Como utilizar o marketing de engajamento para criar uma comunidade em torno da sua marca
Você já ouviu falar no marketing de engajamento? Talvez esse seja um termo novo, mas saiba que ele diz respeito a algo que conhecemos há anos, as comunidades, isso mesmo essa forma de interagir conhecer pessoas, marcas e saber o que tá todo mundo falando.
As comunidades possuem influências em nossas vidas a séculos. Afinal, todo mundo pertence a um certo grupo de pessoas, porém, com o advento da internet, isso mudou e as pessoas começaram a criar comunidades sobre assuntos que tinham em comum. Quem não se lembra das do orkut?
Por lá, muitas pessoas se conheceram e criaram laços reais. Hoje em dia, essas comunidades evoluíram e as pessoas costumam compartilhar suas experiências sobre diversos assuntos, seja sobre espaço para casamento, lojas de roupa, enfim.
Com isso, as marcas enxergaram o grande potencial dessas comunidades, seja no Facebook, Whatsapp, Telegram, ou vários outros lugares em que as pessoas podem se juntar para comentar sobre suas opiniões.
As empresas sabem a importância das comunidades dentro e fora da internet, pois as pessoas confiam muito nas opiniões umas das outras, ainda mais no mundo virtual onde todos compram seus produtos com uma certa desconfiança.
Por isso, seja para buscar sobre consulta no veterinário valor ou se sentirem literalmente parte de uma comunidade e de algo maior, as pessoas têm cada vez mais buscado esses espaços.
Continue lendo esse artigo e descubra como o marketing de engajamento pode mudar a imagem da sua marca perante os seus consumidores.
O que é marketing de engajamento?
Marketing de engajamento ou de comunidade vai muito além do que apenas incentivar a convivência entre os consumidores de uma empresa de mdf madeirado, por exemplo, ela diz respeito à união das pessoas em níveis diferentes de interação.
O seu objetivo é criar experiências e conexões com o consumidor, além de claro, os potenciais clientes. Tudo isso feito através de diversas estratégias, sejam elas virtuais ou físicas.
Ao pararmos para pensar, existem muitas marcas que colecionam fãs apaixonados por ai, ao ponto de que os seus lançamentos atraem uma multidão, seja para comprar aquele tênis de edição limitada ou aparelho de celular.
Esse é um fenômeno que é resultado do avanço da internet, pois antes, as marcas eram distantes dos seus consumidores. Hoje, é possível criar uma relação bem mais próxima, fazendo com que a comunicação entre empresa e cliente ocorra de uma melhor forma.
O marketing de engajamento é muito importante para que as marcas consigam se destacar no ambiente digital. Afinal, a concorrência é grande e não existe apenas uma clínica de exames ocupacionais, mas centenas delas.
Portanto, se um cliente engaja com os seus conteúdos, ele abre um caminho para que consiga guiá-lo até os seus produtos e serviços, fazendo com que ele compre da sua marca.
Como construir uma comunidade para a sua marca?
Antes de construir uma comunidade em torno da sua marca, é preciso que as expectativas da empresa estejam alinhadas com as dos clientes, só essa comunhão de desejos irá definir qual o tipo de posicionamento que a sua empresa deverá adotar.
Com os desejos alinhados, será possível alinhar qual será a linguagem adotada para essa comunicação, além de claro, quais serão os canais que serão utilizados para se comunicar com os clientes.
Sendo assim, se uma empresa de rebolos diamantados, por exemplo, deseja criar uma comunidade para a sua marca, ela deve:
- Identificar onde está o público-alvo;
- Compreender suas dificuldades;
- Mapear suas necessidades;
- Entender suas prioridade;
- Saber como se comunicar com o seu público;
- Apresentar seus produtos para as pessoas com as mesmas vivências.
Para que isso seja alcançado, o marketing de engajamento se divide em algumas etapas que chamamos dos 3 C´s. Veja a seguir o que são eles e como se desenvolvem.
Captação
O primeiro é a Captação, essa é a fase de conhecer o seu público, o grande objetivo dessa etapa é conseguir membros para a sua comunidade, porém essas pessoas precisam ter o perfil ideal da sua marca.
Afinal, você deseja um público que realmente esteja interessado nos seus produtos, de nada adianta ter milhares de pessoas na sua comunidade sobre guincho para barcos, por exemplo, se ninguém lá tem um barco.
