Marketing

A importância do marketing nas vendas

28 de October de 2021
A importância do marketing nas vendas<

O marketing é essencial para qualquer empresa que deseja alcançar maior número de potenciais clientes, ampliar suas vendas e divulgar seu produto. Especialmente na era digital, as estratégias de divulgação ganharam força e impactam os negócios.

Essencialmente, a publicidade é o processo pelo qual seu produto e serviço são apresentados e promovidos para compradores em potencial. 

É usada para além da divulgação, geração de maior interação e atratividade do cliente, o que pode ser obtido por meio de campanhas direcionadas, distribuição de bolsa térmica personalizada, eventos, concursos e veiculação de anúncios.

Neste artigo vamos lhe apresentar um pouco sobre o surgimento e evolução do marketing, 10 principais pontos em que ele se demonstra importante ao seu negócio e porque isso tem ajudado muitas empresas a alcançarem o sucesso.

Surgimento e evolução do marketing

A publicidade é tão antiga quanto a própria civilização, sendo que na Grécia ou Roma antigas os comerciantes já eram ativamente engajados em comunicações persuasivas. 

O conceito de marketing que vemos agora tem mais a ver com os desenvolvimentos durante a revolução industrial dos séculos XVIII e XIX. Este foi um período de rápida mudança social impulsionada pela inovação tecnológica e científica.

Na era da Revolução Industrial o foco estava na produção e distribuição com o menor custo possível e a gestão de marketing se baseava nessas questões.

Posteriormente, do início do século XX até o período que se seguiu à Segunda Guerra Mundial a competição cresceu e o foco voltou-se para a venda. Comunicação, publicidade e branding começaram a se tornar mais importantes.

A partir da década de 60 houve competição intensa por clientes. A sofisticação da gestão de marketing, portanto, evoluiu para o que agora vemos como um departamento moderno. 

Hoje, os profissionais estão mais envolvidos sempre pesquisando sobre mercado, suas tendências e evolução para propor as melhores campanhas ao potencial cliente.

A fidelização, a ser obtida pelo fornecimento de brindes corporativos personalizados, ótimo atendimento e acompanhamento do pós-venda, se tornaram importantes estratégias.

Confira agora, quais os 10 aspectos de vendas foram beneficiados por meio das novas estratégias de publicidade.

1. Ampliação das vendas

A publicidade é uma ferramenta que muito contribui para a divulgação de produtos, uma vez que usa diversos meios de divulgação aproximando o cliente da compra.

A experimentação de produtos pode contribuir para que o cliente decida pela compra, o que é uma forma de publicidade. Se você presta serviço de aluguel de máquina de café expresso para eventos, uma opção de divulgação pode ser um stand, com café gratuito.

Os clientes que percorrem a jornada do consumidor e ficam satisfeitos com os serviços prestados podem se tornar divulgadores da marca. A tendência é que eles façam uma publicidade informal para os mais próximos e suas vendas aumentem. 

2. Construção e manutenção de reputação

O crescimento e a divulgação da empresa estão positivamente correlacionados à reputação que possui. A reputação é imprescindível para agregar valor a determinada marca. Desta forma, o foco das campanhas publicitárias se torna a agregação de valor. 

A reputação é construída quando ela atende efetivamente às expectativas de seus clientes, sendo então considerada um membro responsável da comunidade. Os clientes se sentem honrados de terem sua imagem associada à determinada marca. 

Imagine que uma empresa presta serviço de pintura de tratores e já o fez para grandes celebridades do agronegócio, inclusive nas fazendas de cantores. A reputação estará em alta e a divulgação desses influenciadores pode expandir ainda mais as perspectivas.

3. Eficiência para envolver clientes

A publicidade é uma ferramenta para manter o engajamento do público e favorecer interações no site ou na loja física.

A divulgação ampla de produtos é um artefato do passado e muito diferente de promover engajamento. Engajar abrange educar seus clientes acerca de seus produtos e também negócios. Tudo está relacionado com a produção de conteúdo. 

Supondo que você tenha uma empresa de assessoria contábil em São Paulo. Uma forma de engajar os clientes pode ser a veiculação de anúncios em vídeo, gravado em algum ponto marcante da cidade, como a Avenida Paulista, por exemplo.

4. Canal de comunicação e informação de clientes

A publicidade informa seus clientes sobre os produtos ou serviços que você está oferecendo. Sendo assim, por meio da divulgação, o público-alvo se torna consciente acerca de informações úteis e sobre os benefícios de adquirir seu produto. 

