Relevância é a palavra de ordem quando o assunto é marketing pessoal. Para conseguir se tornar uma autoridade e ampliar seu alcance de maneira efetiva, seja entre o grupo de profissionais que você conhece, dentro da empresa ou para atingir milhares de pessoas, você vai precisar de algumas ferramentas de marketing pessoal.

LinkedIn, WordPress, Youtube são algumas dessas ferramentas de marketing pessoal. 

Por meio delas é possível gerar e compartilhar conteúdo relevante para a base de clientes. 

E porque conteúdo é tão importante? Por que é por meio dele que você poderá mostrar para seu nicho, e para as pessoas que compõem esse mercado, que você sabe do que está falando!

Pensando nisso, listamos x ferramentas de Marketing Pessoal que vão te ajudar:

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5 ferramentas de Marketing Pessoal para suas carreira

A seguir criamos uma seleção com estratégias e ferramentas de marketing pessoal que vão ajudar a posicionar o seu nome como uma referência no seu setor. Acompanhe!

1. LinkedIn

Sem dúvidas o LinkedIn é uma das ferramentas de marketing pessoal mais importantes para quem deseja desenvolver sua carreira

A rede social é voltada para o público profissional e tem a missão de conectar profissionais e empresas. 

Por meio desse canal você pode estreitar seu relacionamento com outros profissionais, parceiros e com organizações. 

Algumas dicas valiosas para usar essa ferramenta são: 

  • crie um perfil completo com seu histórico;
  • crie conexões com antigos e atuais clientes, colegas de trabalho, empregadores, funcionários; 
  • acompanhe o trabalho de profissionais que você admira;
  • mantenha contato com pessoas que conheceu em eventos; 
  • produza conteúdo relevante e mais. 

O vídeo abaixo oferece algumas dicas extras para você usar o LinkedIn como uma ferramenta de marketing pessoal estratégica. Vale a pena assistir.  

2. Site

Ter um site vai te ajudar a posicionar seu nome como referência. Se você é um profissional da área de finanças, por exemplo, pode desenvolver um site que reúna:

  • dicas;
  • materiais de apoio;
  • cursos;
  • dados de contato para que possíveis parceiros se aproximem. 

O tipo de site também vai variar de acordo com o seu objetivo. Por exemplo, se você quer se fixar como um consultor na sua área, que pode ser contratado por outras empresas, o site deve deixar isso bem claro. Vai ser interessante reunir landing pages para captar leads e realizar um trabalho de nutrição desses contatos por meio de outras ferramentas como o e-mail marketing. 

Leia mais em: O que são leads? 5 dúvidas mais comuns sobre captação de leads

3. Blog

O blog é uma ferramenta importante para quem deseja aprender como fazer marketing pessoal, por diversas razões. 

A primeira delas está relacionada ao conteúdo que é criado. Por meio da produção de conteúdo relevante você mostra que domina conteúdos atuais sobre o setor, ampliando assim sua autoridade. 

Além disso, a produção de conteúdo é um dos fatores mais relevantes para o SEO. Isso quer dizer que se você deseja que seu nome e seu site, bem como os textos produzidos, apareçam como resultado de busca no Google, você vai precisar de um blog associado ao seu site.

4. Youtube

Usar essa ferramenta para marketing pessoal pode ser um desafio para muitas pessoas, entretanto, o resultado pode ser fantástico!

Assim com as pessoas usam o Google para pesquisar sobre assuntos que as interessam, elas também usam o Youtube. São centenas de horas de conteúdo assistido todos os dias e o seu material pode ser um deles. 

Além da relevância do material produzido, o Youtube permite que você crie um laço mais próximo com quem está assistindo ao material, afinal, o espectador conhece o seu rosto, identifica sua personalidade e tom de voz. 

E ai? Vai encarar essa?

5. E-mail marketing

O e-mail marketing pode ser usado para uma série de ações de marketing pessoal, entre elas, ele pode ser um canal aberto de comunicação entre você:

  • e as pessoas que conheceu em um evento;
  • e os leitores do seu blog que se interessaram em se inscrever em uma newsletter para receber novidades;
  • entre leads que baixaram um ebook …

Preocupe-se, sempre, em criar e-mails personalizados e respeitando os critérios de segmentação de contatos.  

Leia também: Como automatizar o envio de e-mails em 7 passos

O e-mail é uma ferramenta poderosa para manter o relacionamento com pessoas que acompanham seu trabalho e mostrar mais de quem você é para quem acabou de “chegar” e está começando a te acompanhar. 

Marketing pessoal exige trabalho!

Mas você já está acostumado a isso, correto? Foi trabalhando que você construiu e vem construindo a sua carreira. 

Para se consolidar como uma auttoridade em assuntos profissionais existem outras ferramentas de marketing pessoal que podem integrar seu leque de ações, entre elas:

  • podcast;
  • Instagram;
  • produção de ebook.

Você não precisa investir em todas elas de uma só vez. Comece com uma ou duas e vá agregando outros canais conforme você se sentindo confortável. 

Lembre-se que o marketing pessoal é muito mais sobre o que você sabe do que sobre você. É por isso que o conteúdo relevante é tão importante.

O marketing pessoal não é sobre puxar saco, nem ser intrometido ou metido.

Marketing pessoal é sobre sua capacidade de compartilhar informações que vão ajudar as outras pessoas. 

Quanto mais gente aprender com você, mas pessoas serão gratas ao seu trabalho e vão te respeitar com profissional.

Como você viu ao longo deste artigo, o marketing pessoal tem tudo a ver com o marketing digital, por isso esteja sempre aprendendo como usar essas “novas tecnologias” para alavancar sua carreira.

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