Entenda que captar esses membros é um trabalho muito criterioso, bem mais que apenas conseguir novos clientes, pois os primeiros integrantes dessa comunidade devem ser os seus consumidores mais promissores.
Pois são eles que irão apresentar a sua marca para as outras pessoas, fazendo com que sua empresa torne-se uma referência no mercado.
Capacitação
A segunda etapa é a Capacitação. Ao selecionar as pessoas certas, a segunda fase fica bem mais fácil, pois esse é o momento que irá ensinar os membros da comunidade a verem seus produtos ou serviços como algo excepcional.
Uma comunidade costuma ser fundada por pessoas que são chamadas de heavy users que são como se fossem pessoas “viciadas” em algo, é justamente esse efeito que precisa causar nos seus consumidores.
Sendo assim, os membros dessa comunidade irão conhecer a fundo seus produtos e serviços, revelando os detalhes sobre ele com informações que até mesmo não tinha pensado sobre.
Essa captação acontece através de conteúdos sobre a marca, ela é bem mais eficaz se for usada em diversos canais e formatos, como:
- Blog;
- Redes sociais;
- Formatos em vídeo;
- Texto;
- Imagem.
Com isso, sua empresa irá chamar atenção desses consumidores, fazendo com que eles conheçam mais sua empresa.
Então, é importante ressaltar que essa estratégia pode funcionar com empresas de diversos segmentos, seja lojas de roupa ou de corte a laser metal.
Conversão
O último C diz respeito à Conversão, se conseguir fazer uma boa capacitação, a conversão irá acontecer de forma natural, pois os membros já irão saber o suficiente sobre a sua marca para levar as informações adiante.
É a partir desse momento que as comunidades ganham vida própria. Dessa forma, ao invés de criar os conteúdos sobre a sua marca, os membros é que vão fazer isso por você. Esse é o momento em que colhe os frutos;
Afinal, terá uma comunidade engajando sua empresa e disseminando seus produtos e serviços por aí.
Como colocar essa ideia em prática?
Veja a seguir algumas formas de usar o marketing de engajamento na sua companhia. Essas dicas podem ser usadas por todos, tenha uma cafetaria ou uma empresa de esteira transportadora, basta adaptar de acordo com o seu negócio e suas necessidades.
Conheça as expectativas dos seus clientes
Você precisa entender o que os seus clientes esperam da sua empresa, só dessa forma será possível traçar as estratégias ideias para se comunicar com eles. Para fazer isso, poderá recorrer a:
- Pesquisas;
- Enquetes;
- Criação grupos de discussão nas redes sociais;
- Entre outras formas.
Dessa maneira, será possível alinhar suas expectativas com a dos clientes e fica mais fácil fazer com que eles engajem na sua marca.
Defina um posicionamento
O posicionamento é importante tanto a respeito de certos temas a serem tratados pela sua marca como preservação do meio ambiente, contra machismo, enfim, como quanto às decisões que são tomadas para engajar a comunidade.
Assim, será possível mostrar para o seu público as causas que apoia, fazendo com que eles se identifiquem e defendam sua marca justamente por esse posicionamento.
Ofereça conteúdo diferenciado para os membros
É fundamental que faça o seu cliente se sentir especial, se ele está em uma comunidade da sua marca é porque ele admira sua empresa e seus produtos. Por isso, poderá conceder privilégios, como:
- Oportunidades de testar produtos gratuitamente;
- Descontos;
- Promoções;
- Artigos;
- Cursos específicos.
Além disso, poderá usar ferramentas para inserir essas pessoas em uma verdadeira comunidade, com conteúdos personalizados, como uma lista de e-mails ou em grupos de redes sociais.
Faça perguntas aos membros da comunidade
Lembre-se que a opinião do seu público é fundamental para o crescimento da sua marca, ainda mais quando o assunto é marketing de engajamento, por isso é importante entender o que é perguntando que assim, conhece melhor o seu público.
Afinal, os consumidores precisam emitir uma opinião sobre o seu produtos. Apenas dessa forma, os outros consumidores terão conhecimento da sua marca. Portanto, crie tópicos em sua comunidade para falar de forma exclusiva sobre os defeitos e qualidades.
Essas opiniões fazem com que saiba onde está errando e consiga melhorar, além de claro, receber ótimos insights sobre os produtos e serviços que poderá criar. Isso fortalece a marca no mercado, pois todas irão entender que a empresa se importa com as opiniões.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.