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Como utilizar o marketing por SMS para atrair e fidelizar clientes

14 de March de 2023
Como utilizar o marketing por SMS para atrair e fidelizar clientes<

Você sabia que o marketing por SMS é uma tendência que pode ajudar a sua empresa a vender mais, além de manter uma relação mais próxima com o seu cliente?

O SMS é um forte canal de comunicação, diversas pesquisas mostram que a taxa de abertura dessas mensagens é bem maior do que a do e-mail marketing, por exemplo, afinal as pessoas estão constantemente com os celulares em mãos.

Dessa forma, diversas empresas de sistema de ordem de serviço para assistência técnica, aplicativos de entregas e lojas usam o SMS marketing como uma ferramenta para entrar em contato com cada cliente ou potencial consumidor de forma individual.

Essa é uma forma fácil de fazer contato com o seu cliente, pois assim que ele ver a notificação subindo na tela do seu celular, irá abrir a mensagem para ler do que se trata, com isso você consegue se manter mais próximo dele e fidelizá-lo junto da sua marca. 

Porém, antes de sair disparando mensagens para os seus contatos, é fundamental que você conheça mais sobre essa estratégia, além de entender alguns pontos principais sobre, caso contrário você poderá ter o efeito oposto e acabar afastando os seus clientes.

O que é SMS marketing?

Antes de mais nada, é importante que você entenda o conceito do SMS marketing. Saiba que essa é uma estratégia muito eficaz, que consiste em usar mensagens de texto para se comunicar com os seus clientes.

Essa estratégia de SMS permite que uma empresa de qualificação térmica, por exemplo, consiga manter contato com o seu cliente a qualquer momento do dia, de uma forma muito mais eficiente e com menos gastos do que se fosse por meio de mala direta.

Essa é uma prática que é adotada por diversas empresas, e o seu grande objetivo tende a ser:

  • Se comunicar com o cliente;
  • Impacta-los;
  • Enviar informações são do interesse deles;
  • Manter uma relação mais próxima;
  • Apresentar vantagens e informações.

A grande vantagem de se investir nessa estratégia é a entrega imediata, um grande alcance dos consumidores, até porque ele só precisa ter um chip ativo para receber as mensagens, isso faz com que o SMS seja muito importante nas ações de marketing.

Vantagens de usar o SMS Marketing

Quando uma empresa usa o SMS marketing como estratégia, consegue se beneficiar de várias maneiras, afinal esse é um método acessível e que tem alcance muito bom, o que faz com que a comunicação seja eficaz.

Praticidade

Saiba que essa é uma estratégia bem simples. Por exemplo, uma administradora de condomínios Balneário Camboriú que deseja fazer os disparos de SMS só precisa contar com um fornecedor desse serviço e obter uma plataforma para os envios.

Dessa forma é possível:

  • Subir bases de dados com os contatos;
  • Inserir variáveis como nome e CPF nos textos para personalização;
  • Obter relatórios de taxa de entrega e de abertura.

Com isso você consegue falar com cada cliente da sua base de dados de forma personalizada e fazer com que sua mensagem chegue a eles de maneira mais eficaz.

Custo-benefício

O SMS marketing tem um ótimo custo-benefício se tornando ideal para uma empresa de fornecedores de equipamentos de informática que iniciou o negócio a pouco tempo, por exemplo, com isso ela consegue divulgar sua marca sem gastar tanto.

Afinal o disparo de cada mensagem custa poucos centavos, sem contar que a compra de pacotes em maiores quantidades de mensagem costumam ser ainda mais baratos, assim você consegue fazer com que sua marca tenha um grande impacto com baixo custo.

Alcance

Saiba que não existem limites quando o assunto é o disparo de SMS marketing, sendo assim uma empresa de sinalização de obras consegue enviar mensagens para quantos contatos quiser, de acordo com seus objetivos e investimento.

Multicanalidade

O SMS marketing pode ser usado de maneira isolada, mas também pode ser mesclado a outras estratégias e canais. Aliás, quando é usado em conjunto, tende a ter ainda mais retorno.

Por isso é importante que você use o SMS como uma forma complementar, por exemplo, uma empresa de avcb consulta, pode inserir nas mensagens links para o seu site ou para suas contas nas redes sociais.

