A palavra-chave para conquistar resultados melhores com sua estratégia de marketing digital é a geração de leads. Quanto mais leads você conseguir gerar, melhores oportunidades de negócios irá conquistar.

Os leads, ou clientes em potencial, são aquelas pessoas que demonstram interesse real pelo que sua companhia tem a oferecer, e por conta disso acabam se aproximando mais dela.

Para trabalhar com processos digitais em suas vendas, é muito comum que você trabalhe com uma estrutura de engajamento conhecida como Funil de Vendas.

Neste funil, os consumidores são divididos em segmentos por conta da etapa da jornada de compra de caixa para pizza pré-assada, por exemplo, em que se encaixam.

Normalmente, o funil de vendas divide os consumidores nas seguintes etapas:

  • Visitante;
  • Lead;
  • Oportunidade;
  • Cliente.

De todas estas etapas, a que demanda mais atenção é a do lead, que é o momento em que o visitante decide ter um relacionamento mais próximo com a empresa, mas ainda não está pronto para ser abordado pela equipe de vendas ou para fechar o negócio.

Um consumidor passa do estágio de visitante para o lead quando ele começa a se interessar pelo material que você tem a oferecer, normalmente buscando conhecimentos mais específicos de um sistema tms em troca de seus dados de contato.

Com esse contato, você tem uma chance de se comunicar de maneira mais efetiva, auxiliando os leads durante sua jornada de compras e guiando-o para as conversões, até o momento certo de suas vendas.

Dessa forma, você consegue ampliar os relacionamentos com seus consumidores e estruturar melhor uma série de recursos para trabalhar seu perfil de marketing digital. A internet tem ocupado cada vez mais parte do dia a dia do consumidor comum.

Com o processo conhecido como transformação digital, os avanços tecnológicos tem se tornado cada vez mais populares, com uma das principais vertentes sendo a da internet móvel e dos dispositivos mobile para serviços de contabilidade em geral.

Com estes dispositivos, as pessoas têm passado muito mais tempo conectadas, e por conta disso, mais propensas a consumir material digital. Esse tipo de mudança ocasionou uma alteração no próprio perfil do consumidor, que se encontra hoje muito mais exigente.

Antes, o cliente era uma figura reativa, que simplesmente esperava uma propaganda chegar até ele e eventualmente se interessava por algo. 

Hoje, por outro lado, o consumidor é ávido por respostas e informação, consumindo o máximo possível de conteúdo que ele conseguir.

O marketing de conteúdo, um grande aliado da geração de leads, acabou despontando nesse meio, garantindo novas estratégias de engajamento e aproximação com os consumidores de polimento de avião como um todo.

Conquistando mais leads

Agora que você conhece melhor o que é o lead e porque ele é importante, é hora de descobrir como conquistar uma estrutura de atendimento mais qualificada para estas pessoas. 

Vale lembrar, entretanto, que cada empresa é única, e nem sempre a mesma dica funcionará para duas companhias diferentes, ainda que elas estejam trabalhando no mesmo segmento, por isso é importante entender melhor suas possibilidades.

Adaptar estas dicas a sua realidade é uma excelente maneira de conseguir resultados mais expressivos, sobretudo por conta de ações de impacto que possam fazer a diferença na hora de conquistar novos clientes de folha de pagamento em ABC.

Informação sempre

Para muitas pessoas, essa é uma dica um tanto quanto óbvia, e inclusive já foi citada no texto. Entretanto, é preciso reforçar a importância do marketing de conteúdo e da apresentação de informação de qualidade na hora de conquistar o consumidor.

No marketing digital, o conteúdo é um dos elementos mais importantes dentro das ações de engajamento com pessoas.

Por isso, é fundamental que você saiba como aplicar esse tipo de conteúdo e o que o cliente precisa para oferecer as informações de maneira adequada.

Quando o consumidor entra em sua loja ou site, ele deseja conhecer mais sobre algum produto ou serviço, como a destinação de resíduos industriais.

Nesta etapa, é preciso alimentar esse consumidor com informações relevantes, a ponto de deixá-lo curioso e desejando receber um conteúdo a mais do que está sendo apresentado em canais comuns, ajudando-o a entender melhor suas necessidades e desejos.

