Descubra a importância de realizar uma pesquisa de mercado sobre o seu produto
A competitividade está batendo na porta de muitos negócios. Por isso, independentemente do porte ou do segmento de atuação, os gestores precisam ficar atentos aos riscos e às oportunidades às quais a empresa está sujeita. Tornar a empresa tecnológica é um passo importante. Acompanhado disso, deve estar o desenvolvimento de uma estratégia alinhada com as necessidades do mercado.
Nesse contexto, uma ferramenta conhecida dos gestores, que desempenha uma função importante para a gestão e o processo de tomada de decisões é a pesquisa de mercado.
O que é a pesquisa de mercado?
A pesquisa de mercado é um levantamento realizado pelas empresas com o objetivo de avaliar a viabilidade de um negócio, produto ou serviço. Por meio da coleta de informações, ela consegue identificar problemas e oportunidades, o que contribui para o processo de tomada de decisões.
Assim, a pesquisa de mercado funciona como um estudo realizado a partir da coleta de informações. Os dados coletados são interpretados e geram insights que auxiliam os gestores a tomarem decisões.
Essa pesquisa pode ser realizada de forma quantitativa ou qualitativa e contempla tanto assuntos básicos quanto demandas de análise mais complexas.
Como funcionam as pesquisas de mercado?
Para fazer uma pesquisa, o primeiro passo é entender qual será a pergunta que você pretende ver respondida na sua pesquisa de mercado. O questionário deve ser criado com o objetivo de responder a uma dúvida relacionada à empresa ou aos produtos e serviços ofertados.
É recomendado pensar nessa questão por um tempo, já que ela vai ser o ponto central da sua pesquisa. Por exemplo, imagine que sua empresa está pensando em criar uma nova linha de produtos. Nesse caso, a pergunta central a ser respondida por meio da pesquisa de mercado seria: é viável lançar essa nova linha de produtos?
Então, a partir dessa questão, você vai definir uma série de perguntas que serão aplicadas aos consumidores por meio da pesquisa de mercado. Essas perguntas podem incluir desde dúvidas sobre a rotina — e que possam estar direta ou indiretamente relacionadas ao produto —, até perguntas específicas sobre hábitos de consumo relacionados àquele item.
Qual é a importância da pesquisa de mercado?
Alguns gestores acreditam que a pesquisa de mercado só funciona para grandes empresas. A verdade é que não importa o tamanho da empresa ou o segmento de atuação, a pesquisa de mercado vai ajudar a qualificar o processo de tomada de decisões.
O cenário de competitividade tem um amplo alcance, por isso é necessário tomar decisões certas para conseguir atingir os melhores resultados. E, para tomar as melhores decisões, você precisa conhecer o mercado, a concorrência e os seus consumidores. É aqui que a pesquisa de mercado ajuda o seu negócio.
Por isso, a pesquisa de mercado é uma maneira segura de obter as informações necessárias para que você possa tomar decisões baseadas em dados reais.
Como realizar uma pesquisa de mercado?
A pesquisa de mercado é um estudo importante, que pode ser realizado em diferentes situações. Precisa analisar a situação do mercado ou quer fazer uma pesquisa prévia antes de lançar o produto? Invista em uma pesquisa.
Os moldes da pesquisa realizada estão atrelados ao objetivo que o gestor pretende alcançar. A seguir, listamos os principais passos para colocar a pesquisa no papel. Essas sugestões podem ser adaptadas de acordo com o tipo de informação que a empresa pretende obter.
- Defina qual será o objetivo da empresa. Antes de começar a pesquisa, o gestor precisa definir claramente qual é o seu objetivo.
- Estabeleça o público alvo da pesquisa. Você vai entrevistar consumidores, fornecedores ou concorrentes?
- Defina qual será o tamanho da amostra da sua pesquisa, ou seja, quantas pessoas vão responder ao questionário.
- Elabore uma prévia de roteiro de perguntas, selecionando as que forem simples, diretas e imparciais. Esta prévia deve ser testada antes de partir para o próximo passo.
- Elabore o questionário da sua pesquisa de mercado com as perguntas testadas e validadas.
- Aplique o questionário da sua pesquisa de mercado.
- Reúna os resultados e analise as respostas.
Para uma pesquisa de mercado sobre produtos, antes de compartilhar o questionário com o público, é fundamental que você tenha definido quem é o seu público-alvo.
Outra dica importante diz respeito às pessoas envolvidas na pesquisa. Profissionais da empresa e familiares não podem participar da pesquisa, pois prejudicam a imparcialidade do estudo.