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5 passos para acelerar a expansão de sua franquia

17 de November de 2022
5 passos para acelerar a expansão de sua franquia<

As redes de franquias surgiram para facilitar o caminho de negócios que desejam crescer. É essa ambição de crescimento que permitiu a empreendedores encontrarem no franchising uma forma de que as suas marcas chegassem a territórios que jamais alcançariam de forma convencional.

 

Ou seja, não é segredo para ninguém que o objetivo final de toda rede de franquias é expandir. Afinal, o franchising surge exatamente como um formato de gestão que visa a expansão de uma empresa, formatado para a concessão do direito de uso da marca a franqueados. Todavia, expandir uma franquia não é uma tarefa fácil. 

 

Para que você entenda mais sobre este processo de acelerar o crescimento de uma rede de franquias, preparamos este guia sobre o assunto. Assim, poderá analisar como funciona o processo de expansão por meio do franchising e também como impulsionar a expansão da sua franquia com excelência.

 

Neste artigo você lerá sobre:

  • O que é a expansão de franquias?
  • Quais são as vantagens de expandir um negócio no franchising?
  • 5 passos para acelerar a expansão de sua franquia

O que é a expansão de franquias?

Para entender o que é a expansão de franquias, é importante relembrar o que, de fato, é o modelo de franquias. De forma simples, o franchising é um modelo de negócio baseado na concessão do direito de uso fornecida pelo proprietário de uma marca (o franqueador) a um investidor (o franqueado). 

 

Dessa forma, a parceria proporciona a replicação da marca e seus produtos em diferentes locais, estabelecendo um formato reconhecido e bem-sucedido de exploração de mercado. Como grandes exemplos, podemos citar redes de franquias que você com certeza já se deparou em alguma cidade ou shopping center, como o McDonald’s ou o Subway.

 

Assim, no processo chamado de expansão de franquias, o empreendedor que possui um negócio, realiza uma análise de franqueabilidade e avalia se é uma ideia franqueável. Assim, ele dá procedimento através de seleção de franqueados, divulgação da sua franquia, entre outros processos que abordaremos logo mais.

 

Com isso, expandir um negócio no franchising pode ser um caminho facilitado para o crescimento da sua marca. Isto é, mesmo com as grandes responsabilidades extras que possam acompanhar o modelo, como o suporte ao franqueado e a busca incessável pela padronização, é possível afirmar que o franchising é o melhor caminho para quem está buscando expandir um negócio. 

 

Se você quer conhecer mais sobre o que é o franchising e como ele se tornou um mercado prestes a atingir o faturamento anual de R$ 200 bilhões, confira nosso guia completo sobre o sistema antes de pensar em acelerar a expansão de sua franquia. Não perca!

Quais são as vantagens de expandir um negócio no franchising?

Muitos empreendedores que veem oportunidades de crescimento para seus negócios já devem ter questionado qual o melhor formato de expansão e, então, se perguntado: por que expandir por meio de franquias? 

 

Isso nos leva a expor aqui as principais vantagens de optar pelo sistema de franquias ao expandir um negócio. Pois, com um mercado tão expressivo, não se pode negar que seja rentável e benéfico para os seus envolvidos. 

 

Sendo assim, podemos destacar algumas das principais vantagens de se optar pelo franchising como modelo de expansão do seu negócio:

Menor custo 

Devido a franqueadora ceder o direito de gestão de uma franquia a um investidor, os custos do dono da marca diminuem. Isso acontece pois quem arca com as despesas de implantação, aluguel do PDV e etc. é o franqueado. Portanto, os gastos com expansão são dispersos e o empreendedor acaba ganhando vantagem nisto. 

Diminuição de riscos

Apostar em uma gestão descentralizada faz com que se diminuam os riscos. Ainda, é o franqueado que assume todas as responsabilidades pelo investimento em sua própria unidade, pagando por todos os materiais, equipamentos e recursos humanos. 

 

Além disso, ele é o responsável por qualquer capital de giro necessário para estabelecer o negócio e responsabilidade pelo que acontece dentro da própria unidade. Com isso, o franqueador, está em grande parte fora de qualquer responsabilidade. 

Expansão acelerada

Expandir um negócio por conta própria é demorado. Cuidar de todos os processos necessários na implantação de uma nova unidade própria demanda planejamento e uma gestão de perto do andamento. 

 

Já por meio dos franqueados, você terceiriza os processos de implantação, apenas colocando uma equipe de implantação e suporte. Isso impede que concorrentes tomem o espaço no mercado que sua marca ocuparia. 

5 passos para acelerar a expansão de sua franquia

1. Garanta a formatação da rede

Um crescimento acelerado da franquia exige um bom processo de formatação. Isto é, o sistema de franquias possui uma série de regras específicas — regidas pela Lei de Franquias — e o conhecimento e consequente seguimento delas é fundamental para o sucesso do seu negócio.

 

Dessa forma, estamos falando de um modelo de negócio que possui uma legislação completa e sua leitura é fundamental para que todo o aspirante a franqueador conheça as normas — e uma das principais funções da legislação é definir os requisitos da Circular de Oferta de Franquia.

