga para cada 5 dias trabalhados.

 

Neste caso, não há um dia fixo de folga, e este varia de acordo com o acordo entre a empresa e o funcionário. De acordo com a CLT, a jornada de trabalho não deve exceder 8 horas por dia e 44 horas por semana. Portanto, na escala 5×1, o tempo máximo de trabalho deve ser de 7 horas e 20 minutos.

 

O uso da escala 5×1 é adequado para empresas que precisam trabalhar todos os dias e que a interação humana é obrigatória para o desempenho dos serviços. Geralmente, esta escala é utilizada em áreas como o telemarketing, por exemplo.

 

  1. Escala 5×2

Este é o tipo de escala mais comum no mercado de trabalho. O profissional trabalha 5 dias por semana e tem direito a dois dias de folga, que podem ser consecutivos ou não.

 

Neste horário, o funcionário deve trabalhar 8 horas e 48 minutos por dia. Se, eventualmente, for necessário trabalhar horas extras, o valor do salário deve ser aumentado de acordo com o período trabalhado em excesso ou, pago em dobro, quando o funcionário tiver que executar suas atividades em dias de folga.

 

De acordo com a CLT, um funcionário deve estar desempregado por 11 horas consecutivas. Em outras palavras, ele deve descansar durante este período entre um dia útil e o seguinte.

 

  1. Escala 6×1

No horário 6×1, o funcionário trabalha 6 dias e descansa um dia. Geralmente, neste tipo de dia de trabalho o funcionário descansa alternadamente (sábado, domingo ou segunda-feira), dependendo do tipo de empresa ou estabelecimento.

Quem trabalha em uma escala 6×1 trabalha quantas horas por dia?

Em geral, os funcionários deste horário trabalham seis horas por dia ou em alguns casos, 8 horas por dia, 5 vezes por semana e 4 horas aos sábados.

Atenção: A CLT diz que as empresas devem partir um domingo a cada 7 semanas. E as empresas que não cumprirem com esta regra podem ser sancionadas.

 

Você sabe quem a escala 6×1 combina? É mais comum em certos segmentos, como por exemplo:

  • Restaurantes, padarias e mercados;
  • Lojas de rua e centros comerciais;
  • Empresas de segurança e telefone;
  • Transporte público.
  1. Escala 2×2

É semelhante ao 12×36, mas os tribunais trabalhistas entendem que, para adotá-lo, é necessário que os empreiteiros tenham um acordo coletivo anterior. Afinal, o trabalhador trabalha por dois períodos de 12 horas e tem dois intervalos intrajornada subseqüentes.

  1. Escala 18×36

Este tipo de cronograma funciona da mesma forma que o anterior. A cada 18 horas de trabalho, o funcionário deve descansar durante as 36 horas seguintes.

É utilizado mais em atividades que exigem longas horas de desempenho ininterrupto. Como é muito cansativa, a escala 18×36 só é válida em casos excepcionais.

 

A fim de garantir a dupla remuneração durante as férias trabalhadas, estas questões devem ser ajustadas por acordo coletivo.

  1. 12×36

Neste tipo de horário, o dia de trabalho é contado em horas ao invés de dias. Para cada 12 horas consecutivas de trabalho, o funcionário descansa 36 horas.

 

É mais utilizado em atividades que não podem ser interrompidas, tais como fábricas, indústrias, segurança, área de saúde, entre outras.

 

As empresas devem ser cuidadosas com a escala 12×36. Embora esta viagem permita uma maior flexibilidade da estrutura dos funcionários, ela pode ser mais estressante.

 

  1. 24×48 horas de trabalho

Apenas algumas atividades específicas operam em uma base 24×48, já que estas viagens exigem uma grande preparação física e mental.

 

Afinal de contas, nem todos podem passar 24 horas seguidas trabalhando, com apenas algumas pausas para descanso.

Assim, as principais atividades que normalmente funcionam neste tipo de escala são.

  • Bombeiros;
  • Profissionais da saúde
  • Guardas de segurança
  • Policiais;
  • Pedagistas, entre outros.

Atenção: o funcionário que trabalha nesta escala trabalhará 48 horas por semana. Portanto, a diferença de 4 horas extras deve ser calculada como horas extras.

 

Agora que você conhece cada tipo de horário de trabalho, confira algumas dicas valiosas para organizar o horário de trabalho de seus funcionários. Continue lendo.