Dessa forma ele conseguirá entrar em contato com você em diferentes canais, trazendo ainda mais comodidade para o seu consumidor.

Legislação: cuidados com envios de SMS marketing

É importante que você entenda que os envios das mensagens devem ser feitos de acordo com a lei, caso contrário você poderá receber sanções devido às infrações que foram cometidas.

De acordo com a Anatel, é fundamental que as empresas observem os seguintes aspectos quando forem enviar os SMS:

  • Autorização do usuário para recebimento de SMS;
  • Moderar no envio das mensagens;
  • Envio restrito ao horário comercial;
  • Não é permitido enviar SMS em domingos e feriados;
  • Quantidade máxima de caracteres entre 140 e 160;
  • É obrigatório se identificar no final da mensagem;
  • É proibido disseminar ideias de cunho político ou religioso;
  • Precisa identificar o assunto, que deve estar associado à empresa;
  • A empresa precisa oferecer relatórios das mensagens enviadas e recebidas;
  • Ter a opção de saída em todas mensagens.

Dessa forma a empresa respeita o cliente, sua escolha e privacidade, algo que é fundamental em qualquer estratégia de marketing.

Penalidades para quem não cumprir a lei

Nos dias atuais, é bem fácil ter acesso aos dados de um cliente, seja porque ele estava buscando por aluguel de guindaste preço na internet ou porque se cadastrou em algum site que foi obrigatório ou facultativo.

Porém isso não permite que as empresas enviem SMS sem autorização do cliente, e as empresas que descumprirem essa regra estão incorrendo em prática ilegal e estará sujeito a penalidades, que normalmente chegam através de multas.

Além disso, caso a sua empresa não esteja enviando mensagens, mas tenha passado os dados dos clientes para terceiros, a multa é ainda maior, afinal os as informações das pessoas são dados sensíveis e de extrema importância não podem ser comercializados.

Os órgãos responsáveis recomendam que as empresas sejam transparentes no uso dos dados que forem fornecidos pelos clientes, respeitando assim o seu direito de privacidade, por isso é fundamental que todas as leis sejam seguidas.

É importante ressaltar que existem muitas empresas falsas no mercado que não cumprem as regras e acabam violando a privacidade do cliente, portanto se você tem uma empresa de análise de solo, por exemplo, e deseja contratar esse serviço, fique atento.

É fundamental checar todas as informações sobre a empresa para saber se ela é realmente confiável. Pense que é a segurança e privacidade dos seus clientes que está em jogo, sem contar a reputação da sua marca.

Como criar um envio de SMS marketing?

Se você tem uma empresa e deseja utilizar o SMS marketing a seu favor, veja a seguir como é possível implementar essa estratégia ao seu negócio.

Crie uma comunicação objetiva

Não precisa enrolar ou encher seu SMS de firulas, longe disso, ele precisa ser objetivo, conter no máximo 140 caracteres, além da informação de descadastro, que deve estar presente em todas mensagens.

O texto precisa informar o cliente, ao mesmo tempo precisa motivá-lo a interagir com o conteúdo, além disso ele precisa direcionar o consumidor para os seus outros canais de comunicação através de links.

Revise o texto

É fundamental que o texto não tenha nenhum erro de português ou concordância, pois isso pode trazer desconfianças ao consumir, afinal existem inúmeros golpes por aí, por isso é fundamental revisar as mangas.

O fato de reler as mensagens também ajuda você a pensar em outras formas de abordar o assunto, escolhendo assim as palavras perfeitas para fazer com que o seu cliente dê a devida atenção para aquele SMS.

Outro ponto importante é tomar cuidado com os caracteres especiais, como pontos de exclamação, interrogação e acentos, pois eles podem ser exibidos de forma diferentes para os clientes que receberam a mensagem, o que acaba dificultando sua compreensão.

Apresente-se para o público

É fundamental que você informe o nome da sua marca no começo da mensagem, caso contrário ela será ignorada pelos usuários, pensando que pode ser um SMS falso ou algo do tipo.

Ao se identificar você cria credibilidade e faz com que o público identifique a sua marca e saiba sobre o que se trata a mensagem, questões que são essenciais para fazer com que ele visualize o SMS.

Seguindo esse passo a passo, você irá se beneficiar de todas as vantagens que o SMS marketing proporciona.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.