Startup

Como virar um empreendedor de sucesso em 15 passos

9 de May de 2022
Como virar um empreendedor de sucesso em 15 passos<

Como virar um empreendedor de sucesso:

  1. Se desafie
  2. Estabeleça um objetivo
  3. Saiba tudo sobre seu segmento
  4. Encontre um nicho de mercado
  5. Encontre bons fornecedores
  6. Planeje suas finanças
  7. Aprimore suas técnicas
  8. Crie um plano de negócios
  9. Desenvolva uma campanha de marketing assertivo
  10. Tenha um bom controle de estoque
  11. Mantenha-se atualizado
  12. Ouça seus clientes
  13. Realize pós-vendas
  14. Faça pesquisa de satisfação
  15. Tenha paciência

Para saber como virar um empreendedor de sucesso, você precisa dominar esses 15 itens da lista. Pode ficar tranquilo, que falaremos de cada um deles, suas especificidades e mais dicas. Acompanhe!

15 dicas de como virar empreendedor

  1. Desafios movem o mundo

Se desafiar é a base de qualquer mudança. Pensou em mudar de ramo ou traçar uma nova estratégia para o seu negócio? Aí está um grande desafio.

Saber como virar um microempreendedor não é uma tarefa fácil, mas se a sua dedicação for do tamanho da sua vontade de crescer, tudo vai dar certo. Seu desafio está em manter-se sempre ativo e aprimorar suas técnicas, mas antes disso, saiba qual o seu objetivo.

  1. Qual o seu objetivo

Já pensou em qual seu objetivo? Você quer virar um empreendedor de qual ramo? Quais são seus planos?

Anote todos os seus objetivos em um papel para que você não se esqueça deles. Por exemplo, a sua meta principal é colocar o e-commerce da sua loja no ar o mais breve possível.

Em seguida, procure saber o que é necessário para fazer isso acontecer. Separe os passos em pequenos objetivos para que você consiga comemorar todas as conquistas e manter o ânimo.

  1. Escolha um segmento para trabalhar

A escolha do segmento é muito importante para o sucesso do seu negócio, é por meio dele que você vai analisar que tipo de público irá atingir. Além disso, também vai determinar como criar as campanhas de marketing.

O segmento precisa ser de fácil acesso a fornecedores e ter um público vasto para consumir. A partir do momento que você o escolher é necessário virar um expert no assunto.

Por exemplo, você escolheu o segmento de brinquedos, logo, seu público são crianças e seus pais. Você precisará identificar quais os tipos de brinquedos adequados para certas idades, quais vendem mais, quais estão na moda e assim por diante.

Dica: escolha um segmento que lhe agrade, pois assim não terá dificuldades em aprender mais.

  1. Identifique um nicho de mercado

O nicho de mercado é um gap que você identifica no segmento em que trabalha. Ou seja, é quase um mercado com produto exclusivo para um grupo específico. A vantagem de trabalhar com um nicho de mercado é que não há muitos concorrentes e, por isso, você consegue precificar de uma forma mais assertiva.

Por exemplo, se  trabalha com o segmento de brinquedos e identificou um gap de brinquedos Waldorf e Montessorianos de qualidade, esse é um nicho a ser explorado.

  1. Fornecedores

Ter bons fornecedores é a base do sucesso de quem quer saber como virar empreendedor. Desta forma, não basta encontrar, mas é importante saber questões sobre devolução de produtos defeituosos, preços, prazo de entrega e se possuem pronta entrega.

  1. Vida financeira em dia

Não se pode descuidar da saúde financeira de sua empresa. Por isso, a melhor dica que podemos dar para quem acaba de virar empreendedor é ter um CRM.

Por meio dele é possível administrar todos os clientes e ainda cuidar do estoque. Atualmente, muitas empresas oferecem soluções diversas, por isso, encontre uma que se adeque às suas necessidades.