 

Como organizar as escalas de trabalho em minha empresa?

Você sabe quais são os principais erros que as empresas cometem quando se trata de estabelecer horários de trabalho? Veja abaixo:

 

  • Anotação manual de dados, o que aumenta as chances de erro devido à fadiga, falta de concentração e atenção;
  • Esquecendo de prestar contas de dias de folga e pausas;
  • Não levando em conta os limites de cada dia de trabalho;
  • Falha no planejamento de horários com antecedência.
  • Ao evitar as ações descritas acima, você dará um bom exemplo de gestão.

 

Dica: É necessário que o RH, juntamente com os gerentes, saiba como organizar o horário de trabalho dos funcionários de forma eficaz.

Portanto, separamos 3 dicas fundamentais para ajudá-lo neste processo. Confira-os:

 

Rastreamento do tempo.

A fim de saber se as tarefas dos funcionários estão sendo cumpridas de acordo com suas funções e carga de trabalho, é aconselhável registrar o dia de trabalho individual de cada funcionário. Isto requer a ajuda de um bom sistema.

No momento, o ponto de tempo eletrônico é o meio mais seguro e confiável de registro de tempo. Ele é lido por um cartão magnético ou biométrico, e os dados são armazenados na memória do computador. Ela também emite um recibo impresso, que serve como garantia para o próprio trabalhador.

Tenha cuidado, pois o tempo e o atendimento são obrigatórios para os estabelecimentos com mais de 20 funcionários.

 

Folha de cálculo

As planilhas também são um bom aliado na gestão do tempo. Usando fórmulas prontas, os dados dos funcionários podem ser inseridos para que o documento possa contar e registrar os dias úteis e os dias de folga.

 

As empresas que não têm muitos funcionários optam frequentemente por este tipo de registro de tempo. Mas antes de utilizá-lo, é necessário analisar o número de funcionários. O RH terá tempo suficiente para verificar e fechar todas as folhas de pagamento a tempo?

Software de gestão

Se seu objetivo é facilitar a gestão dos horários de trabalho, é melhor procurar um sistema seguro e integrado para gerenciar o departamento de forma rápida, inteligente e econômica.

 

Existe um software no mercado que permite funções como aprovação remota de dispositivos de gravação, banco de horas, fechamento de folha de pagamento, gravação de pontos offline, entre outras.

 

Mesmo que os funcionários de RH da empresa estejam familiarizados com estes tópicos, é importante manter-se atualizados com as principais tendências do mercado, sem esquecer as mudanças na legislação.

 

Não concorda, isso é o que vamos ver no próximo tópico!

 

O que muda com a reforma trabalhista de 2017?

A reforma trabalhista de 2017 trouxe consigo um conjunto de novas regras criadas pelo governo federal a fim de atualizar e reformular a CLT.

 

Antes da reforma trabalhista, não havia nada que regulasse a taxa de equilíbrio 12×36. Com a aprovação da lei no. 13.467/2017, o tempo de trabalho foi estendido a todas as categorias, além de permitir a adesão através de acordos individuais por escrito.

 

Outra mudança diz respeito ao período de descanso. Anteriormente, um funcionário que trabalhava mais de 6 horas por dia tinha direito a um mínimo de 60 minutos e um máximo de 120 minutos de intervalo para almoço. Agora esta pausa pode ser negociada, desde que seja de pelo menos 30 minutos.

 

De acordo com o artigo 48(1), a lei estabelece que.

 

“as variações de tempo no registro de tempo não serão deduzidas ou contadas como horas extras que não excedam cinco minutos, observando o limite máximo de dez minutos por dia”.

 

Leia também: Demissão por acordo: informe-se sobre as mudanças provocadas pela reforma trabalhista.

 

Vimos que existem 6 tipos de horários de trabalho autorizados por lei, divididos em dias e horas. Cada uma delas é destinada a certos tipos de atividades, e cabe aos gerentes da empresa analisar qual é a mais adequada para seus funcionários.

 

Agora que você sabe como criar um horário de trabalho, procure sistemas e equipamentos que otimizem a gestão do tempo.

 

Hoje, as empresas que não se modernizam estão perdendo terreno para a concorrência e incorrendo em custos desnecessários. Portanto, não deixe de atualizar os processos de sua empresa.

Gostou do artigo? Espero que tenha te ajudado a saber como gerir as escalas de trabalho da sua empresa e assim ter melhor desempenho de seus colaboradores.