Marketing

Geomarketing: tudo sobre a tecnologia que transformou o mercado de turismo

9 de November de 2022
Geomarketing: tudo sobre a tecnologia que transformou o mercado de turismo<

Quem pensa em empreender precisa considerar diversos fatores em seus negócios: o controle financeiro, a contratação de pessoal e, é claro, como encontrar os clientes mais apropriados para o seu negócio.

Sendo assim, quanto mais úteis e precisas forem as ferramentas para o seu negócio, melhores serão os seus resultados — e o mesmo vale para quem deseja abrir agência de viagens.

Pensando nisso, é possível utilizar diversas técnicas de marketing para ajudar a divulgar o seu negócio. Uma técnica publicitária muito útil nesse sentido é o geomarketing, ou marketing com base na localização. Para saber como ele funciona e qual a sua utilidade no setor de turismo, leia o nosso artigo completo!

O que é geomarketing?

Geomarketing é uma área do marketing que estuda as estratégias de publicidade com base no território em que a empresa e seus clientes estão, possibilitando que companhias os encontrem localmente.

Apesar de ter sido potencializado com o uso de softwares na internet, o conceito é antigo: em 1930, já se faziam campanhas publicitárias com base na localização dos clientes para gerar resultados mais positivos.

De fato, o mercado de varejo é o primeiro que adotou a estratégia e o que mais se beneficia com a publicidade com base na localização. Muitas empresas oferecem seus produtos e serviços para o grande público com base em sua localização.

No entanto, diversos setores já implementaram essa metodologia: o setor educacional pode fazer anúncios nas regiões com o seu perfil de aluno; a área da saúde consegue verificar demandas da população local e oferecer soluções; e, é claro, o turismo é capaz de se beneficiar muito com o geomarketing.

Como funciona o geomarketing?

Com o geomarketing, podemos segmentar o seu público-alvo conforme a localização em que ele se encontra e, dessa forma, encontrar os melhores clientes para o seu negócio.

É possível encontrar até mesmo dados de renda e faixa etária que predominam na região — tudo isso ajuda a divulgar de um jeito mais eficaz as suas soluções para seus possíveis clientes.

Hoje em dia, é possível fazer esse tipo de estratégia publicitária com diversos softwares, sejam gratuitos ou pagos. Além disso, muitos profissionais estão se especializando nessa área. 

Para que serve o geomarketing?

O geomarketing permite segmentar o seu público com base em uma região. Isso ajuda a definir quais as melhores localidades para vender o seu produto ou serviço. Também ajuda na hora de precificar as suas soluções.

Além disso, torna-se mais fácil pensar nos melhores canais de divulgação: seria ideal anunciar por redes sociais, por outdoors ou por resultados no Google? Também torna-se fácil avaliar a concorrência local e entender como eles estão atuando na sua região. 

Com os conhecimentos a respeito do seu território definidos, dá para pensar nas principais áreas para as quais é possível expandir o seu negócio e aumentar a sua rentabilidade com o crescimento da empresa. 

Outros detalhes como horário de funcionamento e o período no qual os clientes estão mais disponíveis para receberem anúncios nas redes sociais também ajudam muito em uma campanha publicitária bem feita.

Qual o impacto do geomarketing no turismo?

Com a segmentação em base no território, o geomarketing pode ajudar muito as agências de turismo a se direcionarem para o seu cliente ideal. Por exemplo, é possível encontrar o perfil do seu consumidor e entender para qual tipo de lugar ele costuma viajar com mais frequência. Assim, fazer a oferta de pacotes para essa localidade fica mais fácil. 

Além disso, entendendo o padrão de comportamento desse público, podemos saber em que época do ano a população local costuma viajar com mais frequência e oferecer pacotes de desconto no momento correto.

Também podemos segmentar segundo a renda. Por exemplo: fazer anúncios específicos, seja online ou offline, para determinada localidade na qual a população tenha uma faixa de renda maior (portanto, que possa pagar mais caro pelos pacotes de turismo). As possibilidades são muitas e certamente vão ajudar a aumentar o lucro do seu negócio, desde que usadas de forma estratégica!