Marketing

Conheça os tipos de e-mail para e-commerce, para que servem e como usá-los

20 de July de 2022
Conheça os tipos de e-mail para e-commerce, para que servem e como usá-los<

Uma das estratégias mais eficientes e rentáveis para qualquer empresa, o e-mail marketing é uma ferramenta muito interessante para todo segmento. Veja quais os principais tipos de e-mail para e-commerce e como usá-los para aumentar suas conversões.

Qual a importância do e-mail marketing para o e-commerce?

Antes de falarmos dos tipos de e-mail para e-commerce, primeiro é necessário destacar qual é de fato a relevância deles. Utilizar e-mail marketing, antes de mais nada, é uma forma de personalizar o seu contato com seus clientes e consumidores em potencial.

 

Além disso, trata-se de um canal utilizado por muita gente todos os dias. De acordo com os dados do levantamento da Statista de 2021, existem atualmente cerca de 4,14 bilhões de usuários de e-mail no mundo, ou seja, um canal bem relevante para quem deseja se comunicar com consumidores em potencial.

Relacionamento com o cliente

O e-mail para e-commerce é, acima de tudo, um canal para você se relacionar com seu cliente, desde o momento em que ele se cadastra até depois que ele conclui a compra. 

 

É uma forma de estar presente em diferentes etapas da jornada de compra de um usuário e mantê-lo sempre próximo da sua marca.

Nutrição de leads

Qualificar e converter leads, passa muito pelo processo de nutrição desses contatos. Neste sentido, é preciso ter em mente que nem tudo será focado na venda, afinal o consumidor tem uma jornada de compra para percorrer e precisa ser abordado da maneira adequada em cada fase.

Por isso, uma nutrição bem feita e eficaz precisa contar com:

 

  • automação bem segmentada;
  • conteúdo relevante e de qualidade;
  • experiência personalizada.

Fidelização de clientes

Por fim, um dos erros mais comuns para quem usa os diferentes tipos de e-mail dentro da estratégia de marketing para e-commerce é não se atentar ao pós-venda. Continuar a abordagem é essencial para fidelizar seus clientes e conseguir vendas recorrentes. 

Quais tipos de e-mail para e-commerce?

Uma vez que ficou clara a importância deste tipo de estratégia, vamos aos principais tipos de e-mail para e-commerce, aprendendo como e quando utilizá-los dentro da sua campanha.

E-mail de boas vindas

A primeira impressão é a que fica, certo? Por isso, assim que seu lead ou cliente fizer um cadastro compartilhando seus contatos com a empresa, é preciso que ele receba um e-mail de boas vindas. Nesse primeiro contato você deve deixar claro a linguagem e a forma de abordagem que será feita.

Abandono de carrinho

O abandono de carrinho é um dos grandes problemas de quem tem e-commerce. Criar e-mais com o foco em recuperar essas vendas é uma ótima forma de aumentar a taxa de conversão.

 

O mais interessante é que esse processo pode ser automatizado exigindo pouco investimento para “virar uma venda”.

Vendas recorrentes

Dependendo do seu nicho de mercado você sabe que alguns clientes podem comprar com certa recorrência, ou existem produtos complementares que podem ser oferecidos para gerar upsell e cross sell em algumas vendas.
Os e-mails podem fazer isso de maneira automatizada e personalizada, desta forma, os clientes se mantêm próximos da marca e têm maiores chances de comprar novamente de você, uma vez que você já identificou suas necessidades.

Resgate de clientes antigos

Nem todo cliente se mantém ativo, na verdade boa parte deles vai comprar apenas uma vez de você e dificilmente voltar, seja pelo tipo de produto que dura muito tempo, pelo preço e etc. Mas isso não é motivo para desistir dessa base de leads.

Os e-mails de reengajamento são uma maneira de relembrar aquela base das novidades e opções que possam interessá-los e, desta forma, tentar trazê-los novamente para o fluxo de automação.

5 dicas essenciais para um e-mail marketing de qualidade

Agora que você já conhece os tipos de e-mail para e-commerce e para que servem, vamos trazer algumas dicas para que suas campanhas tenham maiores chances de sucesso, veja a seguir.

Tenha um planejamento

É importante planejar os tipos de e-mail para e-commerce, afinal cada um deles tem suas características e por mais que o intuito final seja o de vender, nem todos os contatos estão prontos para a abordagem de vendas.

Por isso, é preciso planejar, se organizar, definir objetivos de campanha e criar os conteúdos dos e-mails em cima desse direcionamento. Também é essencial levar em conta o momento de compra do lead.

Use ferramentas de automação

Não existe uma campanha bem feita e bem gerida que não use uma ferramenta de automação. Por mais que você tenha poucos leads hoje e pense que consegue fazer tudo manualmente, além de não compensar, a curto prazo se torna inviável.

Por isso, é fundamental usar um programa de automação de marketing, como a Lahar ou Rd Station. Alguns deles também possuem versões gratuitas, como o MailChimp.

Segmente seu público

A personalização é um dos segredos do sucesso nas campanhas de e-mail marketing, por isso, crie segmentações para atingir públicos diferentes com abordagens distintas. Desta forma suas chances de envolver os leads são maiores.

Invista em conteúdo relevante e de qualidade

Além de planejar, programar e segmentar é preciso ter um conteúdo que seja bem feito e principalmente que seja relevante ao lead.

Não adianta fazer algo incrível se o cliente não estiver interessado, por isso, sempre teste os tipos de conteúdo para saber o que dá mais ou menos retorno.

 

Aprender a usar todos os tipos de e-mail para e-commerce é essencial para aumentar suas conversões, por isso, caso tenha ficado alguma dúvida, deixe nos comentários que nós te respondemos ou, se for o caso, produzimos um novo conteúdo a respeito.

 

Este artigo foi escrito pela Apps Ecommerce, desenvolvedora de aplicativos para Shopify como Parcelamento Installments, Boleto Recovery e Shoplinks.