Marketing

Terceirização de serviços de marketing: um novo conceito na indústria global de BPO

3 de August de 2022
Terceirização de serviços de marketing: um novo conceito na indústria global de BPO<

A indústria de BPO está evoluindo rapidamente, com mais de 60% das empresas em todo o mundo optando por terceirizar suas operações de negócios não essenciais para provedores de serviços terceirizados.

A maioria das empresas de terceirização, a fim de alinhar seus negócios mudando a expectativa dos clientes, está projetando soluções tecnológicas específicas para o setor para se destacar de seus concorrentes. Assim, espera-se que a contratação de serviços de marketing desempenhe um papel vital nos serviços de TI.

O que exatamente é Marketing Terceirizado?
Nesse conceito, uma empresa terceiriza suas funções de marketing para um provedor de serviços terceirizado. O serviço inclui pesquisa, planejamento, estratégia, gestão e execução de atividades como relações públicas, publicidade, marketing direto, web-marketing, comunicação interna, além de compra e impressão de mídia.

Empresas de todos os tamanhos que procuram serviços de marketing estratégicos, sustentáveis ​​e de ponta a ponta se beneficiam da experiência profissional dos provedores de serviços.

Diferença entre marketing tradicional e marketing terceirizado
O marketing tradicional envolve as seguintes características:
Manter relacionamentos profissionais com várias pessoas, como funcionários, clientes e outros parceiros de negócios.

2. Vários fornecedores estão envolvidos no processo.
3. As faturas são geradas várias vezes, de acordo com o número de projetos realizados.
4. O conhecimento institucional é compartilhado com um único fornecedor em um determinado momento.
5. A gestão e integração são feitas pelo próprio cliente.

Por outro lado, as diversas características da área de marketing terceirizada:
1. As empresas só precisam manter um relacionamento profissional com o prestador de serviços
2. Apenas um único fornecedor está envolvido no processo
3. Uma fatura é gerada a partir dos serviços prestados
4. O conhecimento institucional é repassado apenas uma vez
5. Gestão e integração são co-geridas por ambas as empresas ou são tratadas pela empresa de terceirização.

Portanto, parece mais lucrativo para empresas com uma estrutura de negócios complexa terceirizar sua função de marketing para uma empresa profissional.

Vantagens da terceirização de marketing

Melhora a eficiência: embora as empresas tenham seu próprio departamento de marketing, a terceirização pode ajudá-las a se concentrar em suas competências essenciais.
Reduz custos: Ao envolver uma empresa de terceirização, as empresas podem reduzir ou evitar custos indiretos adicionais necessários para lidar com os projetos internamente.

Neutralidade da mídia: Enquanto as agências tradicionais existem apenas para produzir garantias de marketing e manter relações públicas; agência terceirizada identifica e implanta recursos que são necessários para corresponder às metas e objetivos de uma empresa, dentro de seu orçamento.

Mantém o ritmo e o ímpeto: a terceirização de funções de marketing para um provedor de serviços ajuda a empresa a evitar qualquer flutuação econômica ou comercial, ao mesmo tempo em que aproveita os benefícios do acesso a um grupo de profissionais talentosos.
Por todas essas razões, mais e mais empresas estão engajando empresas de terceirização de processos de negócios para aumentar a eficiência e o crescimento de seus negócios e, ao mesmo tempo, atingir um grande público.