Tecnologia

As novas tecnologias que vão mudar o mundo

23 de May de 2022
As novas tecnologias que vão mudar o mundo<

As novas tecnologias que vão mudar o mundo já estão dando os seus primeiros passos. Na verdade, elas já se encontram, de alguma forma, entre nós. E o que torna essa quarta revolução industrial tão diferente das anteriores é a convergência e interação entre múltiplas tendências tecnológicas ao mesmo tempo. 

 

Há novas tecnologias para o futuro que já estão mudando o presente, e o seu desenvolvimento promete uma expansão na maneira como a espécie humana faz as coisas em diversos setores — produção, comunicação, expressão, etc.

 

Aqui, apresentamos o foco central de algumas das novas tecnologias que vão mudar o mundo, e qual potencial inerente elas guardam consigo. 

Mundo Digital: Computação, Internet das Coisas e Inteligência Artificial

Os computadores são onipresentes na realidade atual. E nos acostumamos não apenas com sua existência, mas com o fato de que estão cada vez menores, mais leves, mais baratos e mais poderosos. Um celular comum hoje, por exemplo, é mais potente que os supercomputadores de dez anos atrás. 

 

Para as novas tecnologias do futuro, os computadores quânticos podem ser o próximo grande passo da genialidade humana: computadores tão poderosos e rápidos que poderão realizar tarefas impossíveis para os computadores atuais.

 

Imagine só isso unido à Internet das Coisas e a Inteligência Artificial (IA). Será como viver num mundo de ficção científica, onde inúmeros dispositivos digitais estão conectados ao mesmo tempo — e que são capazes de prever o que nós queremos, se adequando a todo momento  ao nosso redor. 

 

No futuro, tudo que puder estar conectado, vai estar, e não apenas no mundo dos negócios, mas na nossa casa e trabalho. Com a IA cada vez mais inteligente e a conexão proporcionada pela Internet das Coisas — aqui, vemos a convergência de tecnologias — os serviços e produtos criados serão cada vez melhores e mais personalizados, com máquinas cada vez mais inteligentes. Assim, os consumidores vão esperar que diferentes tipos de produtos e serviços contenham algum tipo de IA 0em seus componentes.

 

Da mesma forma, o metaverso tem se tornado uma realidade presente na vida cotidiana. Basicamente, o metaverso é uma espécie de vida virtual, em que as pessoas interagem com as outras por meio de ambientes virtuais. Popularizado após o CEO do Facebook – agora, Meta – dizer que o metaverso será a maior aposta de sua empresa, agora existem diversos jogos e aplicativos que carregam essa tecnologia. 

 

Nos ambientes virtuais do metaverso, as pessoas podem comprar imóveis, carros e outros produtos que serão utilizados apenas dentro da plataforma. Além disso, é possível negociar esses itens virtuais, de forma que existe um mercado a ser explorado e muito lucrativo. 

Nanotecnologia e Ciência dos Materiais

A ciência dos materiais, que estuda e manipula diferentes materiais, e a nanotecnologia (a ciência por trás do controle de matéria em pequena escala, a níveis atômicos e moleculares) já demonstraram um avanço notável, como em pequenos chips de computador. 

 

Para o futuro, a tendência pode trazer novos avanços, como em baterias de carros elétricos, assim como a transformação da energia solar cada vez mais acessível. Desta forma, será possível reduzir as emissões de carbono e, quem sabe, melhorando a qualidade de vida da população mundial. 

Engenharia Genética e Biologia Sintética

A tecnologia de engenharia genética pode ajudar a prever e prevenir genes prejudiciais, ajudando a combater, no futuro, doenças e problemas biológicos de naturezas diversas, seja em humanos, animais ou na agricultura.

 

E ainda que os instrumentos de engenharia genética possam ser usados para fazer apenas pequenas mudanças no DNA, a biologia sintética pode usar longas fitas de DNA e inseri-las em um organismo, indo além. Dessa maneira, o organismo poderá se comportar de maneira diferente, ou exibir habilidades inéditas.

Fontes de Energia

A fusão nuclear é uma das promessas de energia para o futuro, mas há outras fontes que também apresentam potencial, como a dos biocombustíveis e o hidrogênio verde, tido como o combustível do futuro. Com energias que não emitem gás carbônico, teremos um planeta mais limpo, e a chance de viver num mundo com uma base cada vez maior de energia renovável.

 

Isso está cada vez mais evidentes nos carros elétricos. Com a ausência de combustíveis fósseis, esses veículos estão cada vez mais inseridos dentro de uma perspectiva de energia limpa, algo que será uma tendência nos próximos anos. Infelizmente, esses carros ainda são mais caros. Mas quando seus preços baixarem, eles serão a escolha certa para todos. 

Conclusão

As grandes mentes do presente já trabalham para trazer à tona as novas tecnologias que vão mudar o mundo. E com a velocidade da quarta revolução industrial, é possível que elas cheguem mais rápido do que esperamos.