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A importância da segmentação de mercado para o sucesso da sua estratégia de marketing

14 de March de 2023
A importância da segmentação de mercado para o sucesso da sua estratégia de marketing<

O sucesso de uma empresa está muito associado à forma com que tal companhia consegue melhor se conectar ao seu público, sendo preciso então saber sobre qual a segmentação de uma audiência que pode vir a ser mais importante para um negócio.

Esse tipo de pergunta é algo que deve ser feito por praticamente qualquer tipo de perfil comercial, existindo um destaque ainda maior quando olhamos para o cenário atual, no qual o número de empresas concorrentes só não cresce mais do que o público disponível.

É importante para quem comanda um negócio hoje conhecer a fundo essa realidade, de forma a garantir com que as melhores decisões possam vir a ser tomadas em relação ao futuro desse negócio, de maneira a garantir o melhor desempenho dentro de sua área.

Trabalhar com uma certa especificação de mercado é algo que pode estar disponível aos mais variados tipos de negócios, o que pode incluir até mesmo um serviço de manutenção em rede de alta tensão, voltado então a empresas privadas ou então serviços públicos.

Essa escolha de um segmento adequado acaba sendo ainda mais importante para uma companhia que acaba de abrir suas portas, já lidando com uma concorrência estabelecida, o que faz com que seja necessário escolher por cenários menores a se trabalhar.

Em outros casos, quando pensamos no crescimento de uma companhia, a escolha de um campo mais específico pode até mesmo ser útil em seus desenvolvimento, ocupando uma posição de destaque a um público que pode não estar sendo abordado pelo meio geral.

Dentro desse sentido é possível destacar as atividade de uma empresa de cabeamento estruturado, com o seu foco maior sendo antes na rede de telefonia, com as companhias que focaram no segmento de internet podendo estar ocupando hoje um maior espaço.

Esse é apenas um dos pontos que apontam para a importância que existe hoje em relação ao conceito de segmentação de mercado, com esse tipo de escolha até mesmo podendo fazer com que uma empresa consiga uma melhor performance junto a um grupo específico.

De um modo geral, o que encontramos hoje no mercado é uma perspectiva diferente, na qual as empresas não mais olham para o grande público, optando por trabalhar com grupos menores que possam vir a oferecer uma maior conexão com um negócio em particular.

Tudo isso acaba apontando para uma nova realidade entre as companhias, onde a ideia de segmentação de mercado pode acabar sendo a responsável pela sobrevivência e progresso de um negócio em relação às suas atividades.

A importância da segmentação de mercado

Para entender melhor a relevância desse tipo de conceito, primeiro é necessário compreender sobre o que se trata essa questão do segmento, tratando de uma possível divisão capaz de ser encontrada junto a um mercado de maneira específica.

Uma marca de roupas, por exemplo, pode encontrar um variado número de perfis para oferecer suas peças, optando por costurar vestidos para mulheres idosas, saias para moças mais jovens ou até mesmo macacões para bebê, cada um em segmento distinto.

Ao falar sobre essa diversidade que pode existir nesse sentido, algumas variações podem ser citadas, dentre elas:

  • Segmentação demográfica;
  • Segmentação psicográfica;
  • Segmentação geográfica;
  • Segmentação comportamental.

Todos esses são pontos que devem ser levados em conta por uma empresa de programação, de forma a escolher qual é o perfil ideal de público a se oferecer os seus serviços, de modo então a conquistar uma melhor performance disponível.

Em relação à escolha do melhor segmento para se trabalhar, é necessário citar a alta concorrência que pode ser vista no mercado, sendo mais fácil se destacar com um público seleto do que uma audiência ampla, o que envolve os mais diferentes perfis.

Reconhecer tudo isso se mostra algo importante para um negócio que esteja em busca de crescer dentro do seu campo, escolhendo então pelo segmento que possa trazer maior sucesso para as atividades de um negócio, elevando assim a sua relevância.

Ao reconhecer essa importância, o próximo passo a ser tomado então envolve a escolha sobre qual o tipo de segmento que deve ser adotado por uma empresa, para que a partir disso as melhores decisões de marketing possam vir a ser definidas.

