Marketing

Links patrocinados em 2022

23 de March de 2022
Links patrocinados em 2022<

Vale a pena investir em links patrocinados em 2022? 

Solução primordial para o sucesso da sua estratégia de marketing, os links patrocinados trabalham para atrair públicos mais direcionados e, então, aumentar o alcance das empresas. 

É fato que o marketing digital tem como finalidade a conversão de novos clientes. Mas, para que isso ocorra é preciso pensar em como atrair tráfego, uma vez que nem sempre é possível contar com o tráfego que acontece através dos cliques orgânicos. 

Mas como usar os links patrocinados da maneira adequada e qual é a relevância dessa ferramenta para o mercado deste ano? 

Primeiro, o que são os links patrocinados? 

São os resultados que na maioria das vezes aparecem em primeiro lugar nos sites de busca. Eles costumam aparecer com o marcador de “anúncio” ao lado do título. 

Também podem aparecer na lateral direita desses buscadores ou, mais recentemente, nas redes sociais mais relevantes. 

A precificação dos anúncios Google ou em qualquer outro buscador se baseia principalmente na escolha da palavra-chave, quanto mais específica a palavra, mais acessível é o valor do anúncio.  

Os custos são separados por alguns indicadores:  

  • Custo por clique ou CPC, quando o anunciante paga por cada clique;  
  • Custo por mil impressões ou COM, o anunciante paga quando o anúncio atinge mil visualizações;  
  • Custo por ação ou CPA, quando o anunciante paga quando é realizada alguma ação em seu site;  
  • Custo por visualização ou CPV, quando é pago um valor para cada pessoa que visualizar o anúncio. 

Por que usar o recurso dos links patrocinados? 

Embora as estratégias orgânicas sejam igualmente importantes para a sua estratégia de marketing, os links patrocinados ganham cada vez mais relevância e ocupam grande parte dos orçamentos. Mas quais são as suas principais vantagens? 

  • OFERECE ANÁLISE DOS RESULTADOS OBTIDOS 

Não é recomendado realizar investimentos em marketing sem a possibilidade de mensurar os resultados e ajustar a estratégia, se necessário. 

Este é o momento de analisar o desempenho da campanha. Sabendo disso, as plataformas de anúncios oferecem ferramentas de análises de métricas, além de relatórios completos. 

Também é possível acompanhar em tempo real esse desempenho, notando os picos e os momentos em que os resultados não foram os melhores. 

  • POSSIBILITA A OTIMIZAÇÃO DA CAMPANHA 

A função de acompanhamento em tempo real oferece a possibilidade de repensar a campanha e alterá-la de maneira rápida e prática. 

O seu investimento é potencializado, posto que você tem nas mãos o poder de alterar decisões iniciais, que podem não ter recebido a devida atenção.  

Essa agilidade também permite o impulsionamento das campanhas caso elas estejam funcionando como imaginado. Você pode até alterar o alcance dessas campanhas.  

  • PERMITE A SEGMENTAÇÃO DOS ANÚNCIOS 

Com o recurso dos links patrocinados, os anúncios podem ser direcionados ao público de determinado negócio.  

É dado ao anunciante a possibilidade de segmentar por termos, baseando-se no histórico de pesquisa dos consumidores, por canais, selecionando os sites mais acessados por eles, por dispositivos utilizados, frequência de exibição, localização etc. 

  • AUMENTA O TRÁFEGO PARA O SITE DA EMPRESA 

É possível encaminhar para o seu site os cliques em anúncios, aumentando o tráfego do site da empresa e acompanhando o interesse do cliente pelo produto ou serviço oferecido. 

Também é possível direcionar os cliques a uma Landing Page, espécie de “página de captura de leads”. Trata-se do ambiente online que funciona como uma extensão do anúncio, as ações ali tomadas determinam as taxas de conversão. 

  • FORTALECE A IMAGEM DA MARCA  

Lembre-se, as segmentações mais usadas nas campanhas de anúncios são pautadas no histórico de pesquisa do consumidor, o que aumenta as suas chances de ter um desses anúncios recomendados aos clientes que realmente precisam do seu produto. 

Além disso, ao aparecer para o mesmo cliente em diferentes momentos, a marca tem mais chances de ser lembrada por ele, até recomendada. 

  • COLABORA COM AS DEMAIS ESTRATÉGIAS 

Estratégias diferentes usadas de maneira colaborativa durante uma campanha prometem um resultado ainda melhor, correto? 

Links patrocinados atuam em perfeita harmonia com as estratégias de SEO, recurso que tem o objetivo de posicionar um site entre as primeiras páginas de resultados orgânicos. 

O que devo lembrar antes de usar os links patrocinados? 

Antes de tudo, vale refletir sobre o valor que pretende investir. Busque equilibrar os seus gastos, considerando que quanto menor o valor investido, maior a espera por resultados relevantes. 

Ainda no âmbito do orçamento, vale lembrar que você precisará dispor de um especialista em anúncios. 

O tempo de retorno, apesar de ser uma das mais exaltadas características dos links patrocinados, também precisa ser pensado com cuidado. Tudo vai depender dos seus objetivos, mas tente se lembrar de que quanto maior a campanha, maior deve ser o investimento. 

Por último, invista em diferentes plataformas, como os demais mecanismos de pesquisa, além do Google, e as mais relevantes redes sociais.