Importancia de redirecionamento e remarketing
O redirecionamento (retargeting) e o remarketing são uma solução para o grande desafio de profissionais de marketing de transformar visitantes do site em clientes.
O fato é que não adianta atrair um volume alto de tráfego se isso não se converte em oportunidades de negócio.
Essas estratégias visam capturar novamente o interesse das pessoas que já interagiram com sua empresa de alguma forma, mas não finalizaram a conversão esperada.
Nessas situações, você já parte do pressuposto que a pessoa tem algum interesse na sua marca, ou ela não chegaria até aquela página ou interação.
O remarketing e o retargeting impactam então o usuário novamente com uma mensagem para que retorne à página e realize a conversão. Mas cada uma das estratégias faz isso de uma forma diferente, embora se tratem de conceitos muito próximos.
Você pode aplicar essas diferenças de forma complementar nas estratégias de marketing digital de sua empresa de piso vinílico para gerar mais conversões.
Continue sua leitura e aprenda mais sobre o que é retargeting e remarketing, e a importância dessas estratégias.
O que é retargeting e remarketing?
Ambas as estratégias são utilizadas para retomar o processo de compra que uma pessoa já havia iniciado em seu site, ou voltar a ter alguma interação com a sua marca.
Normalmente são visitantes do site que podem ter abandonado o carrinho de compras ou acessado o formulário de orçamento sem concluir o envio, mas também pode englobar ações externas, fora do site, como visitas à loja física ou interações pelas redes sociais.
Usando ferramentas de monitoramento, se torna possível identificar quais usuários realizaram essas interações.
Baseando-se nesses dados, as ferramentas de e-mail marketing ou de publicidade online impactam esses usuários com mensagens e anúncios que têm o objetivo de trazê-los de volta ao site ou e-commerce.
Sua empresa de limpeza pós-obra deve saber que remarketing e retargeting são estratégias com alto potencial de conversão, pois você está impactando quem já conhece sua marca e já demonstrou algum interesse nela.
Esses consumidores já estão alguns passos à frente no funil de vendas e você só precisa recolocá-los em sua jornada de compra. Ainda que os termos sejam usados muitas vezes como sinônimos, remarketing e retargeting fazem isso de formas diferentes.
Mesmo que você utilize os dois termos para se referir ao mesmo processo, é necessário saber qual é a diferença entre ambos para conseguir fazer uso de todos os benefícios que essas estratégis proporcionam para o seu empreendimento.
O que é retargeting (redirecionamento)?
Retargeting, ou redirecionamento, é uma estratégia de marketing utilizada para alocar anúncios pagos para uma pessoa que já interagiu com a sua marca de alguma forma.
Esse é um termo que se refere ao redirecionamento do alvo (target) do marketing de uma empresa. Funciona da seguinte forma: quando o usuário acessa o site, um cookie fica armazenado no seu navegador.
Dessa forma, uma empresa de cerâmica antiderrapante pode direcionar a publicidade para outros sites que o usuário visitar na web.
Baseadas nas atividades dos usuários no site, como deixar um item no carrinho sem finalizar a compra ou acessar uma página do produto, as campanhas de retargeting utilizam a segmentação do público.
As campanhas podem ser configuradas nas principais plataformas de publicidade online, como o Facebook Ads e o Google Ads.
O cookie é instalado no navegador por essas ferramentas, identificando as ações de navegação pela internet do usuário.
Por exemplo, a rede de display do Google conta com inúmeros parceiros. Lá você pode configurar anúncio de retargeting que alcançam os usuários enquanto navegam por diferentes conteúdos, como:
- Sites;
- Portais de notícia da web;
- Blogs;
- Mecanismos de busca.
O Facebook Ads e algumas outras plataformas permitem a criação de campanhas de anúncios para usuários que interagem fora do site. Por exemplo, se você quiser impactar usuários que confirmaram presença em um evento, pode fazê-lo usando o Facebook Ads.
O mesmo acontece se o seu objetivo for impactar pessoas que visitaram sua loja física de placas de sinalização de incêndio. No entanto, é necessário que você tenha uma lista com os e-mails desses consumidores para que a plataforma possa direcionar os anúncios para eles.
O que é remarketing?
Já o conceito de remarketing se relaciona às estratégias que usam o e-mail marketing para recuperar o interesse de usuários que já interagiram com a marca.
Alguns exemplos de campanhas de remarketing são e-mails de abandono de carrinho de compra, e-mails de upselling e cross-selling, e e-mails de marketing de ciclo de vida.
