Marketing

As 5 ferramentas para trabalho remoto essenciais para seu dia a dia

25 de November de 2021
As 5 ferramentas para trabalho remoto essenciais para seu dia a dia<

Ferramentas para trabalho remoto podem ser grandes aliadas dos profissionais que têm dificuldades para controlar seus horários de começar e encerrar suas atividades. 

De acordo com um estudo feito pela empresa brasileira Global Line, especializada em treinamento e consultoria que atua nas áreas de diferenças culturais, 38% dos entrevistados sentiram dificuldade em organizar a agenda durante a pandemia. 

Para melhorar a gestão de trabalho remoto, existem diversas ferramentas que ajudam a controlar as demandas com facilidade, garantindo uma rotina mais saudável para os colaboradores. 

Quer conhecer quais são as ferramentas mais indicadas? 

A partir de agora, listamos diversas alternativas que ajudam a controlar as demandas e até que melhoram as reuniões online da sua empresa. Acompanhe!

Quais são as melhores ferramentas para trabalho remoto? 

No livro Remote, Jason Fried e David Heinemeier Hansson listaram algumas vantagens do trabalho remoto, como a possibilidade de controlar o seu dia de forma independente. Porém, nem sempre conseguimos deixar tudo em ordem, não é mesmo? 

Se você tem esse mesmo sentimento, acompanhe a seguir quais são as melhores ferramentas para a gestão de trabalho remoto. Após a leitura desta lista, será mais fácil organizar as demandas do dia a dia e fazer reuniões à distância com os seus colegas de trabalho. 

É fundamental deixar claro que, ao escolher as ferramentas para trabalho remoto, optamos por opções que sejam práticas. Dessa forma, a curva de aprendizado é mais rápida e o usuário pode aproveitar todas as funcionalidades. Acompanhe!

1- Miro 

Vamos iniciar a nossa lista de ferramentas para trabalho remoto falando sobre a Miro. Ela é uma ótima opção para desenvolver mapa mental online, que pode ser utilizado para diversas finalidades em uma empresa. 

  • Fazer brainstormings;
  • Planejar projetos;
  • Mapear a arquitetura da informação;
  • Criar organogramas;
  • Desenvolver estratégias de vendas simultaneamente. 

Engana-se quem pensa que Miro é apenas um software de mapa mental básico. Pelo contrário, com o apoio de uma lousa virtual infinita, ela auxilia as equipes em diversas tarefas visuais. 

  • Desenvolver o mapeamento de jornada de usuários; 
  • Planejamento ágil;
  • Iteração de design;
  • Gerenciamento visual de projetos. 

A ferramenta oferece ainda outros benefícios para os usuários, como: colaboração em tempo real, vários estilos de design, comunicação diversificada (vídeo, bate-papo, @menções, emojis e comentários integrados), mapa de apresentação e tela infinita. 

O mais interessante é que, para fazer um mapa mental com a Miro, você não precisa ter conhecimento avançado em design, uma vez que o sistema é intuitivo.

Basta pensar em um conceito central, adicionar ramificações e escolher as cores que combinam com o perfil da sua empresa. Depois, é só usar a imaginação.  

A possibilidade de fazer mapas conceituais é um dos diferenciais da ferramenta. Nela, você pode estruturar novas ideias para trazer inovação para a rotina da empresa. 

Todas essas funcionalidades têm conquistado o coração de mais de 25 milhões de usuários no Brasil e no mundo, além de empresas como Dell, Cisco e Deloitte. Sem dúvidas, é um ótimo sistema de gestão de trabalho remoto para a sua empresa. 

2- Zoom

Fonte: Blog da Zoom 

O Zoom é uma ferramenta que permite fazer reuniões virtuais de um jeito simples e prático. Não é necessário ser especialista em tecnologia ou programação para conversar com colaboradores em qualquer lugar do mundo. 

Com poucos cliques, você consegue fazer reuniões por vídeo, interagir com clientes e colegas de trabalho por meio do vídeo HD e áudio do Zoom. 

Uma das principais vantagens da ferramenta é que ela permite conversar com as pessoas em qualquer lugar do mundo, seja em casa, escritório e até no trânsito. 

No Zoom, você pode trabalhar em conjunto com os outros membros do site, utilizando o recurso de compartilhamento de tela, o quadro branco e as ferramentas de anotação do Zoom. 

Outro ponto positivo é que a tecnologia conta com um chat em que o usuário pode utilizar mensagens instantâneas com qualquer colaborador. 

Com a integração do Zoom com outras ferramentas, como Asana e Box, você não precisa deixar várias abas abertas para apresentar outras informações para a equipe. Tudo funciona em um único sistema, trazendo praticidade e organização. 

O Zoom é indicado para qualquer tipo de empresa, seja de pequeno, médio ou grande porte. 

3- Hangout

A próxima opção da lista de ferramentas para  trabalho remoto é um dos produtos mais populares do Google. Trata-se de uma ferramenta que permite enviar mensagens para contatos, iniciar chamadas de voz ou vídeo chamadas sem custos. 

No Hangout, é possível participar de conversas com uma pessoa ou em grupos com até 150 membros. 

A comunicação pode ser feita por meio de mensagens de áudio e vídeo, status, mapas, emoticons, adesivos e até GIFs animados. 

Você pode entrar em contato com qualquer número de telefone não só no Brasil, mas em várias partes do mundo. As ligações para outros usuários da ferramenta não contém taxas. 

4- Trello 

O Trello não pode ser ignorado na nossa lista de ferramentas para trabalho remoto. Ele ajuda os times a melhorarem tanto a agilidade quanto a organização das tarefas. 

Nesse sistema de gestão de trabalho remoto, você pode iniciar com um quadro, listas ou cartões. A ferramenta é personalizável e pode ser expandida à medida que o número de demandas aumenta em seu time. 

Se você tem dificuldades para organizar as tarefas em planilhas ou utiliza diversas ferramentas para administrar as demandas, o Trello deixa o dia a dia mais tranquilo. Afinal, todas as informações estão disponíveis em um único lugar. 

5- Asana 

O Asana também é outra opção da lista de ferramentas para trabalho remoto que ajuda a sua equipe a organizar as demandas em um único ambiente.O processo é feito por meio de listas. 

O responsável pelo projeto organiza e atribui as tarefas. Dessa forma, os membros do time conseguem visualizar quais são as atividades que devem ser concluídas primeiro. 

Com o cronograma, o gestor visualiza como as demandas são distribuídas ao longo de um determinado período. É uma ótima forma de criar planejamento com os quais os times possam ter acesso com facilidade. 

Foi possível perceber que, ao longo do conteúdo, o mercado contém diversas ferramentas para trabalho remoto. 

No entanto, antes de escolher qual é o melhor sistema de gestão de trabalho remoto, analise os detalhes de cada alternativa com cuidado e opte por aquela que trará mais benefícios para a sua organização. 

Gostou da lista de ferramentas para trabalho remoto? Sentiu falta de alguma opção? Dê a sua opinião nos comentários abaixo!