Conteúdo otimizado e de qualidade melhora a visibilidade e a reputação de um site. Eles são consultados e compartilhados, mas essa popularidade é passageira. Também existe o chamado conteúdo atemporal, denominado: Evergreen, um recurso muito usado pela agência de marketing digital.

Evergreen Content leva o nome das árvores perenes (que permanecem verdes durante todo o ano). O que é conteúdo Evergreen? Quais são suas características e pontos fortes? Aqui está tudo o que você precisa saber sobre este conteúdo não perecível.

O que é Evergreen Content?

Apostar no Evergreen Content significa optar por produzir artigos atemporais para melhorar a visibilidade de um site ou blog a longo prazo. Esses conteúdos devem ser:

·        interessante,

·        informativo.

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  • ·        Eles são o oposto de conteúdo promocional ou sazonal.

Integrar o conteúdo Evergreen é uma etapa essencial em uma estratégia de conteúdo. Mais do que conteúdo promocional, esse conteúdo não perecível gera leads e melhora a taxa de conversão. Podem ter caráter informativo (artigos) e até representar uma mais-valia (ebook ou white paper para download).

Como o conteúdo Evergreen se destaca?

O conteúdo perene (ou conteúdo EVERGREEN) é reconhecível por seu aspecto educacional. Você não encontrará termos que se referem a um período ou evento como “feriados”, “promoções”, “dia das mães”, nele.

Esse tipo de conteúdo é compartilhado ao longo do tempo, por isso é bem referenciado pelos mecanismos de busca. Bom conteúdo Evergreen também é, e acima de tudo, fácil de entender. Deve fornecer ao leitor uma resposta .

4 exemplos de conteúdo Evergreen

1. PERGUNTAS FREQUENTES OU FAQS SÃO UM BOM EXEMPLO DE CONTEÚDO EVERGREEN

Responder às perguntas do seu público é uma das suas principais tarefas. Se o seu negócio não tem segredos para você, pode não ser o caso dos seus leitores. Portanto, é fundamental responder a todas as perguntas, mesmo as mais simples, para convencer seus futuros clientes.

Responder às dúvidas dos internautas não se limita à sua atividade e aos produtos e serviços comercializados. Também é necessário lidar com as questões relacionadas.

Por exemplo, se você está comercializando purificadores de ar, precisa abordar o tópico de umidade e seus riscos à saúde. O objetivo é trazer um público qualificado para o seu site, fornecendo uma resposta direcionada.

2. QUEM SOMOS?

A página “Sobre nós” é um exemplo perfeito de Conteúdo Evergreen, pois não precisa ser atualizado regularmente. Existem muitas possibilidades para esta página, como a apresentação de:

·        O time,

·        o (s) site (s) de produção,

·        mesas,

·        ou as tecnologias usadas,

·        e também contar a história da empresa.

Para esta etapa, pense em contar histórias que seja muito popular entre os leitores.

Esses conteúdos são de grande importância aos olhos dos futuros clientes. Eles colocam um rosto por trás de produtos, serviços ou, mais geralmente, uma marca. A seção “Quem Somos” humaniza sua atividade. Também oferece a oportunidade de compartilhar a cultura e os valores da empresa e de falar sobre as ações realizadas com seus leitores.

3. OUTRO EXEMPLO DE CONTEÚDO SUSTENTÁVEL: WHITE PAPERS E E-BOOKS

Fornecer conteúdo completo em uma versão para download é um valor agregado. Dependendo da natureza de sua atividade, você pode oferecer:

·        guias de compras,

·        comparações,

·        e arquivos completos,

·        ou mesmo tutoriais.

Este conteúdo deve corresponder às expectativas de seus potenciais cliente. Para fazer isso, crie personas! Em outras palavras, pinte um retrato do cliente típico atribuindo-lhe características semelhantes às de seu público. Para atingir um grande painel de consumidores, é recomendável criar Evergreen Content tanto para novatos quanto para velhos visitantes.

Trabalhe bem nos títulos desses arquivos! Eles devem ser impactantes e fazer você querer ler o conteúdo.

Se você oferece produtos de higiene pessoal para crianças pequenas: crie um ebook sobre “10 atividades para experimentar na hora do banho”.

Se você trabalha na área de alimentação: sugira “10 frutas e vegetais para comer na primavera” ou “Compreendendo os perigos do sal”. Esse tipo de conteúdo é muito popular e, acima de tudo, além de perene, é veiculado nas redes sociais.

Bom saber:

Para entender melhor as necessidades do seu público, configure um pequeno formulário para fornecer acesso para download de white papers e e-books. Assim, você coleta dados que pode usar.

4. O GLOSSÁRIO

Dependendo da atividade da sua empresa, pode ser imprescindível a criação de um glossário . Isso permite que você use o vocabulário utilizado em seu conteúdo, para criar uma rede interna e, mais uma vez, para responder a quaisquer perguntas do seu público.

Mesmo que seja Evergreen, o glossário evolui e é enriquecido com o tempo. É um grande trunfo para o SEO!

Erros a evitar com o Evergreen Content

Os benefícios do conteúdo Evergreen são inegáveis. No entanto, esses artigos atemporais não devem ser o único conteúdo em seu site ou blog. Devem ser complementados por conteúdo sazonal e, portanto, mais breves. Um site ou blog deve estar ativo para ser bem referenciado.

Regularmente, é uma boa ideia reler o conteúdo perene para atualizá-lo. Se você integrou links internos e externos, verifique se eles ainda funcionam. Caso contrário, o SEO não funcionara.

O tom do conteúdo perene deve ser o mesmo de outros conteúdos que enriquecem o seu site. Até a sua presença está inscrita no tempo: não aposte num tom muito neutro ou mesmo distante. Sua personalidade e cultura da empresa devem ser refletidas em todas as postagens .

O que lembrar do conteúdo sustentável

Evergreen Content é um ativo, desde que você o escreva bem e o mantenha no mínimo 1000 palavras. É importante trabalhar o equilíbrio certo entre conteúdo efêmero e conteúdo permanente . Regularmente, não hesite em se comunicar em um de seus conteúdos Evergreen para reavivar o interesse de seu público e até atrair um novo visitante.

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