Os e-mails de abandono de carrinho de compra têm a finalidade de reengajar usuários que deixaram itens na sacola sem finalizar a compra.
Por outro lado, as mensagens de upselling e cross-selling conseguem fazer o reengajamento de clientes que já fizeram uma compra, fazendo-os realizar outra compra.
Os e-mails de marketing de ciclo de vida, por sua vez, são feitos para reengajar usuários ao longo da relação com a marca.
Existem ferramentas de e-mail marketing que oferecem recursos de remarketing. Faça a configuração de envios de e-mails automáticos com base em gatilhos, que são determinadas ações que as pessoas realizam. Alguns exemplos são:
- Visitar uma página na web;
- Encaminhar um e-mail;
- Clicar em link do e-mail;
- Submeter um formulário.
Dessa forma, quando um usuário realizar a ação que você determinar na campanha de sua empresa de portaria remota, ela receberá um e-mail de remarketing automatizado.
Qual a importância dessas estratégias?
Aumentar a taxa de conversão de um e-commerce ou site é sinônimo de ter mais resultados de negócio com o mesmo tráfego. Não é necessário investir mais para atrair mais visitantes, basta otimizar as conversões com o mesmo volume de tráfego que já acessa o seu site.
Pode-se concluir que as estratégias de remarketing e retargeting são importantes para aproveitar melhor o tráfego do site, bem como os usuários em geral que já demonstraram interesse em sua empresa.
Existem grandes chances de sucesso com o uso dessa abordagem, pois essas pessoas estão mais avançadas no funil de vendas.
Quando acessam seu site de porta de alumínio com vidro pela primeira vez ou acabam de conhecer sua marca, os consumidores ainda não estão maduros para comprar.
Mesmo tendo a melhor página de produtos ou os melhores preços, muitas pessoas podem não estar confiantes ainda. Geralmente elas nem percebem que precisam comprar algo justamente por estarem muito no início da jornada de compra.
Aliás, segundo um estudo da Episerver, 9 em cada 10 pessoas que visitam um site pela primeira vez não têm o objetivo de fazer uma compra, elas estão ali buscando outras informações, como dados sobre a empresa ou fazendo pesquisa de preços.
Por isso é importante fazer o cliente voltar para o seu site conforme ele for avançando nas etapas do funil de vendas.
Estratégias como o remarketing e o retargeting são fundamentais para isso. Por meio de ferramentas de publicidade e monitoramento é possível identificar quais usuários já tiveram interesse na sua marca e estão mais maduros para comprar.
Esses consumidores já conhecem sua empresa, já visitaram o site e já acessaram alguma página de produto ou outro conteúdo. É possível que eles até já tenham escolhido o produto que pretendem comprar, basta a finalização do pagamento.
O papel de sua empresa é convidar o usuário para realizar essa finalização, com grandes chances de conversão. Empresas de concreto bombeado são bons exemplos de negócios que tiveram sucesso com essas estratégias.
Considerações finais
É importante saber como usar o remarketing e o retargeting de forma inteligente, já que a sua empresa pode conseguir mais importância no mercado com essas estratégias.
Isso porque, quando elas são feitas no momento certo, com uma abordagem bem pensada e ideal, há grandes chances de você conseguir uma venda.
Como você pôde perceber, o remarketing e o retargeting são métodos que podem gerar muito lucro para a sua empresa, pois eles fazem você se conectar com o seu público-alvo, que já conhece a sua marca.
Podem ser pessoas que já compraram de você ou interagiram de alguma forma, mesmo que tenham apenas visitado o site depois de clicar em uma campanha publicitária.
Normalmente essas estratégias têm taxas de sucesso mais altas por diversas razões e as estatísticas provam isso.
Cerca de 25% dos internautas realmente gostam de ver campanhas de anúncios de remarketing. Há 70% mais chance de conversão com os visitantes do site que veem um anúncio direcionado.
Além disso, o remarketing pode aumentar a resposta ao anúncio em até 400%. A taxa média de cliques (CTR) para anúncios gráficos é de 0,07%, mas é de 0,7% para anúncios retagetizados.
Fique sabendo que as taxas de conversão aumentam de acordo com as visualizações dos usuários de seus anúncios redirecionados.
Sua empresa de andaime fachadeiro pode usar o remarketing para garantir que determinados anúncios de pesquisa sejam exibidos somente para usuários que interagiram com sua marca no passado.
Também pode criar anúncios gráficos e alcançar esses usuários na rede do Google ou outras plataformas.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.