Como criar curso on-line grátis + como vender seu infoproduto
A produção de conteúdo na internet virou um meio de ganhar a vida ou complementar sua renda, mas se engana quem pensa que somente os influenciadores digitais podem desfrutar desses benefícios. Nesse post, vamos mostrar como criar um curso on-line grátis e como vendê-lo ao público.
A busca por conteúdos educativos cresceu muito nos últimos anos, impulsionada pelas novas tecnologias que facilitaram a criação e divulgação de infoprodutos.
Também houve a pandemia, que acelerou essa transformação digital e mudou o comportamento das pessoas que desejavam adquirir novas habilidades e conhecimento para preencher o período de isolamento.
Na prática, nunca foi tão fácil produzir e divulgar esse tipo de material, com custo zero ou ao menos bem baixo, utilizando ferramentas gratuitas e recursos comuns do nosso cotidiano, como redes sociais, smartphones com câmera, aplicativos e acesso à internet.
Continue lendo e saiba como aproveitar essa oportunidade!
Por que criar cursos on-line é uma boa ideia?
O ensino à distância oferece muitas vantagens interessantes. Para os alunos, eles podem encontrar cursos por valores mais acessíveis e sobre temas bastante específicos com facilidade. Para professores e criadores de conteúdo, o método amplia seu alcance e reduz drasticamente os custos de produção.
A relevância desses benefícios pode ser notada pelo sucesso do EAD nos últimos anos. Tivemos um boom com a pandemia. Pesquisas mostram que, de 2017 até 2021, a população que considerava fazer cursos on-line pulou de 19% para 78%.
E os formatos e temas também variam bastante. Em uma pesquisa do Google com 1.500 usuários mostrou que:
- 29% buscavam cursos livres;
- 25% queriam aprender outro idioma;
- 18% se interessavam por uma graduação;
- 11% buscavam acesso ao ensino fundamental e médio;
- 11% fariam cursos preparatórios para concursos.
Esses interessados consideram o EAD por conta da flexibilidade e do baixo custo desses infoprodutos. Afinal, com opções de cursos gratuitos ou custando pouco, as pessoas podem escolher o horário e acessar os dispositivos mais cômodos para elas.
Para quem cria esses materiais e ministra aulas na internet, as vantagens incluem:
- possibilidade de ganhos reais;
- ferramentas gratuitas para publicar e hospedar vídeos, como YouTube e blogs WordPress;
- maior alcance de pessoas interessadas;
- maior chance de ser encontrado por alunos em potencial;
- facilidade e baixo custo de produção, por meio do uso de smartphones, computadores, aplicativos e softwares cada vez melhores e mais fáceis de usar.
Como criar um curso on-line grátis em 7 passos
Agora que falamos os motivos, é hora de ver como criar um curso on-line grátis na prática em 7 etapas:
- defina o assunto do curso;
- defina quais alunos quer atrair;
- estabeleça metas de aprendizado;
- selecione equipamentos necessários;
- crie o conteúdo do curso;
- escolha a plataforma de hospedagem;
- oficialize o curso e crie certificado de conclusão.
Parece confuso? Não se preocupe que vamos explicar melhor cada etapa. Confira:
1. Defina o assunto do curso
O primeiro passo consiste em definir o conteúdo do seu curso on-line, ou seja, qual será o foco do seu infoproduto. Esse assunto precisa ser relevante, atrativo e algo que você domine, para ter autoridade e expertise em relação ao conhecimento compartilhado.
Você pode começar listando suas habilidades, cursos que já fez, temas que lhe interessam e atividades que já exerceu profissionalmente, pois servem de fonte de inspiração do que pode oferecer.
Não se esqueça de pesquisar sobre assuntos em alta no momento e qual a probabilidade de retorno que pode obter em cada área.
2. Defina quais alunos quer atrair
Com o foco do curso definido, a etapa seguinte busca identificar o perfil do aluno que pode se interessar pelo seu material. Nessa ocasião, levante dados relevantes, como:
- faixa etária;
- gênero;
- interesses comuns;
- objetivos;
- comportamento;
- nível de aprendizado (básico, intermediário ou avançado);
- nível de ensino (fundamental, médio, superior ou técnico).
Dessa forma, você cria um conteúdo rico, realmente capaz de agregar o valor desejado pelo aluno e com uma boa projeção de faturamento.
3. Estabeleça metas de aprendizado
Antes de preparar as aulas e o que será ensinado, defina os objetivos que seu curso deve alcançar, ou seja, quais vantagens o aluno poderá obter com a conclusão do ensino e quais requisitos devem ser cumpridos para que seja considerado um sucesso.
Essas condições valem tanto para que os clientes tenham uma noção real do que podem conquistar ao concluir o curso quanto para estabelecer critérios de avaliação e aprovação dos alunos.
4. Selecione equipamentos necessários
Se você está buscando como criar um curso on-line grátis, a tendência é que essa iniciativa comece com uma estrutura mais enxuta, com recursos limitados. Para aproveitar ao máximo o que tem à sua disposição, faça uma lista dos equipamentos e ferramentas necessárias para produzir as aulas.