Há uma forte concorrência no mercado a necessidade constante de ser referência em dados assuntos para convencer os clientes. Uma boa comunicação e educação de clientes pode colocar seu negócio no auge, no topo do mercado. 

5. Direcionamento de campanhas

Todo profissional da área entende a necessidade de direcionar as campanhas ao público certo. Assim, é estabelecido um direcionamento dos conteúdos a serem veiculados, promovendo o interesse. Suas estratégias de marketing podem ajudá-lo a estabelecê-lo.

A publicidade contribui para o teste de conteúdos que realmente funcionam com seu público-alvo. Por meio de tais testes, as campanhas podem ser modeladas e cada vez mais ganhar personalização, engajando maior número de clientes em potencial. 

Sendo assim, o marketing pode atuar como uma métrica e fornecer os insights (ideias) necessários para que você evite suposições e planeje as melhores estratégias.

6. Novos horizontes e perspectivas

No início de um negócio, as estratégias de publicidade são mais controladas, devido ao tamanho que a empresa possui. Com o aumento dos negócios e, consequentemente, da receita orçamentária, a empresa passa a ter maiores opções de escolha. 

Ter opções pode conferir a coragem necessária para entrar em novos mercados e expandir os negócios, evitando um desgaste mental com clientes inconvenientes.

7. Manter a relevância

A maioria das empresas presume que sempre será a marca favorita do cliente se ele não reclamar, o que é um equívoco pois concorrentes com propostas melhores sempre surgem. 

Sendo assim, você precisa encontrar maneiras de permanecer no topo dos favoritos do cliente, por meio de um bom relacionamento. Busque reter os clientes que já fazem parte de sua história antes de ampliar o mercado de novos. 

Supondo que seu negócio é uma faculdade que fornece curso de piloto privado a distancia e que seu cliente já se formou. Enviar e-mails apelando ao emocional e buscar manter contato são formas de manter a relevância, por exemplo.

8. Relacionamento prolongado com clientes

As empresas precisam construir uma relação de confiança e compreensão com seus clientes, o que é conquistado por meio do direcionamento e personalização do atendimento.

Para isso, é necessária a compreensão de dados sobre o público-alvo como demografia, comportamento, faixa etária e perfil de consumo, o que é chamado de segmentação.

Tal compreensão de dados contribui para melhor direcionamento de atendimento, estabelecendo relacionamentos a longo prazo. A equipe de produto garante que a empresa entregue o que é prometido no momento certo, o que contribui para a fidelização.

Se um condomínio contrata terceirização de portaria e você fornece um serviço de qualidade, com funcionários treinados, uniformizados e ainda mantém um bom atendimento, mesmo após a execução, o relacionamento a longo prazo estará garantido.

9. Vencer a concorrência

Seu concorrente está comercializando ativamente seus produtos. O marketing altamente planejado e, em certo ponto, agressivo é a melhor forma de avançar perante a concorrência.

Contudo, ser agressivo não implica em denegrir seus concorrentes ou ser hostil. É necessário apenas investigar o que os concorrentes fazem e buscar maneiras inovadoras de veicular suas campanhas, oferecendo algum diferencial. 

10. Decisões mais assertivas

Toda empresa é confrontada com problemas como o quê, quando, para quem e quanto produzir a todo momento, o que é um processo complexo e burocrático que determina a sobrevivência do negócio. 

Sendo assim, as empresas são altamente dependentes de mecanismos relacionados ao marketing. Esses mecanismos funcionam como um elo confiável entre sua empresa e a sociedade e cativam as pessoas, educam o público e os convencem a comprar.

Imagine que você tem uma fábrica de letras caixa e deseja veicular campanhas mais direcionadas. A publicidade pode ajudar. Por meio das métricas, você pode ter maior conhecimento sobre o público e então modificar as estratégias para atingi-lo.

As estratégias de marketing levam ao sucesso

Toda empresa de sucesso tem uma história de suas estratégias de marketing, pois são elas que impulsionam o negócio, promovendo, por meio de promoções e publicidade:

  • Marca;
  • Produto;
  • Pessoas;
  • Entre outras frentes.

Mesmo que você forneça produtos e serviços de qualidade, pode ser inútil quando as pessoas não sabem sobre isso, ou não conhecem sua marca e a qualidade de seus profissionais.

Uma das estratégias de marketing é dar informações aos consumidores. Quando as pessoas estão totalmente cientes do seu produto, isso ajudará no aumento das vendas. Assim, significa sucesso para o negócio.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.