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O que é telemarketing? O que faz um operador de telemarketing?

19 de January de 2023
O que é telemarketing? O que faz um operador de telemarketing?<

Não é incomum ouvirmos a palavra Telemarketing, além disso, muitas pessoas nem sabem  do que se trata essa expressão. O fato é que as empresas de Telemarketing têm muita impotência em algumas aplicações, em especial para a parte de relacionamento com o cliente. Neste meio, também vale notar a importância de quem trabalha nesta área, como, por exemplo, o operador de Telemarketing. Mas, o que faz um operador de Telemarketing? Veja tudo abaixo!

O que é Telemarketing?

O Telemarketing se trata de um serviço que é bem conhecido. No entanto, muitos conhecem como promoção de vendas por telefone. Pouca gente sabe que além de vender serviços ou produtos por meio de ligações não solicitadas, é um canal eficaz de atendimento ao cliente, o que inclui também o pós-venda.

 

Assim, o Telemarketing é utilizado em ampla escala por empresas que muitas vezes contam com um call center terceirizado, ou seja, empresas de telemarketing, para atender e/ou realizar ligações. Pois a internalização desse serviço, muitas vezes, não é um investimento viável financeiramente para pequenas e médias empresas, considerando os custos associados a parte de infraestrutura, equipamentos, ferramentas e disponibilidade de espaço físico para implantação do departamento.

 

Independente do porte do negócio, atender o cliente por telefone é fundamental, pois mesmo com todos os canais de comunicação disponíveis hoje, o consumidor não pode prescindir dele, principalmente no que diz respeito ao processo de compra, suporte ou pós-venda. Assim, os serviços de telemarketing são essenciais e um verdadeiro aliado na manutenção de um bom relacionamento com os consumidores.

Quais os tipos de Telemarketing?

De forma geral, o Telemarketing é dividido em dois tipos mais comuns, são esses o Ativo e o Receptivo. Veja abaixo as diferenças!

Ativo

No tipo de Telemarketing ativo, as operadoras ligam para os clientes para métodos de vendas, cobrança, pesquisa ou relacionamentos. Nessa categoria, as chamadas mais comuns para o oferecimento de produtos e serviços de uma empresa a clientes e prospects.

 

Há também os serviços de cobrança, que fazem contato constante com os consumidores inadimplentes e oferecem oportunidades de negociação de dívidas.

 

Por exemplo, no campo de pesquisa, uma agência vai chamar um público selecionado para tirar dúvidas sobre um segmento de mercado e levantar informações, ou fazer uma pesquisa de satisfação com os clientes da empresa.

 

No marketing de relacionamento, os operadores de telemarketing podem entrar em contato com o consumidor para verificar se há alguma dúvida sobre o uso do produto e estreitar o vínculo com a empresa, o que ajuda na fidelização do cliente.

Receptivo

No tipo de Telemarketing receptivo, é a central de atendimento ao cliente que solicita informações, esclarece dúvidas e faz reclamações/sugestões. Assim, esse tipo de telemarketing inclui SAC (atendimento ao cliente), vendas, atendimento e suporte técnico.

 

Agentes de recepção bem treinados são muito importantes porque seu trabalho é representar a empresa ao telefone e atender as demandas dos clientes de forma rápida e receptiva. 

 

Além disso, é normal que os consumidores se conectem para resolver problemas, o que exige paciência e atenção dos profissionais que trabalham nesta área.

O que faz um operador de telemarketing?

Os operadores de telemarketing se comunicam com os clientes por meio de conversas telefônicas. Ele presta esse serviço com a finalidade de esclarecer dúvidas, registrar informações e oferecer produtos ou serviços.

 

Esse tipo de profissional costuma trabalhar em call center, que é uma central de atendimento que presta serviços para empresas, mas existem outras formas de contato, como e-mail e chat. Assim, entre as funções designadas para um atendente de telemarketing, se destacam:

 

  • Acompanha as vendas;
  • Oferece aos clientes novos planos ou promoções; além de venda de produtos e serviços;
  • Cobranças;
  • Suporte técnico.

 

O que é necessário para ser um operador de Telemarketing?

Para quem tem o interesse no trabalho como operador de telemarketing, basta ter o ensino médio completo. No entanto, obter um diploma ou cursos online acelerados pode fornecer mais avanços na carreira. Além disso, a profissão exige alguns requisitos básicos, como:

 

  • Boa inteligência emocional;
  • Bom nível de proatividade;
  • Conhecer as novidades do mercado;
  • Gostar de atendimento ao público;
  • Possuir boa capacidade de comunicação oral;
  • Possuir iniciativa;
  • Saber fazer análises de problemas e encontrar as melhores soluções;
  • Saber ler e escrever;
  • Ser bem atento;
  • Ter capacidade de realizar cálculos;
  • Ter paciência.

Como as empresas de Telemarketing podem ajudar a sua empresa?

Ao conhecer o serviço das empresas de Telemarketing, o que se destaca é como esse tipo de serviço pode ajudar a sua empresa. Uma empresa de telemarketing bem estruturada pode melhorar o relacionamento com o cliente, assim como a marca.

 

Além disso, com processos ajustados, essa central de atendimento auxilia na redução de tempo ao atendimento, assim faz com que o nível de satisfação dos clientes seja elevado. Ao ofertar esse canal de comunicação e as chances de aumentar o número de vendas da empresa são bem maiores.

 

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