Entre as novas tendências no marketing digital de 2020 e 2021 estão:

  • Avanço da participação da Inteligência Artificial
  • Domínio da publicidade programática
  • Conexão empresa e cliente por meio de aplicativos de mensagem
  • Atualizações do Google para SEO e snippets em destaque
  • Marketing omnichannel 

Quer saber como cada uma delas impacta na sua estratégia? Continue acompanhando nosso artigo!

5 novas tendências no marketing digital

1. Inteligência Artificial

A inteligência artificial já é uma realidade no mundo todo, mas sua abrangência tende a ganhar novos patamares a partir de 2020, chegando no marketing digital de maneira mais real e ativa, fazendo parte do dia a dia das empresas e de seus estratégias de comunicação com clientes e potenciais clientes. 

Atualmente, já é possível que pequenas, médias e grandes empresas usem a inteligência artificial para criação de e-mails marketing, por meio de softwares de automação de marketing.

Também é possível se comunicar com clientes por meio de sistemas de chatbot dotados de inteligência artificial que os tornam capazes de resolver problemas complexos sem a participação ativa de um humano. 

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Na imagem abaixo você tem como exemplo um chatbot usado pela Mastercard para se relacionar com seus clientes. 

Fonte: Chatbots Life

As ferramentas de automação de marketing já permitem que qualquer empresa:

  • entenda melhor o comportamento do consumidor;
  • pontue leads automaticamente;
  • entenda quais são seus padrões de pesquisa;
  • criem publicações em blog de acordo com o que os usuários estão pesquisando. 

Tudo isso já é resultado da Inteligências Artificiais nas empresa, mas, com certeza, é só a ponta do iceberg

Por isso, se você está atrás de novas tendências no marketing digital, saiba que a Inteligência Artificial só está engatinhando e que tomará muito mais conta do dia a dia de trabalho de profissionais de marketing.

Se você não quer ficar fora dessa revolução, conheça mais sobre ferramentas de automação de marketing e seus usos. 

A IA nas empresas passará a reduzir custos com pessoal e acelerar o crescimento do negócio, em ritmos escaláveis

2. Publicidade programática

Você já deve se sentir perseguido por anúncios de itens que você pesquisa sobre, fala sobre e até mesmo pensa sobre, não é mesmo? Essa sensação é comum em todos mundo que usa a internet. 

É claro que os anúncios que aparecem pra você não são os mesmos que aparecem para mim. 

E essa diferenciação é feita automaticamente, de acordo com o meu comportamento e o seu comportamento nas plataformas digitais. 

Essa é a ideia básica por trás da mídia programática, que segmenta o público e apresenta os anúncios de acordo com o perfil deste usuário.

Entretanto, a mídia programática ainda está em crescimento e podemos esperar mais dela e de suas funcionalidades. Por isso, se você está em busca de novas tendências no marketing digital, ficar de olho nesse segmento é uma boa ideia. 

A publicidade programática é uma forma de compra de anúncios automatizada, na qual o sistema dotado de IA irá identificar quais os melhores lances, o melhor momento, e a melhor segmentação de público para uma campanha de compra de mídia. 

Isso quer dizer que os anúncios serão feitos automaticamente. Ou melhor, que a estratégia de lances e segmentação será feita automaticamente. 

Para os clientes de anúncios pagos, essa automação traz vantagens como:

  • segmentar o público-alvo de maneira mais eficaz e em tempo real;
  • obter maiores conversões;
  • reduzir custo de aquisição de clientes.

Segundo a eMarketer, 86,2% dos anúncios online serão programáticos ainda em 2020.

3. Aplicativos de mensagem para se conectar

O WhatsApp tem 2 bilhões de usuários ativos que enviam 55 bilhões de mensagens todos os dias.

Não usar o potencial deste canal para alcançar leads e gerar conversões já não é uma hipótese. 

O próprio WhatsApp percebeu esse caminho como inevitável e criou duas plataformas Business: 

  • WhatsApp Business APP, para pequenas empresas;
  • WhatsApp Business API, para médias e grandes empresas automatizarem sua comunicação, inclusive para a criação de chatbots. 

Fazer marketing digital pelo WhatsApp é uma das novas tendências do marketing digital que se mostram mais promissoras e com um crescimento mais rápido, devido a facilidade e familiaridade que o app já oferece para usuários e para profissionais das empresas. 

Entretanto, não se engane achando que as listas de transmissão são o máximo que você pode fazer com esse canal. Por isso, coloque em sua listinha de to do de 2020 “aprender    como fazer marketing no WhatsApp”. Inspire-se com a campanha da Hellman’s, apresentada no vídeo abaixo. 

4. Atualizações do Google para SEO e snippets em destaque

O SEO é uma das estratégias de marketing mais reconhecidas e respeitadas por profissionais de marketing. 

O retorno sobre investimento é valioso e a interação que proporciona entre empresa e usuário pode ser o começo de uma importante relação. 

O SEO é, sem dúvida, uma das principais estratégias de atração, dentro do Inbound Marketing. 

Entretanto, acompanhar as mudanças do algoritmo do Google é um dos grandes desafios que os profissionais enfrentam. Afinal, quando o assunto é mostrar sua relevância para o Google, o ditado em time que está ganhando, não se mexe, não funciona.  

As constantes mudanças no algoritmo são justificadas pelo Google como uma forma de oferecer a melhor resposta para o usuário que está em pesquisa. 

Em 2020 parece que a mudança são os snippets de destaque ou features snippets, que oferecem a resposta para o usuário sem que ele precise, necessariamente clicar em um resultado. 

Por isso, otimizar os conteúdos já criados para atender às demandas deste novo sistema pode não ser uma novidade empolgante do marketing digital, mas sem dúvida é uma necessidade para quem trabalha com a área. 

5. Marketing omnichannel não é mais apenas uma opção

Estar presente de maneira integrada em diferentes canais de comunicação é uma das novas tendências no marketing digital. 

O marketing omnichannel envolve e-mail, redes sociais, site, blog, chat, aplicativos (como o WhatsApp), e até o telefone e sua loja física, caso tenha uma. 

Por meio de uma estratégia omnichannel sua empresa está onde o cliente precisa e quando ele precisa. Se a relação for integrada, você oferece uma experiência de qualidade ao usuário. O resultado desse modelo de comunicação é:

  • mais envolvimento;
  • maior retenção de clientes;
  • ampliação do ticket médio; 
  • retenção de clientes. 

Lembre-se que conquistar um novo cliente pode custar 5 vezes mais do que manter um antigo. 

Como falamos no início deste artigo, para colocar em prática todas essas novas tendências no marketing digital é preciso contar com sistema de automação que ajude sua empresa e sua equipe a manejar todas as novidades e oferece apoio tecnológico para colocá-las em prática. 

Este artigo foi escrito pela LAHAR uma software de automação de marketing  eleito a melhor ferramenta de marketing digital de 2019 pela ABComm. 

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