Marketing

Dicas para criar uma estratégia de marketing multicanal

14 de March de 2023
Dicas para criar uma estratégia de marketing multicanal<

Da mesma forma em que muitos são os desafios a serem encontrados por parte de uma empresa, o mesmo pode ser dito sobre as estratégias existentes que podem ajudá-la a conquistar melhores resultados, entre elas, o que chamamos de marketing multicanal.

Esse tipo de tática trabalha ao lado das diferentes plataformas que podem vir a ser consideradas por uma empresa, escolhendo pelas opções que melhor façam uma conexão entre seus negócios e o seu público, aumentando assim suas chances de bons resultados.

Inclusive, estar atento a isso é também uma forma de conseguir lidar com todo o nível de competição que podemos encontrar em um mercado, sendo preciso lidar com essa realidade para que um negócio venha a conquistar a melhor performance em sua área.

É a partir desse tipo de preparo que sempre que o público procura por conserto de compressor de ar, seja qual for o seu canal de preferência, torna-se possível para uma companhia em específico se destacar, aumentando o contato com seus clientes.

Agora, para que tal resultado venha a ser conquistado, é necessário estar atento a todas as possibilidades que podem existir no seu mercado, tanto em relação a oportunidades como também desafios, para que seja possível lidar com ambos da melhor maneira.

Isso é algo válido para qualquer tipo de empreendimento que possa se destacar no cenário comercial, independente de qual seja o seu segmento, já que o avanço digital junto a outras questões criam um cenário similar para muitos negócios em sua gestão.

Em relação a isso, é possível destacar o papel das plataformas digitais, sendo esses espaços capazes de trazer uma melhor conexão entre uma empresa e o seu público, aumentando dessa forma o destaque que um revendedor siemens pode alcançar.

Tudo isso aponta para o valor que um negócio pode vir a conquistar dentro do cenário digital. 

Então, é preciso reconhecer quais são as melhores oportunidades a serem alcançadas nesse sentido, o que envolve a escolha dos canais digitais que tenham um maior destaque.

Ou seja, da mesma forma que a internet oferece um grande número de canais de oportunidade. Então, passa a surgir o desafio em cima de tal escolha, para garantir que uma marca melhor se relacione com o seu público dentro dos caminhos de maior sucesso.

E para que tal decisão venha a ser tomada por parte de uma marca existe uma estratégia específica de marketing que precisa ser reconhecida, sendo o caso de uma tática multicanal.

Como age o marketing multicanal?

Esse tipo de estratégia comercial olha especialmente para quais são os canais de comunicação que estão disponíveis para uma empresa, cabendo a ela escolher as opções que possam levar a melhor performance possível de tal negócio.

De modo geral, essa tática trabalha com a escolha dos melhores canais existentes, sendo importante reconhecer o valor que existe nas plataformas digitais, mas sem fechar os olhos para as oportunidades que ainda estão presentes em outros tipos de mídias.

Sendo assim, da mesma forma que um cliente pode entrar contato com uma assistência técnica de impressoras através de um serviço de e-mail, tal indivíduo pode ter preferência por se comunicar através do telefone, falando diretamente com um atendente humano.

Diante do exemplo acima, tal empresa pode acabar oferecendo um melhor serviço ao público ao se colocar disponível no maior número possível de canais, seja para se comunicar com sua audiência ou até mesmo para realizar algum tipo possível de compra.

Entre os canais que podem ser destacados nesse sentido, algumas opções recebem uma maior atenção, entre elas:

 

  • E-mail;
  • SMS;
  • Redes sociais;
  • Telefone;
  • Sites;
  • Mercado presencial;
  • Landing pages;
  • Publicidade paga.

 

O que não faltam são opções para que um indivíduo possa fazer algum tipo de pesquisa por aparelho auditivo para idosos preço e então, ser respondido através de um grande número de canais, de acordo com as opções a serem trabalhadas por uma empresa.

Em relação a tudo isso, é destacado o marketing multicanal, tratando-se de uma estratégia que busca adotar as melhores decisões a serem tomadas por um negócio, escolhendo pelos canais que permitam realizar a melhor conexão possível com seu público.

Trabalhar com diferentes canais, junto dessa estratégia de mercado, pode fazer com que um negócio acabe tendo acesso a um grande número de vantagens, entre elas:

 

  • Aumento em seu alcance;
  • Visibilidade da marca;
  • Maior fidelização dos clientes;
  • Alcance a melhores resultados;
  • Contato com um número variado de público.

