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A importância do link building para o marketing de conteúdo

24 de November de 2021
A importância do link building para o marketing de conteúdo<

O link building é simplesmente o processo de construção de hiperlinks de outros sites para o seu próprio. Os mecanismos de pesquisa rastreiam os links entre as páginas individuais do seu site e os links entre sites inteiros para determinar o que é considerado um bom link.

Um link para seu site sinaliza ao buscador que seu site é um recurso de qualidade sobre o assunto, digno de citação. Sites com mais backlinks tendem a obter classificações mais altas nos buscadores.

Existem muitos tipos de técnicas de link building que você pode usar e, embora variem em dificuldade e complexidade, é uma das partes demoradas do trabalho de um SEO (Search Engine Optimization).

Por exemplo, sua empresa produz canecas personalizadas e você quer direcionar a pessoa a uma página de caneca para brinde acrilico. Pode então inserir um link de redirecionamento dentro do seu texto sobre algo.

Muitas vezes, esse link é o único motivo pelo qual uma página tem uma classificação mais elevada do que a de um concorrente, por isso é essencial entender a importância como parte de uma campanha de SEO de alta qualidade para competir por visibilidade.

Portanto, no artigo de hoje trouxemos um pouco de conhecimento sobre marketing de conteúdo, tipos de links, Black e White Hat SEO e os principais benefícios do uso de link building para o seu negócio. Acompanhe!

O que é marketing de conteúdo e por que é importante?

O marketing de conteúdo é uma abordagem de marketing estratégica focada na criação e distribuição de conteúdo valioso, relevante e consistente para atrair e reter um público claramente definido – e, em última análise, para impulsionar uma ação lucrativa do cliente.

Em vez de lançar seus produtos ou serviços, você está fornecendo conteúdo verdadeiramente relevante e útil para seus clientes em potencial e ajudá-los a resolver seus problemas.

Você pode escrever sobre controle de acesso de veículos por tag ou ainda seguro veicular se o seu produto compreende serviços relacionados a veículos automotivos, por exemplo.

Especificamente, existem seis razões principais e benefícios para as empresas usarem o marketing de conteúdo:

  • Aumento de vendas;
  • Poupança de custos;
  • Clientes que têm mais fidelidade;
  • Conteúdo como um centro de lucro;
  • Engajamento de clientes;
  • Conteúdo de valor para o público.

As empresas nos enviam informações o tempo todo só que na maioria das vezes não são muito relevantes ou valiosas. É isso que torna o marketing de conteúdo tão intrigante no ambiente atual de milhares de mensagens de marketing por pessoa por dia.

Tipos de link building

Antes de prosseguir com a compreensão do link building no texto é importante saber mais sobre o tema. Sendo assim, saiba que existem três categorias de links legítimos: backlink, link interno ou link externo.

Backlink

Um site externo vincula de volta a um de seus ativos de conteúdo (ou seja, postagem de blog, infográfico) ou seu site geral. Por exemplo, o site de contabilidade para empresas pode ter link redirecionando para a consultoria dentro do texto produzido.

Link interno

Uma página em seu site inclui um link para outra página em seu site. Os links internos não são tão valiosos quanto os links externos, mas ajudam o buscador a entender a estrutura do seu site, o que pode ser útil para o SEO.

Eles também são cruciais para o envolvimento no site e diminuem as taxas de rejeição. Você pode colocar um link interno que redireciona para compra de estruturas metálicas, por exemplo, no seu texto sobre decoração de eventos.

Link externo

Uma página em seu site inclui um link para um site de terceiros relevante. Nos primeiros anos do backlink, a relevância não importava, mas importa agora. Seus links externos contam como backlinks para sites de terceiros.

Black e White Hat SEO

Quando se trata de link building, existe uma maneira certa e uma maneira errada. Para viabilidade e desempenho de longo prazo do seu site, suas táticas devem ser feitas naturalmente e seguir as diretrizes para webmasters estabelecidas pelos buscadores.

White Hat SEO é o processo de usar táticas de link building orgânico para melhorar sua visibilidade online nos resultados de pesquisa. Essas técnicas são aprovadas pelo buscador, mas geralmente levam mais tempo do que as técnicas de Black Hat. 

As técnicas de construção de links de White Hat SEO podem incluir:

  • Postagem de convidado;
  • Promoção do seu conteúdo;
  • Criação de infográficos;
  • Construção de relacionamentos online;
  • Comentário em blogs de autoridade e postagens de blog;
  • Uso de diretórios de sites e listas de empresas.