 

A COF é o instrumento utilizado para apresentar as informações econômicas, jurídicas e operacionais da empresa aos novos franqueados. Então, se durante a leitura você tiver dificuldades para entender os jargões técnicos da lei, procure a ajuda de um advogado especialista na matéria.

 

Nesse quesito, garantir a excelência em questões essenciais como transmissão de know-how, padronização dos produtos e suporte ao franqueado são os primeiros passos para sua franquia chamar atenção em um mercado competitivo. 

2. Crie um plano de expansão

Ao elaborar um plano de expansão, você garante que maior eficiência ao expandir sua rede, tendo menos desperdício de recursos e garantindo sucesso na abertura de novas unidades. Além disso, com uma direção estratégica, a expansão da franquia obtém maiores vantagens, encontrando novas oportunidades a explorar.

 

A primeira etapa é a elaboração de um planejamento financeiro. Apesar de o modelo de expansão por meio de franquias demandar menos investimentos para expandir, já que é por meio do investimento dos franqueados, há algumas adaptações que demandam gastos. Por isso, para expandir por meio de franquias, é preciso planejar os recursos que serão gastos no processo. 

 

Como vimos anteriormente, também é importante estruturar um plano de treinamento. Afinal, para garantir o sucesso das novas unidades é essencial manter o padrão de qualidade e o know-how da marca. Sendo assim, elabore um programa eficiente, que dê ao franqueado toda base gerencial que ele necessita. Além disso, ter experiências reais é muito importante para que o treinamento seja efetivo. 

 

Por fim, é essencial estar pronto para manter a comunicação com as novas unidades. Acompanhar o andamento da operação e trocar informações com os novos franqueados de forma que forneça um bom suporte é uma das melhores formas de garantir uma operação saudável. 

 

Na hora de escolher os canais, é preciso pensar em integração. Descentralizar a comunicação em diferentes canais é perder informações e enfraquecer o poder da comunicação. Portanto, busque por sistemas que integrem toda a comunicação em uma única plataforma e garanta uma comunicação assertiva no processo de expansão. 

 

Para mais informações sobre como criá-lo em sua franquia, confira o guia completo de como realizar um plano de expansão de franquias.

3. Crie seu franqueado ideal

A melhor maneira de acelerar sua expansão é conhecer seus potenciais franqueados. Dessa forma, quando se tem em mente o público que sua rede deseja atingir, a capacidade de tomada de decisão mais assertiva, atingindo os alvos ideias para sua rede. 

 

Com isso, a definição de uma persona é essencial para direcionar esforços que realmente tragam resultados. Ou seja, para começar a buscar e filtrar os candidatos ideais para o crescimento saudável da sua rede, é necessário definir o perfil ideal de franqueado que você deseja. Antes de divulgar sua marca, seja onde for, para maximizar o alcance da sua rede, é preciso definir quem você quer como franqueado. 

 

Assim, crie essa persona, trace suas preferências, os seus canais mais usados. O perfil de um franqueado do segmento de alimentação pode não ser o mesmo de alguém que vai estar a frente de uma rede de moda. Estabelecer essa persona é uma ótima forma de otimizar planos de marketing e evitar desperdício de recursos. Afinal, você estará anunciando sua marca para quem realmente pode ter interesse em virar seu franqueado.

4. Gerente de expansão

Estar a frente de uma rede de franquias significa ser responsável por dezenas de tarefas e responsabilidades para o franqueador. Por isso, pode ser interessante ter uma parceria nesse processo de vender mais unidades: um gerente de expansão, especializado em fazer sua rede crescer.

 

Ele vai auxiliar na expansão da rede por meio de pesquisa, estudo de mercado e muita preparação. Em suma, o profissional identifica oportunidades de vendas no mercado, acompanhando a negociação desde o início até a inauguração de uma nova unidade. 

5. Otimize seu storytelling

Na busca por alternativas para vender mais unidades da sua franquia, criar uma conexão com seu público-alvo deve ser uma prioridade. Afinal, é tornando a marca mais próxima da pessoa e também mostrando valores que a rede potencializa os seus processos de venda. 

 

Se você conseguir encantar seu lead, mostrando as vantagens de investir na marca e despertando sentimentos de desejo, felicidade e identificação, consequentemente acaba acelerando essa expansão. 

 

Mas cuidado: um bom storytelling requer entendimento do seu mercado e estudos de comportamento do seu consumidor para atingir o potencial máximo. Tocar o coração das pessoas não é uma tarefa fácil, por isso essas “histórias”, estratégias de persuasão e conexão devem mostrar que a presença da marca pode mudar a vida do público-alvo.

Bônus: Portal de Franquias

Acelerar a expansão da sua franquia é, acima de tudo, acertar na divulgação da sua marca. Assim, investir na divulgação através de portais de franquias é garantir que a sua marca irá atingir um público qualificado, que normalmente está em busca de oportunidades de negócio. 

Dessa forma, ao anunciar sua marca em um portal de franquias, você disponibiliza informações de investimento, dados sobre a rede e tudo o que é relevante para o público que busca por oportunidades. 

Este artigo foi escrito pela Central do Franqueado. A Central do Franqueado é um software de gestão para franquias que otimiza a padronização da rede, promove o engajamento de franqueados e acelera a expansão da marca.