Marketing

5 Dicas de como fazer marketing para Fintechs

18 de August de 2022
5 Dicas de como fazer marketing para Fintechs<

As grandes Fintechs do mercado nacional e mundial obtiveram sucesso não somente através da qualidade de seus produtos e serviços, mas porque souberam também gerenciar o marketing.

 

Através de um sistema crm, é possível obter os dados do público principal fazendo com que as estratégias sejam melhor elaboradas e colocadas em prática.

 

Uma Fintech, principalmente no início de sua vida precisa de fato apostar em marketing de qualidade, pois assim conseguirá diminuir seus custos aumentando sua lucratividade exponencialmente.

O que é Fintech?

Fintech é a junção das palavras em inglês equivalente à “finanças” e “tecnologia”, ou seja, em tradução livre, uma empresa que se denomina assim pode ser interpretada como uma companhia que oferta produtos financeiros ligados às novas tecnologias.

 

Fintechs não precisam ser necessariamente bancos ou corretoras de valores, elas podem simplesmente se vincular a uma instituição financeira, mas realizar serviços de forma desburocratizada e de maneira tecnológica.

 

Por exemplo, carteiras digitais são geralmente fintechs, elas vieram para resolver uma problemática específica, pois por lá é muito mais fácil e ágil movimentar dinheiro e, ainda na maioria das vezes, não cobram taxas para um limite de movimentações.

Como o marketing pode ajudar?

A primeira coisa a ser definida na abertura de um novo negócio deve ser seu pipeline de vendas, alimentar esse software com todos os dados disponíveis desde o início ajuda a manter a clareza para quem e como seu serviço será necessário.

 

Isso porque, assim, será mais fácil definir as estratégias de comunicação e marketing que sua marca utilizará.

 

Importante também, antes ou durante a implantação de um crm gratuito, que seja definido o branding da marca.

 

Nome, cores, logo e tipografia são importantes passos para o início de uma Fintech, que já vem ligado ao tipo de resolução de problema que ela oferecerá.

 

Se será um serviço mais descontraído, porque não apostar em cores vibrantes, tipologia gráfica, entre outros recursos visual que descaracterizem a burocracia de uma técnica tradicional?

 

Por isso, todos os tópicos devem ser definidos e bem estudados, pois a falha de um pode resultar na falha total do seu negócio.

 

  • Problema a ser resolvido;
  • Solução inovadora;
  • Aplicação de qual tecnologia;
  • Branding e comunicação visual;
  • Canais de comunicação;
  • Conteúdo para internet.

 

Uma empresa com uma estrutura bem estabelecida, consegue lidar com adversidades de forma precisa.

5 dicas de como fazer marketing para Fintechs

Através da aplicação de um crm gratis serão encontrados os dados que mais se enquadram no seu público alvo.

 

Existem algumas dicas que com pequenos ajustes podem ser aplicados para conquistar seus potenciais clientes.

  1. Invista no seu diferencial

Digamos que seu diferencial da sua Fintech é oferecer cashback direto na conta de quem realizar pagamentos de boletos via seu app. Neste caso é de extrema importância que você sempre pontue e deixe visível os benefícios desse serviço.

 

Essa economia de dinheiro vai trazer aos seus clientes a facilidade de utilizar o cashback para recarregar o celular na sua plataforma, por exemplo?

 

Exponha isso claramente a eles, seja claro na hora de expor o que é o seu diferencial e como ele beneficia seus clientes.

  1. Conteúdo especializado

Conteúdo genérico é muito fácil e comum de ser encontrado, se você aplica no seu app funil de vendas um filtro que caracterize sua clientela, sabe para quem disparar qual conteúdo.

 

Por exemplo, Joaquina realiza muitas compras pelo cartão de crédito, já o Mário realiza mais compras no débito e investe seu dinheiro em CDB (Certificado de Depósito Bancário).

 

Logo, o conteúdo para Joaquina pode ser voltado a ganhar milhas ou pontos com o cartão de crédito e para o Mário, os benefícios do cartão de crédito e também sobre produtos de investimentos.

  1. Personalização do atendimento

Chamar pelo nome escolhido pelo cliente, que pode ser também um apelido, já inicia o processo de aproximação do cliente.

 

Contudo, nada mais eficiente que o CRM integrado definir a quantidade de conteúdo, quais conteúdos, sua recorrência e por qual meio de comunicação, assim a conversão e fidelização serão mais garantidas.

  1. Observe os outros serviços

Estar atentos às inovações dos concorrentes, mas principalmente perceber quais são as falhas deles e conseguir transformar essa informação num ponto forte da sua empresa.

  1. Redes sociais

Não devemos subjugar o poder da influência e das redes sociais, de fato é necessário investir nos conteúdos e no marketing dentro delas.

 

Vale contratar influencers, mas mais importante que isso é definir sua posição e valores de forma firme, sendo inclusivo e respeitoso com todo o público.

 

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Markplan, site voltado 

para a veiculação de conteúdos relevantes sobre estratégias de negócios, pensados para abranger informações e novidades relacionadas aos maiores segmentos empresariais.