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Automação de marketing: 8 erros que todo mundo comete ao iniciar a estratégia

5 de October de 2020
Automação de marketing: 8 erros que todo mundo comete ao iniciar a estratégia<

O mundo dos negócios está vendo melhorias reais em termos de marketing. A Gartner Research diz que em 2020, 85% das ações de clientes serão supervisionadas sem interferência humana. Isso significa que as plataformas de automação de marketing vão realizar a maioria das tarefas.

Alguns profissionais entendem que a automação de marketing implica que a mecanização pode lidar com tudo. Isso não é totalmente válido.

O marketing se associa às necessidades dos clientes. Portanto, é inapropriado supor que um software possa cumprir tudo.

Embora a automação de marketing seja tão difundida, os profissionais de marketing e os proprietários de empresas ainda cometem erros sobre como usar essa abordagem de maneira eficaz.Um desses erros é imaginar que a tecnologia fará tudo por você.


A seguir estão 8 erros básicos que você deve evitar ao usar a automação de marketing para o seu negócio.

8 erros que você pode estar cometendo ao aplicar a automação de marketing

#1 Não ter uma meta 

A automação é uma estratégia fundamental para a nova realidade do marketing voltado para a gestão de leads.

No entanto, constantemente, vemos organizações se concentrarem em realizar as ações erradas de maneira errada.

O primeiro equívoco é que as organizações obtêm o software de automação de marketing sem construir uma estratégia sólida. O que acontece quando você ignora essa etapa?

Você pode cometer o erro terrível de enviar a mensagem errada para os clientes errados.

Uma causa muito comum desse erro é começar a usar a automação de marketing porque “todo mundo está usando” e você estava com medo de perder sua vantagem competitiva. 

Nesse caso, talvez você tenha começado a implementar a automação sem desenvolver uma visão clara ou um plano de longo prazo.

Por exemplo, talvez você tenha começado a usar o software de automação de marketing sem primeiro criar uma estratégia de conteúdo forte. O resultado é que você não está atraindo leads qualificados suficientes para o seu site e, consequentemente, o ROI do seu software de automação é muito baixo.

A correção é fácil: dê um passo atrás

Avalie seus objetivos de negócios de um ângulo operacional. Por que você quer o software em primeiro lugar?

Entenda que o software de marketing precisa de uma combinação meticulosa de software, processo, orçamento, conteúdo e pessoas.

A automação de marketing não funcionará corretamente nem terá um alto ROI se você colocar o carro na frente dos bois.

Então, implemente uma estratégia de geração de leads que se concentre em chamar a atenção das pessoas que realmente querem saber de você e do seu negócio. Isso inclui:

  • escrever postagens em blogs;
  • criar landing pages;
  • escrever conteúdo persuasivo usando copywritting;
  • usar publicidade e promoção de mídia social;
  • otimizar seu site para que ele fique em um nível mais alto nos mecanismos de pesquisa, como o Google. 

Construa uma base sólida para todos os seus esforços de automação de marketing.

Parece muita coisa – e realmente é – mas quando você começar a executar de maneira profissional sua estratégia vai sentir os resultados que espera, aparecerem. 

Talvez seja necessário ter apoio de uma agência especializada, para saber se é a hora certa, confira o artigo; “Minha empresa deve Terceirizar o Marketing com uma agência?”.

2. Ignorando dados do cliente

Seu software de automação de marketing deve se adequar à jornada de compra do cliente. Isso incorpora:

  • a atividade no site;
  • respostas aos CTAs do e-mail;
  • o histórico de transações; 
  • demografia.

Com um software de automação de marketing em mãos você tem um volume impressionante de informações do cliente. Esses dados podem ser usados ​​para criar ações focadas.

Alguns profissionais de marketing, entretanto, não utilizam esses dados ou os usam de maneira imprópria, por causa da falta de criatividade e escassez de pensamento estratégico.

Crie uma rotina para analisar os dados que a ferramenta tem para te oferecer sobre clientes que estão no fluxo a algum tempo. 

Quando você define um horário para analisar os dados de seus clientes, pode segmentar sua lista de e-mails com precisão. Além disso, você pode segmentar clientes com a mensagem correta e o planejamento ideal.

3. Transformando-se em um spammer

Talvez você esteja um pouco entusiasmado com o seu software de automação de marketing. Ou sua lista de e-mail não está segmentada. De qualquer maneira, você está irritando clientes em potencial enviando muitos e-mails para eles.

Degradar sua marca com o uso excessivo da automação de marketing por e-mail é um risco imediato.

Certifique-se de enviar e-mails significativos para os clientes em potencial no momento perfeito.

Concentre-se na qualidade ao invés da quantidade, quando o assunto for automação de marketing. 

É mais inteligente ter um volume menor de leads com taxas de engajamento mais altas. Em vez de um grande banco de dados de pessoas que não abrem seus e-mails.

4. Nenhuma estratégia de geração de leads 

Vamos supor que você tenha adquirido e tenha começado a usar uma plataforma de automação de marketing. No entanto, você não tem um processo de conteúdo sólido configurado. 

A partir de agora, você não está atraindo leads suficientes para o seu site, por isso o ROI da sua ferramenta de automação é baixo.

