Investimento

Reduzir os gastos na sua empresa: as chaves para tornar isso possível

24 de May de 2022
Reduzir os gastos na sua empresa: as chaves para tornar isso possível<

Um dos objetivos mais procurados pelos gestores é a redução de gastos na empresa. Para implementar uma estratégia voltada para a redução de custos, é fundamental estar atento a todos os itens que levam aos gastos empresariais. A chave para economizar está na redução de qualquer tipo de despesa, entre as quais, os pequenos gastos que por vezes parecem insignificantes. Dentre os gastos, sempre melhor analisar o que melhor lhe atende, como por exemplo uma empresa de recuperação de dados que sempre mantém sua empresa em segurança.

 

No artigo de hoje, a Selectra, uma empresa de comparação de tarifas de energias e telecomunicações em Portugal e no Brasil, juntamente com a Fintech, mostra qual a importância de se poupar no mundo dos negócios e ainda as dicas que pode aplicar para conseguir isso!

 

Modere as despesas e incentive a economia em sua empresa

 

O segredo para aumentar os lucros de uma empresa é reduzir seu orçamento de gastos. Mostramos algumas dicas para conseguir isso:

 

Passos básicos para incentivar a economia em um negócio

 

As novas tecnologias, ferramentas e aplicativos facilitam a administração de um negócio em qualquer lugar do mundo. Isso, somado a um bom trabalho em equipe e contar com os melhores profissionais, é uma das melhores formas de obter rentabilidade, embora possa acarretar maiores gastos a priori.

 

  •   Determine o orçamento necessário por departamentos: para isso, você deve sempre estar atento ao benefício real que eles proporcionam.
  •   O espaço onde a atividade se desenvolve: se o custo for muito alto, será melhor alterá-lo.
  •   Elimine equipamentos obsoletos: renová-los permitirá reduzir os custos de energia e aumentar as economias.
  •   Não perca de vista as redes sociais ou o e-mail. São duas ótimas plataformas para entrar em contato direto com clientes ou investidores, de forma rápida e sem custos adicionais.

 

A importância de reduzir custos nas empresas

 

Quando se consegue reduzir os custos, a lucratividade da empresa aumenta e, consequentemente, os benefícios também. Você não deve perder de vista as seguintes despesas:

 

  •   Custos diretos: aqueles que uma empresa deve enfrentar são a mão de obra e as matérias-primas utilizadas na fabricação dos produtos.
  •   Custo de estoque: é a forma como a mão de obra e a matéria-prima são tratadas em uma empresa industrial.
  •   Custos de investimento: são aqueles que transformam a matéria-prima em produtos para venda graças à mão de obra.

 

Relação entre a época do ano e a economia alcançada

 

Cada empresa é um mundo, pelo que para estabelecer uma relação entre economia e épocas do ano é necessário revisar as despesas e fazer comparações com outros períodos anteriores.

 

  •   A recomendação é monitorar a cada dia e fazer balanços semanais, mensais e trimestrais para obter os melhores dados em cada negócio.
  •   Provavelmente haverá uma relação com a época ou estação do ano, mas será diferente dependendo ao que se dedique a empresa.

 

7 ideias para reduzir despesas em uma empresa

 

A previsão econômica é um pilar fundamental em qualquer negócio. Com base nessas ideias, você pode criar um bom plano de gastos:

 

  •   Bônus e subsídios. Conhecer os bônus para contratação, subsídios ou produtos financeiros diversos pode reduzir custos fixos. É importante controlar ao máximo as despesas dedutíveis, pois é possível obter economias significativas em matéria tributária.

 

  •       Suprimentos. Combustível, gás, eletricidade, água, limpeza, telecomunicações ou segurança são alguns dos fornecimentos que uma empresa deve tratar mensalmente. Nesse sentido, é importante saber que você pode economizar usando, por exemplo, a tecnologia LED, desligando a luz em cômodos que não são utilizados, programar o sistema de ar condicionado para que se desligue quando já não faz falta, comparando a grande oferta do mercado ou oferecendo cursos de direção eficientes aos funcionários. Aplicar medidas de economia de eletricidade, água e gás, contribui para contas mais reduzidas. Se a sua empresa também se preocupa com o ambiente, saiba que ao colocar painéis solares, deixa de receber as contas mensais de energia, e isso vai ajudar a economizar ainda mais.
  •   Pessoal externo. A contratação de pessoal externo é uma ação muito útil em tarefas específicas quando, por exemplo, se sabe que o volume de trabalho aumentará por um determinado período de tempo.
  •   Gestão de fornecedores. É necessário levar em consideração a oferta dos provedores e os tempos de resposta para conhecer com mais precisão os custos associados.

 

  •   Contabilidade digital. A computação na nuvem pode reduzir os custos em até 50% ao administrar um negócio. São programas que reduzem custos operacionais e as tarefas realizadas por essas pessoas podem focar em outros aspectos importantes das empresas.

 

  •   Comercialização de produtos que deixam pouca margem, sim ou não? Se houver ativos que não sejam rentáveis, é melhor eliminá-los.

 

  •   Automação dos processos. As tecnologias permitem automatizar processos, o que significa maior eficiência e redução do risco de cometer erros, o que também pode acarretar um custo econômico para as empresas. O exemplo mais claro é ter um estoque adequado ou gerenciar o estoque com eficiência para não ter excesso ou falta de produto armazenado.

Reduzir despesas em uma empresa é algo que exige um trabalho constante, mas não é tão difícil quanto parece. Aposte no acompanhamento das contas da sua empresa para poder avaliar e realizar um plano de acordo com os seus interesses. Conseguir isso aumentará visivelmente os benefícios.