 

De modo geral, é possível dizer que quanto maior for o número de canais abordados por uma empresa, maior pode ser também as suas possibilidades de conexão com esse público, reconhecendo também quais são os espaços onde encontra-se essa sua audiência.

Tudo isso passa a ser visualizado por quem oferece um serviço de limpeza de fachada predial ou qualquer outro item, por exemplo. 

Com isso, consegue chegar a sua audiência de interesse a partir do momento em que são escolhidos canais específicos para serem trabalhados por parte de uma empresa.

E é com isso que podemos reconhecer o valor de uma estratégia de marketing multicanal, a partir da escolha não apenas de uma plataforma, mas também de várias. Então, é feito um trabalho em conjunto para chegar ao maior número possível de público.

Para ter sucesso através dessa estratégia de comunicação, torna-se necessário conhecer melhor sobre esse tipo de tática de mercado, sabendo, inclusive, sobre como trabalhar com tal tipo de estratégia.

Criando uma estratégia de marketing multicanal

Após reconhecer o valor de uma tática multicanal, o passo agora é saber como trabalhar com esse tipo de marketing, algo que pode ser conquistado a partir das seguintes ações:

Conhecer o público

Ter um conhecimento amplo sobre a sua audiência de clientes deve envolver também a lista dos canais que são mais acessados por parte de uma companhia. 

Nesse sentido, é possível destacar quais são as redes onde um público busca por bombas airless, por exemplo.

A partir dessa resposta, é possível focar a sua comunicação dentro desses canais específicos, o que pode incluir quais são as plataformas digitais de maior destaque, assim como os canais tradicionais são mais consumidos por esse público, como um canal de TV.

Estudar os canais disponíveis

Ao estudar as preferências do público, já é possível ter uma noção inicial sobre quais são os canais disponíveis para um negócio. Então, é importante ampliar ainda mais esse leque, de forma a conhecer todas as possibilidades existentes para se comunicar com seu público.

Ao pensar apenas nas redes sociais, por exemplo, já é possível encontrar um grande número de oportunidades, que vão desde o tom profissional do LinkedIn até os conteúdos em vídeos do Instagram, cada um com um destaque para um serviço de mandrilhamento, por exemplo. 

Automação de campanhas

Ao pensar nos canais digitais existe algo de especial que é a possibilidade de automatizar suas atividades de comunicação, usando dos programas disponíveis para programar posts, de acordo com os horários de maior acesso por parte do seu público de interesse.

Integração dos canais

Voltando à pluralidade de canais, é importante ter cuidado para que não seja feita uma comunicação diferente em cada uma dessas possibilidades. Então, é importante fazer um trabalho de integração nesse sentido, combinando ações em cima dessas plataformas.

 

Frente a isso, é possível destacar as ações de uma campanha de lançamento de um novo modelo de grelha em ferro fundido, por exemplo, no qual podem ser feitos vídeos para o Youtube explicando esse novo material, enquanto na TV, o foco fica no nome desta companhia.

A partir desse trabalho integrado, torna-se possível não só alcançar um número maior de público, mas também conquistar uma relação mais forte com tal audiência, colocando-se presente em todos os canais que podem vir a ser acessados pelo seu público.

Desenvolvimento de bons conteúdos

Seja qual for o canal escolhido, é importante que exista uma oferta de grande qualidade em cima dos conteúdos a serem publicados, para que onde o público tenha contato com uma marca a melhor relação possa vir a ser conquistada, para o bem dessa empresa.

Realize testes de comunicação

Por fim, é importante estar sempre em busca de melhorias dentro do seu processo de comunicação, o que inclui não só a escolha dos canais adequados, como também em relação aos conteúdos que serão compartilhados dentro desses espaços.

Uma forma de lidar melhor com isso é através da realização de testes, de forma a verificar formatos que possam se conectar melhor com o público, usando dos resultados iniciais como uma base para otimizar suas ações no futuro, melhorando sua comunicação.

E em frente a tudo isso, mostra-se necessário saber como trabalhar com uma estratégia multicanal da melhor forma possível, para que assim, seja possível conectar-se de forma otimizada com o seu público, através de todos os canais que estejam disponíveis.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.