Para produzir novos leads qualificados, conteúdo interativo e envolvente é vital. 

Plataformas de automação de marketing são bem-sucedidas para um propósito. Elas dão valor ao público e oferecem retorno sobre o investimento. Assim, você precisa garantir que seu público esteja recebendo conteúdo relevante.

5. Enviando e-mails para o público errado

Já falamos sobre o papel da segmentação em uma estratégia que utiliza a automação de marketing, mas é preciso reforçar esse conceito. 

As organizações geralmente enviam uma mensagem de e-mail automática semelhante para toda a sua lista de contatos. Isso é feito para acelerar o desempenho de seus esforços de marketing. 

Entretanto, acredite, e-mails genéricos que carecem de personalização prejudicarão ( não ajudarão) seu desempenho e esforço de automação de marketing.

Construa uma técnica de suporte ao lead que incorpore a segmentação da lista de e-mail. Então, você enviará mensagens particulares para determinados indivíduos. Desta forma, as chances deles abrirem o e-mail são muito maiores.

A própria ferramenta de automação permite a criação de filtros que segmentam os leads por características demográficas e comportamentais. 

Você também deve criar fluxos de automação que distribuam material de acordo com o comportamento do lead em relação às suas estratégias de marketing.

Apenas 42% dos profissionais que trabalham com e-mail marketing estão enviando e-mails direcionados. Com o software de automação de marketing correto, é simples instalar um sistema de segmentação de e-mail.

Reserve o tempo para segmentar seu usuário. Isso faz com que o email certo alcance a pessoa certa na hora certa. Consequência? Aumento das taxas de conversão. 

Leia mais em: 5 passos para ter sucesso com e-mail marketing segmentado

6. Não testando estratégias

Outro erro mais comum do que gostaríamos. 

A pressão do negócio irá motivá-lo a criar e disparar campanhas de automação de marketing. E sob pressão, você ignora o teste e a otimização. NÃO cometa tal erro.

O marketing demanda muito tempo e dedicação, mesmo com a automação de marketing configurada. Então enviar e nunca mais olhar para a campanha será uma enorme perda de tempo.

O teste não é negociável. Somente com ele você saberá qual a técnica vale a pena seguir e vai aprender sobre seus clientes.

Descubra quais tendências de automação de marketing os fazem reagir. 

Que tipo de assunto faz eles abrirem seus e-mails. 

Quais botões os incentivam a clicar no CTA. 

Se um e-mail com ou sem imagem estimula mais ou menos a leitura e o engajamento. 

Os testes nunca param!

Realize constantemente testes A/B com um percentual de sua base de contatos antes de enviar para todos os leads. 

7. Concentrando-se nas métricas erradas

Não é difícil ser enganado por números. 

Você pode estar realizando algo extraordinário quando a taxa de abertura é alta, correto? 

Mas e os cliques e as conversões?

A automação de marketing ajudará você a economizar tempo em ações recorrentes ou até mesmo a criar oportunidades nas quais não pensou. Mas você precisará passar algum tempo analisando os resultados da sua estratégia de automação de marketing para identificar o que está e o que não está funcionando. 

Você está perdendo assinantes? Está com baixas taxas de conversão provenientes de suas ações? 

 Você precisa descobrir quem, o que, onde, quando e como isso está acontecendo e corrigir a situação. Para isso analise as métricas de marketing digital, corretas.

8. Considerando que a automação é apenas para e-mail marketing

As pessoas geralmente confundem automação de marketing e e-mail marketing como algo similar. Na verdade, o email marketing é uma parte da automação de marketing.

Você desperdiça a maior parte do seu dia na atualização de informações de contato, postando em sites de redes sociais e muito mais. Embora você possa automatizá-los.

Concentrar-se apenas no email limita a aquisição do seu cliente. 

Use todos os canais disponíveis para você.

Aproveitar todos os recursos do seu software aumentará a produtividade da sua equipe.

Com a automação de marketing, você terá mais oportunidades de planejar suas ações. Você pode se concentrar na geração de leads e nas estratégias de conteúdo.

Assim, isso pode continuar puxando em leads de qualidade para o seu site.

Conclusão

Como usar a automação de marketing corretamente?

É fácil – você precisa começar simples. Encontre as ações recorrentes mais comuns que você pode automatizar e descubra como rastrear os resultados. 

Ter uma estratégia complicada e tentar fazer tudo de uma vez pode ser muito difícil.

Comece pequeno, faça iterações com complementos bem-sucedidos e continue a partir deles. 

Construir soluções eficientes e baseadas em resultados é muito mais fácil do que ter uma estratégia elaborada que é difícil de otimizar através de tantos KPIs.

Pense no que está impedindo você de obter sucesso real com a automação de marketing. Não permita que esses erros comuns se tornem obstáculos solidificados em seu caminho. 

Uma vez identificados, esses erros de cálculo podem ser corrigidos com um pouco de determinação.

Esse post foi escrito pela  LAHAR, um software de automação de marketing robusto com essas e muitas outras funcionalidades para tornar sua estratégia de e-mail marketing muito mais eficiente, com ROI elevado.

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