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Conheça as principais metas do marketing digital

12 de April de 2022
Conheça as principais metas do marketing digital<

As diferentes metas do marketing digital são definidas por estratégias que têm ganhado cada vez mais espaço no mercado, uma vez que se tornaram ferramentas imprescindíveis para alcançar resultados ainda melhores.

Somente por meio da definição dessas metas que você pode trabalhar de forma mais efetiva. Ter realizações no meio de um projeto é importantíssimo para motivar uma equipe e compreender se o planejamento está ou não sendo cumprido.

Não é novidade para ninguém que o mundo tem passado por um processo conhecido como transformação digital. Neste momento, diversos avanços tecnológicos estão se popularizando enquanto outros estão sendo desenvolvidos.

Uma empresa que deseja ganhar destaque no mercado precisa estar atualizada e constantemente se desafiando a cumprir metas. Ser audacioso em relação a elas pode ser tão interessante quanto fazer uma instalação de câmeras.

Parece um tanto quanto louco, mas a adaptação dessas realidades pode definir a continuação de uma empresa. Hoje a sua empresa pode estar no topo do mercado, mas o anúncio de uma nova tecnologia pode deixá-la para trás.

O público está cada vez mais sigiloso e difícil de ser conquistado. A concorrência aumenta, por isso ter sempre metas bem definidas e constantemente sendo batidas pode dar à empresa a certeza de estar trilhando o caminho certo.

O marketing digital funciona da mesma maneira que uma empresa de câmeras de segurança: tem muitos olhos e formas de trabalhar. Dentre as diferentes áreas de atuação do marketing digital, temos:

  • Marketing de conteúdo;
  • Inbound Marketing;
  • Trade Marketing;
  • Marketing de referência.

Cada uma dessas estratégias de marketing funciona de uma forma diferente e pode ou não dar certo em empresas diferentes. A forma como são aplicadas e recebidas pelos clientes definem o sucesso ou a falha.

Porém, sabemos que o plano de marketing funciona por meio de tentativas que geram erros e acertos constantes. Somente a perseverança da empresa em cumprir suas metas poderá definir quais são os processos que estão errados e se vale a pena mudá-los.

O público mudou consideravelmente, e pode-se dizer que uma parcela consome acessórios para cabos de aço enquanto outros não. Mas para saber disso é preciso acompanhar essas mudanças.

Imagine anos antes, quando o consumidor era uma figura reativa que recebia uma publicidade direta e rasa. Ele não questionava e posteriormente, ao ir à uma loja, lembrava da propaganda, recebia o gatilho e comprava o produto.

Atualmente a mesma pessoa recebe dezenas de e-mails, vídeos, e-books e outras formas de propaganda dos mesmos produtos. Ele também pode comprá-lo em milhares de lojas digitais sem sair de casa. Por isso que o cliente passar mais rápido pelo funil de vendas.

O funil de vendas como maior aliado 

Você já ouviu a expressão “quem não é visto, não é lembrado”? Trata-se da grande verdade do marketing digital. Se você pretende alavancar as vendas de sua empresa de maneira digital, é preciso que o público veja sua empresa e o que você está oferecendo.

Durante esse processo de cativação do cliente, muitos desistem e outros vão até o final. Estratégias como Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo servem para alimentar esses consumidores até que cheguem na última etapa do funil, a compra.

O funil de vendas é composto por três etapas: o topo, o meio e o fim, e é importantíssimo saber em qual dessas etapas existe maior evasão de possíveis clientes.

Além disso, todo o empenho dos profissionais de marketing serve para que os consumidores passem o mais rápido possível por todas essas etapas. Isso pode acontecer no decorrer de uma compra para outro produto.

Se um cliente vai até uma loja de aparelhos elétricos e deseja comprar um epis para eletricista, o processo do funil começa na página, mas no decorrer do processo ele enxerga um outro produto e compra instantâneamente junto da primeira opção.

Isso significa que o consumidor passou por todas as etapas do funil para o primeiro produto e pulou a etapa do meio do funil no momento de efetivar a segunda compra. Ter esses dados é importante para saber em qual etapa sua equipe de marketing deve investir.

As metas precisam ser estipuladas para aumentar a quantidade de clientes que passa pela etapa do meio e o número de clientes que chegam até a última fase do funil de vendas. Não podemos esquecer também do pós-venda.

Um cliente satisfeito é um cliente que retorna ao comércio, por isso ter bem definido o seu funil de vendas é essencial no momento de cumprir as metas do marketing digital.

