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KPIs financeiros para startup: os 7 que não podem faltar!

4 de August de 2022
KPIs financeiros para startup: os 7 que não podem faltar!<

Os KPIs financeiros para startup são ferramentas que ajudam a acompanhar se a empresa está ou não gerando lucratividade, se as dívidas e despesas estão bem controladas, e se os investimentos recebidos estão dando o retorno esperado.

Sobre isso, é essencial ter em mente que o potencial de retorno financeiro é um dos principais critérios analisados por possíveis investidores antes de tomarem suas decisões sobre aplicação de valores em uma startup.

O uso dos KPIs, sigla para o termo em inglês Key Performance Indicators, em português, Indicadores-chave de Performance, serve justamente para isso: apresentar para founders e investidores como está a performance monetária do negócio, ou seja, o seu desempenho financeiro.

Nesse cenário, existem alguns KPIs financeiros para startups que não podem deixar de ser acompanhados, especialmente nas empresas que querem lucrar e crescer de forma sustentável.

Para saber quais são esses indicadores, basta continuar a leitura deste artigo.

O que são KPIs financeiros para startup?

Os KPIs financeiros para startup são métricas usadas para acompanhar o desempenho financeiro da empresa.

Por meio dos Indicadores Chave de Performance é possível acompanhar, por exemplo, resultados referentes a:

  • faturamento;
  • lucratividade;
  • liquidez;
  • endividamento;
  • retorno de investimentos.

 

Além de ajudar os gestores a tomarem decisões melhores, esses números contribuem muito na hora de conseguir bons investimentos. Afinal, eles são mais uma forma de comprovar que a startup tem potencial de crescimento e de lucratividade, justificando o valor que está sendo solicitado aos investidores.

7 exemplos de KPIs financeiros para startup

É bem importante ter em mente que o ideal é utilizar vários KPIs financeiros para startup simultaneamente, visto que cada um é direcionado para uma análise em especial.

Dito isso, alguns dos indicadores para startups que mais costumam ser sugeridos são:

  • Retorno sobre Investimento (ROI);
  • Custo de Aquisição por Cliente (CAC);
  • Taxa de Evasão de Clientes (Churn);
  • Lifetime Value (LTV);
  • Ticket Médio por Cliente;
  • Burn Rate;
  • Endividamento.

Retorno sobre Investimento (ROI)

Um dos indicadores de startup mais considerados por investidores, o ROI, Return on Investiment, aponta qual foi o retorno financeiro obtido após alguma ação realizada pela empresa.

Por exemplo, quanto a companhia conseguiu lucrar depois de ter feito investimentos em estratégias de marketing para aumentar a conversão de clientes.

Custo de Aquisição por Cliente (CAC)

Seguindo esse gancho de conversão de clientes, outro KPIs financeiro bem importante é o CAC, que significa Custo de Aquisição por Cliente. Na prática, esse indicador mostra quanto a companhia precisa gastar para trazer um novo cliente para a sua base.

Esse cálculo deve incluir tudo o que foi investido para esse fim, por exemplo, valores referentes à criação de mídias para propaganda de produtos e serviços, custos com realização de eventos, entre outros relacionados.

Taxa de Evasão de Clientes (Churn)

Mas assim como se conquista clientes, também é possível perdê-los. Como essa perda afeta diretamente o faturamento e o crescimento de um negócio, é essencial mensurar de quanto ela é, a fim de verificar o seu impacto e buscar soluções para esse cenário.

A Taxa de Evasão de Clientes, também chamada de Taxa de Churn, deve ser usada para identificar quantos clientes foram perdidos em um determinado período.

A ideia é conseguir identificar não só a quantidade de perdas, mas também o que motivou essa interrupção de relacionamento com a marca e encontrar formas de resolver o problema, bem como de reverter a situação.

Lifetime Value (LTV)

Já para os clientes que permanecem, é fundamental saber quanto de retorno financeiro eles trouxeram para o negócio.

O Valor de Tempo de Vida do Cliente, mais conhecido como Lifetime Value, LTV, é um indicador financeiro que aponta quanto de receita um cliente gerou durante todo o tempo que manteve relacionamento com a empresa

Comumente, trabalha-se com relação entre CAC e LTV nas startups, já que um mostra quanto custa trazer um novo consumidor para a companhia, o outro quanto ele gera de faturamento enquanto continua usando os produtos e/ou serviços da marca. 

Ticket Médio por Cliente

E já que estamos falando sobre rendimento gerado por um usuário, vale citarmos também o Ticket Médio por Cliente, KPI financeiro que revela para os gestores qual o valor médio de contratação de serviço ou compra de cada consumidor.

Ou seja, de todos os clientes ativos na base da companhia, qual é a média de gastos com as soluções oferecidas em um determinado período, por exemplo, dentro de um mês.

Burn Rate

Trazendo o foco para os investimentos em startups, o Burn Rate, que em tradução literal significa taxa de queima, é o indicador que revela quanto tempo a empresa precisa para finalizar todo o capital que tem disponível.

Esse KPI é importante para analisar em qual período, por exemplo, meses ou anos, a empresa precisa de novas aplicações financeiras para seguir sua linha de crescimento. 

Endividamento

O KPI voltado para a análise de endividamento da startup tem por objetivo verificar a saúde financeira da empresa.

Ou seja, por meio desse indicador é calculada a diferença entre os ativos e os passivos financeiros totais, para constatar se há um equilíbrio entre a entrada e a saída de valores, se o capital foi muito comprometido com débitos e se as dívidas estão devidamente controladas.

Como você pôde ver, cada um dos KPIs financeiros para startup têm uma finalidade e ajudam a mensurar pontos diferentes. 

Por conta disso, o uso em conjunto é tão importante, seja para os gestores terem uma visão clara de como está a saúde financeira da empresa e, com isso, conseguirem tomar as melhores decisões, seja para convencer investidores de que o negócio é rentável e tem potencial de crescimento. 

Este artigo foi escrito pela Movile, empresa que realiza investimentos de longo prazo em empresas de tecnologia na América Latina e visa ser a maior ‘thesis maker’ da região. Por meio de sua expertise em cultura, estratégia, M&A, finanças e gestão, apoia companhias como Afterverse, a55, iFood, MovilePay, PlayKids, Sympla, Sinch, Zoop, Mensajeros Urbanos e Moova. 

A Movile conta com o seu portal de conteúdo proprietário, o Movile Orbit, no qual compartilha conhecimento de seus especialistas sobre os temas mais relevantes do mundo dos negócios.