Marketing

Como fazer análise e visualização de dados

6 de April de 2023
Como fazer análise e visualização de dados<

Painéis, tabelas, porcentagens e gráficos são elementos que influenciam na visualização de dados quando tratamos do acompanhamento dos resultados de marketing digital.

Mais que criar um relatório com as principais métricas, é necessário que elas sejam simples de interpretar tanto pela equipe de marketing quanto pelo cliente, e ofereçam uma visão integrada da performance de suas estratégias.

O que é Marketing Analytics?

Trata-se de uma disciplina de marketing que trabalha com a coleta e análise de dados para avaliar estratégias, entender padrões e tomar boas decisões.

Por meio dos dados, tenta-se entender quais resultados foram alcançados, se a empresa está no caminho certo e quais são as tendências de mercado. Podemos dizer que é uma prática que reporta o passado, analisa o presente e orienta o futuro.

O conceito de Marketing Analytics se relaciona com o big data, que se trata do gigantesco volume de dados no mundo digital. Empresas de limpeza de fachadas e diversos outros segmentos, têm uma infinidade de dados à disposição sobre fatores como:

  • Seu desempenho;
  • O mercado;
  • Consumidores;
  • Concorrentes.

Afinal de contas, quase todo tipo de informação pode ser rastreada, monitorada e armazenada atualmente. Mas dados sozinhos não servem para nada, principalmente se a empresa não sabe como lidar com eles.

Por isso surge o Marketing Analytics, a área que vai se dedicar a esses dados. Com uma estrutura e uma cultura data driven, a organização passa a rastrear, coletar e analisar dados de forma estratégica, com a finalidade de alcançar seus objetivos de marketing.

Assim, o Marketing Analytics se mostra como uma das mais importantes ferramentas de business intelligence, que trata da transformação dos dados em inteligência como suporte para a gestão da empresa.

O Marketing Analytic engloba a web analytics e o digital analytics, embora não seja sinônimo deles, ainda que todos esses conceitos usem a análise de dados para melhorar a performance de um negócio e se preparar para o futuro.

Sua empresa de guarda corpo de alumínio deve saber que web analytics trata apenas do universo de dados da web (páginas e sites).

Em outras palavras, o digital analytics inclui informações provenientes de múltiplos canais interativos, tais como páginas web, redes sociais, dispositivos móveis e outros. 

 

Por sua vez, o Marketing Analytics abrange todos os dados relacionados às atividades de marketing, independentemente de serem realizadas em canais online ou offline.

Quais são os benefícios do Marketing Analytics?

Diante de um cenário cada vez mais competitivo e complexo, o Marketing Analytics se coloca como um diferencial.

O contexto em questão é caracterizado pela presença de diversos desafios, tais como jornadas de compra tumultuadas, maior concorrência, clientes mais exigentes e limitações de recursos. 

 

No entanto, as empresas que conseguirem utilizar dados para compreender essa realidade, reduzir riscos e aproveitar oportunidades, podem obter resultados superiores.

 

Pontuamos aqui os benefícios do Marketing Analytics que podem colocar sua marca na frente dos concorrentes.

Mensurar o desempenho das estratégias

O principal benefício do Marketing Analytics é o fato que você pode monitorar o desempenho do marketing e saber o que vai bem e o que pode ser melhorado.

Isso permite a otimização de estratégias para conseguir resultados melhores e alcançar os objetivos da sua empresa de avaliação de imóveis.

Quantificar o ROI das estratégias

Uma importante mensuração que você pode fazer é em relação ao retorno sobre o investimento (ROI), principalmente no marketing digital.

Ao fazer isso, é possível medir como as campanhas e estratégias afetam a receita da organização e concentrar os esforços de melhoria nos resultados financeiros.

Manter o foco nos objetivos

A finalidade de avaliar o desempenho das estratégias é garantir que elas estejam alinhadas aos objetivos estabelecidos pela organização. 

 

Em outras palavras, incorporar o Marketing Analytics é uma forma de manter a equipe constantemente em sintonia com os objetivos de curto e longo prazo da empresa.

Entender o comportamento do consumidor

O Marketing Analytics também é muito útil para conhecer melhor o consumidor. É possível coletar dados sobre o perfil do público de sua empresa de georreferenciamento de imóveis rurais em diferentes canais.

Ao utilizar essa abordagem, é possível obter insights sobre o comportamento dos usuários em seu site e avaliar suas reações em relação às estratégias adotadas. 

