Economia

Como é o funcionamento de uma casa de câmbio

24 de March de 2023
Como é o funcionamento de uma casa de câmbio<

A casa de câmbio é um estabelecimento financeiro onde as pessoas podem comprar dinheiro em outras moedas, como dólar, euro e libra. Também é na casa de câmbio que os usuários enviam dinheiro para o exterior, entre outras possibilidades.

Para viajar ao exterior, como no caso dos países europeus, é necessário comprar euro, visto que o real não é a moeda utilizada nesses países. O viajante vai procurar uma casa de câmbio para fazer essa troca, mesmo que tenha cartão de crédito.

Algumas pessoas acham que basta levar o cartão de crédito Internacional em suas viagens que não vão precisar se preocupar, mas não é bem assim. Ter uma quantia em espécie é fundamental para viajar com tranquilidade.

Em algumas situações, pode não ser possível utilizar o cartão e é o dinheiro em espécie que vai salvar a pele de quem está em outro país, longe de casa e em uma situação complicada.

Também é um estabelecimento importante para quem precisa mandar dinheiro para o exterior com segurança. Por essa razão, este artigo vai explicar o que é casa de câmbio, como funciona e se vale a pena utilizá-la.

Definição de casa de câmbio

Os turistas precisam ter dinheiro quando estão viajando em países no exterior, pois só assim conseguem cobrir seus gastos. Antes de viajar, ou até mesmo durante a viagem, a pessoa procura uma casa de câmbio ou corretora de câmbio.

Essa empresa que vai trocar moeda estrangeira para pessoas físicas e jurídicas. Assim sendo, uma casa de câmbio é uma instituição financeira que se dedica exclusivamente às operações de dinheiro de países diferentes.

Aqui no Brasil, uma pessoa paga por um curso portaria e controlador de acesso em reais, mas o mesmo curso na Europa, precisa ser pago em euro.

A fim de assegurar a estabilidade do poder de compra de moeda brasileira e realizar a promoção de um sistema financeiro eficiente, o Banco Central regulamentou as corretoras de câmbio no país. Por meio delas, é possível realizar diversas ações, como:

  • Comprar e vender dólar;
  • Comprar cartão pré-pago internacional;
  • Fazer transferências internacionais;
  • Realizar a troca de cheques internacionais.

No que diz respeito aos investimentos, a casa de câmbio é uma boa opção para comprar moeda estrangeira em espécie, como o dólar e o euro, que estão sempre se valorizando.

Além do mais, por ser a moeda mais utilizada no mundo, o dólar também é uma excelente opção para fazer hedge cambial.

Funcionamento da casa de câmbio

Depois de compreender o que é uma casa de câmbio, já dá para ter uma ideia de seu funcionamento, afinal, ela intermedia clientes e bancos para compras e vendas de moeda estrangeira.

Até mesmo um fabricante de módulo injeção programável pode usar os serviços da corretora de câmbio por ser uma empresa autorizada pelo Banco Central a operar neste estabelecimento, trocando dinheiro.

Essas empresas funcionam tanto em lojas físicas quanto online e seu funcionamento é muito simples. Primeiro, o cliente escolhe o canal de atendimento que prefere, como loja online ou aplicativo.

Ao optar por eles, a compra de moeda estrangeira ou envio de dinheiro ao exterior acontece sem sair de casa e de maneira segura. Depois, basta retirar o pedido em uma loja física ou solicitar a entrega em um endereço de escolha.

O cliente também pode ir até uma mesa de operações para esclarecer suas dúvidas e obter informações sobre produtos recomendados. Muitas casas de câmbio oferecem atendimento prestado por especialistas por e-mail, WhatsApp, telefone e chat.

Por fim, esses estabelecimentos também funcionam em lojas físicas nas principais ruas e avenidas das cidades, shopping center e até dentro dos aeroportos.

Para não haver erros na hora de escolher a casa de câmbio, é interessante acessar o site do Banco Central do Brasil para ver como está a cotação da moeda e quais são as organizações credenciadas pela instituição.

Supondo que uma empresa especialista em caixa pequena de papelão queira fazer a compra de moeda estrangeira, também deve telefonar para a casa de câmbio para fazer cotação e negociar taxas.

Isso é interessante porque dependendo da quantia que será trocada, é possível conseguir um desconto. Lembrando que a troca de valores vai depender da cotação da moeda no dia e o valor também vai depender do tipo de câmbio.