Você pode usar dispositivos móveis para gravar e editar vídeos, assim como fazer o material escrito em um computador ou notebook, usando programas gratuitos e acessíveis, como:
- Word (edição de texto);
- Excel (planilhas);
- Documentos do Google (edição de texto);
- Planilhas do Google (planilhas);
- Canva (edição de imagens);
- Lightworks (edição de vídeo).
Quando o empreendimento digital estiver em andamento e trazendo retorno, você pode investir em câmeras, microfones e softwares pagos e mais completos, mas eles não são estritamente necessários para um conteúdo básico ou introdutório, por exemplo.
5. Crie o conteúdo do curso
Chegou a hora mais esperada, quando você finalmente irá planejar e criar o conteúdo do curso. Escolha um formato principal (vídeo, texto, apresentação, e-book, etc.) que faça sentido para o perfil de aluno que deseja impactar.
Para não se perder na produção, crie um checklist para o plano de ensino, com tudo que precisa ser feito no andamento do curso. Uma boa dica é contar com um formato principal e outro para apoio ao aluno, oferecendo mais suporte e uma experiência mais completa.
Por exemplo, você pode escolher dar aulas em tempo real, utilizando aplicativos para fazer uma conferência remota com seus alunos e uma apresentação audiovisual para facilitar a compreensão, como um PowerPoint, com imagens e uma versão resumida do material.
Outra opção é gravar aulas previamente e criar conteúdos para que o aluno possa baixar para tirar dúvidas, como um e-book, um documento de FAQ ou mesmo um grupo de mensagens no WhatsApp ou Telegram.
6. Escolha a plataforma de hospedagem
Mesmo que você possa colocar cursos completos no YouTube e em um blog WordPress, utilizar uma plataforma dedicada e especializada em infoprodutos é o melhor jeito para criar um curso on-line grátis sem perder em qualidade.
Elas podem oferecer soluções para hospedagem e incorporação de material audiovisual, player de vídeos, páginas de venda e integração com ferramentas de marketing, entre outras funcionalidades importantes.
Uma boa sugestão é a EAD Plataforma, que possui um plano gratuito no qual você pode aproveitar sem limite de alunos e aulas, que você pode usar pelo tempo que quiser, desfrutando dos principais recursos do serviço, incluindo:
- EAD Player;
- EAD Checkout;
- página de venda por valor fixo ou assinatura;
- proteção de direitos autorais;
- gestão completa de curso e muitos outros.
7. Oficialize o curso e crie certificado de conclusão
A etapa final consiste em buscar a oficialização do seu curso em órgãos de ensino, como o Ministério da Educação, secretarias municipais e agências controladoras, para atestar a qualidade do material oferecido e dar mais confiança ao aluno.
Também é importante criar e validar o certificado de conclusão de curso que dará aos alunos aprovados, para que eles possam incluir o aprendizado no seu currículo.
Como vender meu curso on-line e atrair alunos?
Pronto, você planejou tudo e está pronto para ensinar, o que falta? Depois de criar seu curso on-line, gratuito e com aprendizado de qualidade, o desafio é atrair alunos e vender o seu curso na internet, trazendo o tão sonhado lucro.
O passo a passo de como vender seu curso on-line é o seguinte:
1. Crie um plano de marketing
Divulgar seu infoproduto é essencial, por isso vale a pena criar um plano com dados básicos, como objetivo, público-alvo, estratégias de marketing e cronograma de ações, entre outras etapas;
2. Invista em marketing digital
O marketing digital é o melhor caminho para vender infoprodutos, pois atinge o mesmo tipo de público. Assim, vale a pena se colocar nas redes sociais, usar e-mail marketing, impulsionar publicações e produzir conteúdo inbound, como blogs e landing pages;
3. Aproveite o marketing boca-a-boca
A recomendação de amigos e familiares é mais relevante que anúncios para a decisão de compra, por isso, ofereça vantagens para alunos e leads que indicam seu curso para terceiros, contrate influenciadores e divulgue pesquisas de satisfação;
4. Ofereça vantagens extras
O lead precisa de incentivos para reconhecer o valor do curso e enxergar que está em vantagem na negociação, por isso, vale a pena oferecer cupons de desconto, e-books, aulas extras, infográficos e outros materiais ricos para convencer o aluno em potencial a fazer sua matrícula, assinar seu conteúdo ou investir no seu infoproduto.
Agora sim você tem o conhecimento necessário para começar a criar seu curso on-line grátis, divulgar o material e ter bons resultados em vendas. A área educacional tem um amplo potencial e pode trazer um ótimo retorno para quem sabe investir. Aproveite!
Este conteúdo foi escrito pela equipe da EAD Plataforma, uma plataforma on-line de ensino a distância que te permite criar e vender cursos na internet. Simples, intuitiva e com preço acessível, a EAD Plataforma atua no mercado desde 2014 e já conta com mais de 1.400 clientes.