Business

O que é Ambiente Virtual de Aprendizagem? Saiba para que serve, vantagens e características indispensáveis em todo AVA

7 de January de 2022
O que é Ambiente Virtual de Aprendizagem? Saiba para que serve, vantagens e características indispensáveis em todo AVA<

Com os avanços tecnológicos observados nas últimas décadas e o maior acesso à Internet e operadoras (como a Claro, por exemplo), a área de educação precisou passar por reformulações de modo a acompanhar essa essa evolução e se adaptar ao surgimento de novas ferramentas, recursos e metodologias de aprendizagem e ensino.

É nesse contexto que surgem sistemas que buscam oferecer para os alunos um espaço virtual para fomentar o ensino à distância.

Nesses ambientes digitais, é possível criar comunidades de ensino e facilitar a comunicação entre professores e alunos que estão geograficamente distantes.

Para entender melhor o que é Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), continue a leitura deste conteúdo e saiba para que ele serve e quais as vantagens que o AVA pode oferecer.

Além disso, vamos mostrar também nas linhas a seguir 4 características que não podem faltar em um bom Ambiente Virtual de Aprendizagem:

  1. Interface responsiva;
  2. Ferramentas para comunicação;
  3. Perfil de usuário customizável;
  4. Estrutura para realizar provas.

O que é Ambiente Virtual de Aprendizado?

O que é Ambiente Virtual de Aprendizagem pode ser definido como um sistema que oferece para os usuários um espaço online para hospedar conteúdos de diferentes formatos e viabilizar interações entre professores e alunos.

O AVA é uma importante aliada do ensino à distância e híbrido. Nesse ambiente virtual é possível publicar exercícios, realizar videoconferência com os alunos, acessar a bibliografia das disciplinas, fazer relatórios de desempenho individual e coletivo e realizar provas online.

Além disso, boas plataformas virtuais de ensino podem ser usadas por empresas para o treinamento e desenvolvimento de seus colaboradores, nas chamadas universidades corporativas. Nesse ambiente, são oferecidos cursos e treinamentos para capacitar o pessoal da empresa.

Quais as vantagens que um Ambiente Virtual de Aprendizagem pode oferecer?

O Ambiente Virtual de Aprendizado é uma ferramenta que busca enriquecer a experiência de alunos e professores no processo de aprendizagem e ensino, tornando-o mais dinâmico, atual e acessível.

Para que você possa ter uma maior compreensão sobre o que é Ambiente Virtual de Aprendizagem, é importante pontuarmos quais são as principais vantagens que um AVA tem a oferecer:

1 – Maior autonomia para os alunos

Os alunos assumem o protagonismo do próprio aprendizado e têm maior liberdade para fazer os exercícios e consumir conteúdos complementares de cada disciplina.

Isso tende a fazer com que eles se sintam mais engajados e menos “refém” de uma metodologia de ensino engessada.

2 – Melhoria na absorção dos conteúdos

No AVA, há a possibilidade de deixar as aulas gravadas e “subir” diferentes materiais que podem ser acessados quantas vezes o aluno desejar e no momento que ele achar melhor.

Isso contribui para que os conteúdos das aulas fixem melhor na cabeça deles.

3 – Acesso a informações sobre o desempenho dos alunos

O Ambiente Virtual de Aprendizado permite acompanhar a evolução do aprendizado dos alunos com base em dados e relatórios. Dessa forma, consegue-se identificar os pontos que podem ser melhorados para potencializar o desempenho individual e coletivo.

4 – Estratégias de ensino personalizadas

O sistema que hospeda o AVA dá acesso a dados valiosos sobre o desempenho dos alunos e permite que os professores possam adotar estratégias de ensino personalizadas, considerando as especificidades de cada aluno.

5 – Ambiente seguro

Somente pessoas autorizadas, com login e senha, podem acessar o AVA. Isso garante maior segurança para o ambiente virtual, evitando que informações sobre os alunos parem nas mãos de pessoas mal intencionadas.

4 características que um bom Ambiente Virtual de Aprendizagem precisa ter

Se você está em busca de um sistema que oferece um Ambiente Virtual de Aprendizagem para a sua instituição de ensino, fique atento a algumas características indispensáveis que o AVA precisa escolhido precisa ter:

1 – Interface responsiva

Para os alunos que preferem acessar a plataforma pelo celular, a interface deve ser responsiva para esses dispositivos. É muito importante que os alunos possam abrir e visualizar com clareza os arquivos de diferentes formatos, seja pelo computador, celular ou tablet.

2 – Ferramentas para comunicação

O AVA precisa dispor de diferentes ferramentas que facilitem a comunicação e fomente diferentes interações entre os alunos e os professores. Chats, fóruns de debate, feed para postar avisos, videochamadas são alguns exemplos de recursos que não podem faltar.

3 – Perfil de usuário customizável

Para que alunos e professores tenham uma experiência positiva ao utilizarem o AVA, é importante que haja a possibilidade de customizar o perfil do usuário, montar o próprio calendário e acessar seu desempenho.

4 – Estrutura para realizar provas

Um Ambiente Virtual de Aprendizagem deve ser capaz de oferecer uma estrutura que permita a realização de provas para avaliar o desempenho dos alunos nas disciplinas, com questões que são corrigidas automaticamente, espaço para dissertações e upload de arquivos de diferentes formatos.

Neste vídeo você confere em mais detalhes algumas vantagens do ambiente virtual de aprendizagem da EAD Plataforma:

https://www.youtube.com/watch?v=OLWiJDY6m3U

E então, conseguiu entender o que é ambiente virtual de aprendizagem?

Invista em uma plataforma desse tipo e enriqueça o processo de ensino e aprendizado na sua instituição.

Este artigo foi escrito pela equipe da EAD Plataforma, uma plataforma online de ensino a distância que te permite criar e vender cursos na internet. Simples, intuitiva e com preço acessível, a EAD Plataforma atua no mercado desde 2014 e já conta com mais de 1200 clientes.