  1. Técnicas de vendas

Aprimore suas técnicas à medida que vai ganhando experiência. Não confie apenas no seu talento. Invista em cursos e, principalmente, converse com o seu cliente.

Ao estabelecer essa ponte de comunicação, você terá retornos preciosos sobre como melhorar e aprimorar seu atendimento e técnica de vendas.

  1. Não esqueça o plano de negócios

O plano de negócios diz respeito ao futuro: onde sua empresa quer chegar, se o mercado é favorável ou não, prazos de perspectiva de crescimento, planejamento financeiro e planejamento de marketing.

É bastante coisa e também é muito importante. Afinal, é como se ele fosse o esqueleto do seu empreendimento.

  1. Marketing

Quem não é visto não é lembrado, como diz o ditado. Por isso, crie campanhas de marketing que sejam assertivas e combinem tanto com a sua empresa quanto com os seus consumidores.

Pense quais redes sociais seus compradores estão presentes e invista nelas. São um meio barato e com enorme retorno.

  1. Quem controla o estoque, controla a empresa

É imprescindível ter controle do estoque e isso não aprendemos quando decidimos entender como virar empreendedor. A maioria dos microempreendedores só valoriza o controle de estoque quando há algum problema.

Não há nada mais frustrante para um consumidor do que efetuar uma compra e ver seu dinheiro estornado pois o vendedor não tinha mais estoque.

  1. Esteja sempre atualizado

Esteja por dentro de atualizações sobre novidades, preços praticados pela concorrência, inovações, métodos de entrega e novas formas de pagamento.

Empreendedores que não se atualizam são engolidos pelo mercado. Por exemplo, você continuaria comprando em um lugar que só aceita pagamento em espécie, sem cartão ou transferência bancária como o Pix?

  1. Seus clientes têm voz, ouça eles!

Seja um contato para esclarecer uma dúvida ou receber uma reclamação e ouça sempre com atenção. É possível que o rumo dos seus negócios mudem com a sugestão de um cliente.

Você pode aprimorar tanto o seu produto quanto o atendimento e entrega.

  1. Pós-vendas pode acabar em fidelização

Manter um diálogo com seu cliente após a compra mostra que você o valoriza e o quer manter como consumidor.

Mande e-mail ou mensagem perguntando se gostou do que foi adquirido e se teve dificuldades. Além do mais, você pode trabalhar com e-mail marketing, nutrindo esse cliente com informações e novos produtos similares ao que já foi comprado.

  1. Pesquisa de satisfação

A pesquisa de satisfação faz parte do pós-vendas, mas merece um tópico especial. Por meio das pesquisas você dá voz ao cliente e descobre o que pode melhorar e o que deve manter.

É uma ferramenta riquíssima de desenvolvimento, não a subestime.

  1. Paciência

Por fim, mas não menos importante, é preciso ter paciência, pois no mundo dos empreendimentos, as coisas não acontecem do dia para a noite. Portanto, calma, paciência e perseverança são ótimos apoios para quem quer virar empreendedor.

[BÔNUS] Quero ser empreendedor e colocar meu e-commerce em um marketplace

Para fechar com chave de ouro, aqui vai uma dica incrível para quem quer saber como virar empreendedor sem ter que investir muito e ter lucro mesmo assim. Para quem é iniciante no mundo das vendas, anunciar em um marketplace pode ser um primeiro passo importante.

Não precisa ter um site com e-commerce pronto, basta fazer o registro da sua empresa em um marketplace. Começar a vender em marketplace é um processo que exige cuidado e dedicação, mas o retorno é muito bom. Boas vendas!

Este post foi escrito pela equipe do olist, uma solução completa para lojas que querem vender online de forma prática e profissional. Com milhares de lojas parceiras em mais de 180 países, o olist tem ferramentas que facilitam a criação de loja virtual, a venda em marketplaces e a operação logística no e-commerce. Conheça o olist.