 

Essa análise possibilita a construção de uma persona mais precisa e coerente, o que viabiliza a formulação de estratégias mais eficazes para atingir esse público-alvo.

Monitorar os concorrentes

O Marketing Analytics não se concentra somente no interior de sua empresa. Também é possível coletar dados sobre a atuação de seus concorrentes, vendo o que eles estão fazendo, quais estratégias estão funcionando e como você pode competir com eles.

Defender as estratégias

No marketing é muito importante apresentar resultados, seja para o CEO da empresa, para o gerente, o líder da equipe ou para os colegas. E para apresentar os resultados das estratégias adotadas, é preciso saber analisar dados e construir relatórios eficientes.

Embasar a tomada de decisão

Sua fábrica de paletes deve estar consciente de que o Marketing Analytics não foca apenas no passado e no presente.

O fato é que a análise de dados serve principalmente para o futuro, para que a organização crie as melhores estratégias para alcançar seus objetivos e tome as melhores decisões.

Aumentar a previsibilidade

Embora a análise de dados não possa ser comparada a uma bola de cristal capaz de prever o futuro, ela tem a capacidade de identificar padrões e tendências que permitem antecipar o que está por vir.

 

Dessa forma, a análise preditiva permite que a organização se prepare para os riscos e oportunidades que estão por vir.

A importância da visualização de dados para seus relatórios

Quanto à visualização de dados no marketing digital, é preciso lembrar que os relatórios precisam além de um simples agrupamento de números. É necessário que eles sejam práticos, acessíveis a equipes e clientes, e fonte de insights valiosos para o projeto.

Sua empresa de gradil preço deve saber que entre as principais dificuldades da análise de dados, estão pontos como a interpretação eficiente das informações e a comunicação das mesmas ao decisor, permitindo uma visão macro da evolução dos resultados.

 

Além de compreender se uma métrica específica apresenta crescimento ou redução em um determinado período, é preciso entender o contexto, quais decisões podem ser tomadas a partir desse desempenho e o quanto o conjunto levar ao alcance das metas.

 

Nesse sentido, os recursos visuais são muito relevantes quando tratamos da comunicação dos resultados.

 

Além de tabelas comparativas e gráficos, um bom relatório de dashboard deve responder, com simplicidade à algumas questões.

 

Questione-se se a apresentação dos dados está alinhada às metas e objetivos do projeto, se o documento privilegia os canais mais importantes para o cliente e se é possível identificar padrões e tendências a partir dele.

 

Por fim, veja se as informações, em conjunto, criam um caminho lógico para a interpretação.

Em uma empresa de aplicação de bona preço m2 na qual a visualização de dados é guiada por perguntas como essas, fica mais fácil iniciar a interpretação apenas ao olhar para o relatório, podendo logo começar a planejar novas ações.

Decisões de marketing orientadas por dados

O Marketing Analytics transforma os dados em inteligência, de forma que eles servem para que as empresas tomem melhores decisões para o futuro.

O marketing orientado por dados tem essa premissa: todas as decisões passam pela coleta e análise de dados sobre campanhas, públicos e concorrentes.

Dessa forma, a empresa consegue perceber tendências e definir seus caminhos com mais segurança e precisão.

Se o objetivo de sua empresa for aumentar o brand awareness e um de seus KPIs seja o percentual de novos visitantes, na análise dos dados, você pode segmentar esse percentual por cidade, por campanha ou por mídia, para conseguir insights.

Por exemplo, você pode perceber que uma região do país está trazendo muitos novos visitantes no último ano.

Com essa informação, sua empresa de olhal de ancoragem pode investigar os motivos e intensificar os esforços de branding por lá.

As decisões de marketing orientadas por dados tem como foco os objetivos e KPIs da estratégia.

Considerações finais

Apesar de selecionar o gráfico mais adequado, é necessário dedicar esforços e atenção aos detalhes para criar uma visualização de dados eficaz, além de realizar testes e buscar constantemente a melhoria. 

 

É essencial destacar os dados mais relevantes e identificar a relação entre eles que deve ser valorizada para atingir o objetivo desejado.

 

Oriente a leitura para o caminho mais simples e didático: a posição dos números e rótulos influenciam diretamente nisso. Veja se vale a pena deixar os textos de seus gráficos na vertical ou na horizontal, vendo o que oferece uma leitura mais direta.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.