Empresas que não sabem disso acabam por não compreender o motivo das ações não estarem dando certo. Agora você sabe quais são essas metas? Vejamos as principais a seguir.

Ser a autoridade do seu segmento 

No mundo digital, gerar autoridade é um meio extremamente benéfico de cativar novos clientes. Essa deve ser uma meta de todo empreendedor. Não somente como um indivíduo, mas transformar também o seu negócio em referência no segmento.

 

Basicamente, se você for vender uma máquina para embalar, mostre para todos que a sua é a melhor máquina. Se for vender algum serviço de advocacia mostre que é o melhor advogado no assunto.

 

Todos esses processos são criados, novamente, pelas diversas estratégias de marketing digital que destacamos no início do artigo. A prática constante de cada uma delas construíram essa autoridade perante o mercado.

 

Defina metas que busquem aumentar o interesse do consumidor pela sua marca. Torne-se conhecido por muitos ao ponto da sua empresa de automação industrial ser uma referência. É assim que as grandes empresas são conhecidas mundialmente.

 

Lembre-se que autoridade e credibilidade caminham juntas, não adianta falar bem sobre um produto se ele atrasar no momento da entrega. Também não adianta ter um preço acessível se a qualidade é duvidosa.

A imagem de uma empresa pode demorar décadas para ser construída, mas para destruí-la basta um segundo. Trabalhe sua autoridade em paralelo com a sua credibilidade.

Criar os famosos KPIs

KPIs são indicadores de desempenho, métricas importantíssimas por se tratarem de dados relevantes para saber se um negócio está realmente andando da maneira correta. Existem vários tipos de KPIs e o objetivo das metas é melhorá-los constantemente.

 

Uma empresa de segurança do trabalho tem vários clientes, mas gasta muito dinheiro para consegui-los. Isso significa que o Custo de Aquisição de Clientes (CAC) deles está muito alto, logo a empresa precisa investir em diminuir esse valor.

 

Enquanto isso, uma empresa que presta serviços de social media nota que somente com três postagens diárias consegue um lead, isto é, o contato de possíveis consumidores. Isso mostra que o Custo por Lead (CPL) desta empresa está baixo, logo o objetivo é mantê-lo assim ou tentar diminuir mais ainda.

 

Agora, se você presta serviços de manutenção por cliente e ele paga uma mensalidade para você, saiba que talvez seja necessário verificar o Lifetime Value (LTV), ou Valor da Vida do Cliente, que é o quanto o cliente gasta na empresa até deixar de consumir o serviço.

 

Esses são alguns dos principais KPIs que ditam as metas de uma empresa. Esses valores são calculados de diferentes maneiras e situações e são métricas excelentes para conquistar e definir bons objetivos.

Gerar mais oportunidades 

Por fim, mas não menos importante, a concorrência gerou nas empresas a necessidade de estar sempre gerando mais oportunidades de negócio. Isso significa que, durante o planejamento das metas, é preciso estar constantemente gerando novos leads.

Dentre as diversas ferramentas de marketing digital que existem para gerar leads, podemos destacar:

  • Conteúdo constante nas redes sociais;
  • E-mail Marketing;
  • Leads Magnets;
  • Landing pages.

Essas são algumas ações dentro do Inbound Marketing que são responsáveis por gerar mais leads para o negócio. Por consequência, a empresa acaba criando mais oportunidades de negócio.

Vale a pena também estar sempre atento às novidades do mercado e na concorrência, afinal, você pode estar deixando uma grande oportunidade por não querer “copiar” um rival. Lembre-se: se Bill Gates copiava Steve Jobs, por que nós não?

O sucesso depende da maneira como é feito, mas ideias inovadoras estão aí para serem usadas por todos, sem exceção.

Outro meio interessante é investir nos AdWords, campanhas nas redes sociais e ajuda com links externos, que são estratégias típicas. É interessante precificar todos esses processos, portanto contrate uma assessoria contábil se achar necessário.

Considerações finais

Toda empresa tem metas e mostramos no decorrer do artigo o quão são importantes para uma empresa que deseja conquistar o sucesso. Monte uma equipe de profissionais capazes de realizar as tarefas e invista em novos talentos.

 

Forme novos profissionais que estão estudando, pois eles dão sempre o máximo de si para ganhar destaque. Monte um ambiente saudável para que essas metas sejam alcançadas e de premiações às equipes. O fator humano é tão importante quanto o empresarial.

Esse é o caminho para o sucesso das metas do marketing digital.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.