Um tipo de conceito que pode ser de grande valor tanto para quem trabalha com o serviço de pintura epóxi metal para a indústria, encontrando um foco nesse campo, ou para quem pensa em abrir um restaurante, escolhendo o estilo do seu empreendimento.

Trabalhando comercialmente um segmento de mercado

Já que o trabalho em cima de um segmento pode acabar sendo tão importante para o sucesso de uma empresa, se mostra necessário então saber como trabalhar com esse tipo de estratégia, o que envolve algumas escolhas em relação ao segmento a ser escolhido.

Conhecer o seu público de interesse

Antes de escolher por um segmento em particular, primeiro se deve conhecer quais são as suas possibilidades disponíveis, de modo a fazer uma decisão em cima do grupo que possa ser de maior interesse para as atividades de uma empresa.

Dentro dessa pesquisa de mercado, é importante olhar até mesmo além do que já é comum, em busca de encontrar um segmento que possa ainda não estar sendo abordado pelas empresas, olhando para um público que também possa buscar por coluna de ferro preço.

Coletar dados do seu público-alvo

Após decidir por se especializar em um segmento específico de público, o passo seguinte deve ser a conquista de um conhecimento amplo sobre essa audiência, tudo isso para que a sua conexão com tal grupo possa ser a melhor possível para o seu negócio.

Ao coletar dados importantes sobre essa audiência, uma companhia pode criar uma persona de marketing de maior complexidade, reunindo características que melhor expliquem o que pode motivar um cliente a seguir conectado a uma empresa de segmento específico.

Definir suas metas

Junto da definição do seu segmento a ser abordado, é importante também definir exatamente o que se busca dentro deste espaço. Muitas podem ser as metas de um negócio, indo desde um domínio nessa área, até mesmo uma expansão para além dali.

A partir desse tipo de definição uma companhia que lida com conserto de gerador a gasolina pode tomar melhores decisões em relação à gestão do seu negócio, principalmente dentro de um espaço menor que envolva um segmento em particular.

Manter-se frequentemente informado

Um erro comum de quem escolhe trabalhar com um segmento de mercado é achar que esse espaço menor de público e mercado não passa por transformações, tal como o público mais amplo de uma companhia que busca por uma audiência mais ampla.

Diante disso, se mostra necessário estar sempre informado sobre as demandas do seu segmento, assim como dados gerais desse grupo, coletando informações frequentes em cima desse espaço, existindo hoje o auxílio das plataformas digitais nesse sentido.

Se apoiar no data driven

Ao falar sobre os dados coletados sobre esse seu segmento, é necessário também saber como agir em cima dessas informações, recorrendo ao modelo data driven de gestão, ou seja, uma administração que usa desses dados para tomar decisões sobre o seu segmento.

A partir disso, por exemplo, é possível ter uma melhor noção sobre o perfil de quem busca por corda náutica amarela, adaptando-se para melhor atender esse público, muitas vezes sendo possível identificar até mesmo um novo segmento de mercado disponível.

Conhecer o seu cenário

Por mais que o seu foco seja em um segmento, é importante também ter uma visão ampla do seu mercado, de modo a identificar todas as oportunidades e desafios que podem estar associados à sua oferta exclusiva de um produto ou serviço.

Inclusive, quanto menor for o seu segmento, mais importante se torna conhecê-lo, para saber exatamente com quais empresas você está disputando espaço, de modo a saber como melhor se conectar ao seu público e assim conquistar a preferência de tal grupo.

Buscar por algo diferente

O último passo, mas de importância igual, deve ser a procura por algum tipo de diferencial para o seu negócio, sendo isso algo que pode fazer com que uma empresa consiga se destacar diante de uma audiência mais seleta, que faça parte de um segmento.

Muitas vezes o simples fato de focar em um segmento pouco abordado pode se mostrar um diferencial de uma marca, mas pode não demorar muito para que outras empresas busquem por espaço nessa área, sendo importante destacar algo que a faça única.

A partir dessas ações, um fornecedor de inversor de frequência para motor monofásico ou qualquer outro tipo de empresa pode conquistar uma melhor posição junto ao seu segmento desejável, seja na indústria, como no exemplo citado, ou outro espaço.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.