Finanças Pessoais

A corretora Rico investimentos é confiável?

13 de November de 2019
A corretora Rico investimentos é confiável?<

Cansou de esperar pelos rendimentos da caderneta de poupança e decidiu que é hora de ser mais audacioso? Você pesquisou, pesquisou e ainda está na dúvida se a Rico Investimentos é confiável? Confira neste artigo tudo sobre essa corretora.

A Rico é uma empresa digital de investimentos que existe desde 2011, e hoje é segunda maior corretora independente do Brasil. Ela tem atraído a atenção de vários tipos de investidores, inclusive aqueles que nunca investiram e que querem aplicar seu dinheiro pela primeira vez.

Ela é uma corretora de investimentos responsável por vários tipos de investimentos, como:

– Tesouro Direto
– Renda fixa
– CDB
– LC
– LCA
– LCI
– Debêntures
– Fundos de investimentos
– Fundos imobiliários
– e outros.

Hoje em dia conseguimos encontrar vários vídeos e artigos ensinando a investir nosso dinheiro em todos esses tipos. Muitos dizem ainda para variarmos a carteira de investimento. 

Porém, quando falamos em dinheiro sempre surge aquele medo e o receio de perdê-lo ao investir em algo diferente do habitual. Por isso, o questionamento se a Rico Investimentos é confiável e se deve investir seu dinheiro lá. Por isso vamos te explicar tudo. Continue lendo este artigo. 

Rico investimentos é confiável: 6 motivos 

1) Os números

Já ouviu aquela a frase: os números não mentem? Pois então, a Rico investimentos é confiável hoje para mais de 200 mil clientes, ela é responsável hoje cerca de R$13 bilhões em investimentos.

São números bastante relevantes para levar em conta na hora de escolher uma corretora para investir. 

2) História

A Rico foi fundada em 2011 por profissionais experientes no mercado financeiro, com mais de 20 anos atuando no setor. 

Em 2016, a corretora foi comprada pelo Grupo XP, isso deu ainda mais força para ambas as corretoras (Rico e XP) que somando possuem mais de 700 mil usuários. 

Além disso, seguindo a mesma tendência de aquisições, o Itaú anunciou em maio de 2017 a compra de 49,9% da XP. Esses são outros fatos que ajudam a embasar sua opinião se a Rico investimentos é confiável. 

3) Certificação

Outra forma de saber se uma corretora é segura, é analisando os selos e certificados dela. Isso ajuda bastante a definir se ela é ou não confiável. Uma corretora regulada que tem o selo CETIP, por exemplo, pode ser considerada segura.

A corretora Rico é confiável pois ela é regulamentada pela CVM (Comissão de Valores Mobiliários), é registrada com o selo CETIP e também adere ao código ANBIMA. Calma, nós vamos explicar o que elas significam. 

A Comissão de Valores Mobiliários é uma autarquia do governo que regulamenta todas as corretoras, ponto positivo para a credibilidade. 

Já o selo CETIP certifica que todas as aplicações e investimentos feitos pela corretora ficam no nome de quem fez. Dessa forma, se a Rico deixar de existir e você tiver investimentos, você ainda pode operar sobre outra corretora com os mesmos investimentos. 

Saber que a corretora Rico é certificada pelo CETIP e regulamentada pela CVM, são ótimo indícios de que a corretora Rico é confiável.

4) Teste

A PROTESTE (Associação Brasileira de Defesa do Consumidor) é uma entidade civil sem fins lucrativos, apartidária, independente de governos e empresas, que atua na defesa e no fortalecimento dos direitos dos consumidores brasileiros. 

Ela é responsável por desenvolver diversas pesquisas e testes para assegurar que um produto é confiável. 

De acordo com uma pesquisa realizada por essa entidade para avaliar as corretoras de investimento brasileiras. a corretora Rico investimentos é confiável, conforme os parâmetros utilizados. 

Essa pesquisa avaliou o home brocker, a ferramenta oferecida pelas corretoras aos usuários para que eles possam comprar e vender na internet sem contato com alguém da corretora. 

A Rico ficou em terceiro lugar no ranking geral da pesquisa e foi tida como a “escolha certa” pela Proteste, com base em seu desempenho em segurança, experiência do cliente e custos, que é um dos mais baixos. 

5) Reputação

O índice de reputação da Rico no Reclame Aqui é bom, isso significa que ela busca responder todas as reclamações. Sugerimos que você cheque as reclamações mais recorrentes para avaliar se o investimento irá continuar compensando no futuro.

6) Entenda o processo

O principal medo de qualquer pessoa que opera por corretoras é que a instituição vá a falência. Porém, o que muitos não sabem é que os riscos são diferentes.

Quando você faz aplicações por meio da Rico, por exemplo, o seu dinheiro não está entrando para a Rico, mas sim para outras instituições. Com isso, o seu medo deve estar naquela instituição na qual você investiu seu dinheiro.

O único risco que você corre, caso a Rico venha à falência, por exemplo, é se você deixar seu dinheiro “parado” na sua conta da Rico. Por isso,  é aconselhável a fazer as transferências somente quando tiver certeza de onde investirá.

No vídeo abaixo Thiago Nigro explica como funciona o processo de investimento por intermédio de corretoras e mostra como é seguro:

Se você gosta desse assunto investimento, confira várias outras dicas e fique por dentro de tudo que há de novidade na Fintech. Assim também nossa newsletter.