Por exemplo, o valor é diferente para quem está comprando moeda a turismo ou a negócios. Isso porque a moeda comercial é mais barata do que a moeda de turismo, assim sendo, é muito importante fazer a cotação.

Casa de câmbio: vale a pena usar uma?

Trabalhar com uma casa de câmbio vale a pena porque é uma maneira tradicional e segura de trocar moedas, além de ser uma opção mais barata do que nos bancos.

Só que é mais recomendável fazer o câmbio do dinheiro todo para usar na viagem em relação à alimentação, transportes e compras, e usar as plataformas online para enviar quantias maiores para o exterior.

Tanto para uma pessoa quanto para um fabricante de calandra de perfil, elas são mais baratas do que a casa de câmbio, além de não ser necessário se locomover muito com o dinheiro.

Um dos principais benefícios de contratar uma corretora de câmbio é que o cliente não precisa se esforçar muito para encontrar esses estabelecimentos, visto que basta procurar uma agência e passar as informações necessárias.

Ela se encarrega de fazer todo o processo e a única coisa que o cliente precisa fazer é assinar uma documentação e fazer o pagamento.

Pessoas que não estão acostumadas a fazer transações internacionais ou nunca fizeram antes podem se sentir um pouco inseguras. Isso é comum, tendo em vista que ninguém quer perder valores em dinheiro ou tomar prejuízo.

Mas uma clínica de exame 4dx cachorro pode usar a casa de câmbio tranquilamente para enviar dinheiro ao exterior, assim uma pessoa pode contratar esse estabelecimento para qualquer transação, sem riscos de ter prejuízo.

Se houver alguma dúvida, é interessante consultar o site do Banco Central para se certificar de que o estabelecimento é autorizado pela instituição.

As casas de câmbio também oferecem outros serviços aos clientes, como no caso de empréstimos internacionais, transferências com pagamento em cartão de crédito internacional, entre outros.

Supondo que o cliente queira fazer uma transferência, mas não possui o valor, a corretora pode enviar o dinheiro e faz a cobrança do pagamento com juros no cartão de crédito.

Limites e taxas da casa de câmbio

A taxa de câmbio trabalha apenas com o mercado de câmbio, por isso, se um fabricante de estante de gesso quiser fazer outro tipo de transação, precisa procurar o banco.

Também é interessante saber que existe um limite para as operações financeiras de envio ou recebimento de dinheiro do exterior, mais precisamente, o montante de 300 mil dólares, mais do que isso, não é possível realizar.

Essa regra também se aplica para operações de importação e exportação, e não são todos os bancos que estão habilitados a fazer financiamentos de importações e exportações em moeda estrangeira.

Também não fazem adiantamento sobre contratos de câmbio e operações relacionadas ao mercado futuro de dólar e bolsa de valores.

O preço do dólar e de outras moedas estrangeiras praticado em uma casa de câmbio pode variar, inclusive, porque existem diferenças entre as moedas comerciais e as moedas de turismo.

Tanto uma pessoa quanto uma clínica de estética especializada em micropigmentação labial em morenas precisam fazer a cotação antes de comprar.

De qualquer forma, é possível comprar dinheiro em outras moedas com apenas alguns cliques, utilizando sites e aplicativos de casas de câmbio, que permitem a cotação da moeda e ainda simulam operações.

Se o cliente fechar negócio, recebe a quantia em casa ou pode retirar em uma loja física. Mas independentemente do modo como essas transações são realizadas, primeiro é necessário verificar se o estabelecimento é registrado no Banco Central.

O cliente precisa ter essa segurança e assim como exige qualidade ao comprar outros produtos e serviços, como cnh especial para carros automáticos, deve exigir a mesma coisa de uma casa de câmbio.

Considerações finais

Quem vai viajar ou pretende fazer negócios no exterior precisa chegar ao país de destino utilizando a moeda local. Para adiantar todo o processo, vale a pena procurar uma casa de câmbio e receber atendimento tradicional para essas transações.

São estabelecimentos que entendem muito sobre câmbio e tudo o que estiver relacionado a ele, o que traz mais garantias e segurança para o cliente.

Comprar moeda estrangeira traz mais tranquilidade, principalmente para viagens a turismo, e permite que o viajante possa aproveitar cada momento de sua viagem, sem correr o risco de ficar sem dinheiro.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.