Este consumidor pode encontrar em algum momento uma área especial, onde receberá algum tipo de conteúdo exclusivo em troca de seus dados de contato. Esse conteúdo pode ser uma produção audiovisual, um e-book ou até mesmo um infográfico.

No momento em que ele decide optar por esse tipo de conteúdo, ele passa pela primeira conversão do funil e se torna um lead, pronto para iniciar uma comunicação mais direta e efetiva.

Entendendo seu público

Outro ponto importante para trabalhar com a geração de leads é conhecer as pessoas que você tem se comunicado. Se você não sabe para quem está criando conteúdo, ficará muito mais difícil essas pessoas encontrarem seu material.

Por isso, entender O seu público-alvo é um passo essencial para garantir resultados mais expressivos. O público-alvo é um grupo de pessoas com gostos e interesses em comum, cuja propensão de consumir em sua empresa de serviço de portaria remota é maior.

Estas pessoas serão o foco de sua campanha de marketing digital, que deve ser capaz de encontrá-las corretamente usando técnicas de engajamento como o SEO (Search Engine Optimization), conjunto de ações que permite uma facilitação nas buscas feitas na internet.

Caso você precise de uma métrica mais segmentada, uma vez que o público-alvo ainda é bastante genérico, o ideal é começar a trabalhar com personas. 

Uma persona é a idealização de um consumidor, criado com base nas pesquisas do público-alvo e em transações anteriores de uma contabilidade para empresas, por exemplo..

A persona é uma figura extremamente detalhada, uma vez que além de informações padronizadas como nome, endereço e profissão, você também cria todo um perfil psicológico para obter as respostas que precisa.

Dessa maneira, você tem um controle muito maior sobre o tipo de ação que será realizada, buscando ações que favoreçam a empresa e alcancem um público interessado muito maior, o que se converte em uma quantidade maior de leads.

Produção de conteúdo em blog

O blog é uma das principais ferramentas de geração de leads da atualidade. Esta plataforma de geração de conteúdo é muitas vezes bem segmentada e permite que sua marca tenha a própria voz, apresentando conteúdos interessantes sobre sua área de atuação.

É importante destacar que o blog não é uma plataforma de vendas, e por isso a linguagem utilizada nesse formato deve ser diferenciada. 

Em um blog você está apresentando recursos e informações para qualquer pessoa interessada, independente de gerar oportunidades diretas.

O ideal neste caso é que você apresente situações de identificação dos consumidores, no qual consegue apresentar de forma natural sua companhia como uma solucionadora de problemas. Assim, o blog consegue ser muito efetivo nessa etapa inicial.

Quando o consumidor encontra conteúdo de qualidade em um blog, é comum que ele procure mais informações, e acabe passando mais tempo consumindo seu material. Através disso, ele começa a criar uma relação de confiança com sua estrutura de atendimento.

Quando estiver no momento certo, o consumidor poderá ser abordado por sua equipe de vendas, uma vez que tenha sido alimentado corretamente enquanto lead através desse tipo de produção de material.

Não esqueça de colocar o máximo possível de sua marca no blog, através de logotipos, links e produtos para aproveitar esse espaço de divulgação. Além disso, é interessante criar uma sessão de assinaturas.

Dessa forma, o cliente pode se tornar um lead com muito mais facilidade, entrando em sua lista de cadastros para receber informações interessantes sobre o material que você está divulgando.

Conteúdo multimídia

Trabalhar com material multimídia é fundamental para conquistar uma quantidade maior de leads. Hoje, muitas pessoas preferem consumir produtos de audiovisual ou mesmo conteúdos em áudio, no formato de podcast.

Além de serem plataformas mais fáceis de absorver o conteúdo, muitas vezes estes materiais são inclusivos, uma vez que ajudam pessoas que têm dificuldade com leitura de textos na internet.

Portanto, trabalhar com o máximo possível de mídias que você conseguir é muito importante para aumentar sua capacidade de gerar leads.

Considerações finais

A geração de leads tornou-se um dos principais focos da maioria das empresas, em grande parte por conta dessa migração para os canais digitais, que hoje representam uma considerável fatia do mercado.

Para aplicar seus conteúdos de forma mais efetiva, saber conquistar novos leads e trabalhar com eles durante o processo de conversão no funil de vendas é uma das etapas mais importantes de qualquer empresa.

Dessa forma, você consegue se tornar uma liderança no mercado, adquirindo grande destaque no setor em que está inserido.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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