Os métodos de Black Hat SEO, por sua vez, são práticas antiéticas que ajudam a classificação do seu site nos motores de busca. Esses métodos são geralmente desaprovados pelos buscadores.

Se o buscador descobrir que suas técnicas violam as diretrizes de qualidade, seu site pode ser atingido por uma penalidade manual. Isso pode custar a você as classificações conquistadas com dificuldade e levar muito tempo para removê-las.

Além disso, pode colocar o desempenho do SEO nos trilhos por meio das penalizações. As técnicas de SEO de chapéu preto incluem:

  • Links ocultos;
  • Esquemas de links;
  • Páginas de entrada;
  • Recheio de palavra-chave;
  • Conteúdo gerado automaticamente;
  • Abusar de dados estruturados ou texto âncora;
  • Qualquer coisa maliciosa ou com spam.

Supondo que você venda esteira de movimentação de materiais e produza um texto cuja palavra-chave é esteira elétrica. Se rechear seu conteúdo com essa mesma palavra-chave em exagero está cometendo Black Hat SEO. 

Portanto, é sempre preferível adotar as medidas de white hat SEO, a fim de evitar que seu site seja banido da plataforma de hospedagem.

Benefícios do link building

Como discutimos, a importância dos links faz a diferença nas classificações dos mecanismos de pesquisa. A maneira como interagimos e usamos o link building mudou ao longo dos anos, mas ainda é a base de qualquer estratégia de SEO.

Além dos benefícios para o desempenho do SEO, o link building pode ajudar a construir seu negócio ou marca com muitos outros benefícios consideráveis. Confira abaixo outros benefícios incríveis que ressaltam a importância do link building.

Construção de marca

O link building, quando feito da maneira certa, pode ajudar a construir sua marca e estabelecer autoridade em seu setor. A sua empresa de locação de máquina de café e chocolate pode se destacar no ramo apenas por usar os links.

Se você deseja que sua marca esteja na vanguarda do seu setor, as técnicas de marketing de conteúdo que envolvem a criação de conteúdo de alta qualidade e postagem de convidado podem ajudá-lo a fazer isso.

Mostrar a experiência da sua empresa pode ajudar muito na construção da marca e, como uma voz autoritária, você será conhecido pelo que publica no setor e, ao mesmo tempo, é recompensado com links de entrada confiáveis.

Tráfego de referência

Um bom link de um site muito visitado não só dá a você um “link de sucção”, mas também pode levar a um aumento no tráfego. Se você estiver vinculando a sites relevantes para o seu, é provável que o tráfego deles também seja relevante.

Isso não se aplica apenas aos sites de alto tráfego – muitas vezes, um público pequeno e muito apaixonado de um blog relevante é melhor do que atingir um público maior e mais geral.

Construção de relacionamento

As estratégias de link building frequentemente envolvem o alcance de sites ou blogs relevantes, relacionados a uma peça que você criou, um infográfico envolvente ou uma promoção.

Embora o objetivo principal da divulgação seja, obviamente, obter um link, a divulgação pode ajudar sua empresa a construir relacionamentos de longo prazo com pessoas chave em seu setor.

Se você oferece serviços de diarista dentro do seu site de serviços gerais, pode estabelecer parcerias com produtos de limpeza e usar esses links de redirecionamento dentro do texto.

Esses relacionamentos podem ajudar a construir sua marca, construir sua rede e construir autoridade. Quer sejam proprietários de sites ou influenciadores importantes, o valor de se conectar com outras pessoas e se tornar confiável em seu setor não tem preço.

Maiores oportunidades de vendas

O tráfego de referência de sites relevantes leva a mais clientes em potencial, o que leva a mais vendas.

Não apenas pelo aumento nas classificações que o link building dará a você, mas também pelo tráfego de referência altamente qualificado que você ganhou com diferentes tipos de links.

Isso significa que você pode vender mais produtos ou serviços e gerar receita de uma nova forma. Ou seja, funciona como um desembaraço aduaneiro de mercadorias que contribui para organização e despacho dos produtos.

O link building tem sido uma parte importante do SEO por muito tempo e parece que veio para ficar. O Google sempre desejará servir aos seus usuários os sites mais confiáveis, com o conteúdo mais amado.

Portanto, comece hoje mesmo a incluir os links building em seu marketing de conteúdo e garanta todos esses benefícios ao seu site. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.