Tecnologia

Descubra a tecnologia por trás dos tecidos inteligentes

11 de December de 2023
Descubra a tecnologia por trás dos tecidos inteligentes<

Para além da estética, esses tecidos são capazes de interagir com o ambiente

Lavar, estender, secar, dobrar, passar e guardar. Para ter as roupas sempre bonitas e conservadas, é preciso passar por um processo repleto de etapas. Mas será que a tecnologia já é capaz de tornar a relação entre pessoas e vestuário mais prática e funcional? Essa é uma das promessas dos tecidos inteligentes. 

Não é à toa que a busca por onde comprar roupas tecnológicas tem crescido cada vez mais na internet. Agora, a estética não é a única prioridade do consumidor, que busca avanços também no mercado da moda. Mas, afinal, qual a diferença desses tecidos e qual tecnologia é essa por trás dos tecidos inteligentes?

Qual é a definição de tecido inteligente? 

O termo “tecido inteligente” é muito usado por marcas que oferecem roupas mais funcionais e modernas. Mas, afinal, o que define se um tecido é inteligente ou não? Podemos considerar parte desse grupo aqueles tecidos que usam avanços tecnológicos para sentir e responder aos estímulos gerados pelo ambiente. Isto é, uma roupa que se adapta a diferentes situações, trazendo vantagens para o usuário. 

Um dos exemplos mais comuns e populares são os tecidos impermeáveis, aqueles que não permitem que a água ou outros líquidos sejam absorvidos. Nesse caso, a interação com o ambiente está ligada à barreira criada, e a vantagem para o usuário é a possibilidade de se manter seco em ambientes úmidos ou diante da exposição de algum líquido. 

Como funciona a tecnologia usada nessas roupas?

Essa é outra dúvida muito comum sobre o tema. Afinal, como um tecido comum se torna capaz de interagir com o ambiente? A resposta não é tão simples, mas pode ser encontrada sempre na tecnologia. 

Os recursos usados dependem muito do tecido escolhido como base, do objetivo da peça, da usabilidade e dos próprios limites tecnológicos. Cada tecido precisa passar por um processo distinto até se transformar em uma peça de roupa considerada inteligente. 

Conheça os principais tipos de tecido usados

Apesar de parecer um conceito novo, os tecidos inteligentes fazem parte da indústria da moda há alguns anos e você pode já ter se deparado com alguns deles. Abaixo, selecionamos os exemplos mais populares.

Tecido com proteção ultravioleta

Em um país tropical como o Brasil, os raios solares são uma preocupação constante para a pele. Nesse contexto, os tecidos com proteção ultravioleta se aproveitam da tecnologia para bloquear até 98% dos raios. O que possibilita essa ação são os fios especiais feitos de dióxido de titânio.

Dry-fit

Muito conhecido pelos praticantes de esportes, o tecido dry-fit pode ser considerado inteligente. Feito a partir de fibras sintéticas, é capaz de facilitar a absorção do suor, evitando desconforto e mau cheiro. 

Cosmetotêxteis

A indústria da moda e dos cosméticos se junta nos tecidos cosmetotêxteis. Fabricado com microcápsulas e nanocápsulas com princípios ativos de tratamento, o tecido ajuda na hidratação da pele, na prevenção de rugas e na circulação do sangue durante o uso. 

Antimicrobianos

As bactérias também podem contar com a ajuda dos tecidos inteligentes para serem combatidas. Fabricadas com íons de prata, essas peças ajudam a conter a proliferação das bactérias e dos fungos. 

Strike 

Esse tecido inteligente beneficia principalmente as crianças e os praticantes de esportes. Através da tecnologia, as peças permitem maior leveza, elasticidade e ainda são impermeáveis. 

Como saber se uma roupa é inteligente?

Quer aproveitar os benefícios dos tecidos inteligentes na hora de comprar roupa? Para isso, é importante ficar atento à etiqueta e às informações da peça. Nas compras online, é possível verificar na descrição do produto se ele conta com tecnologia na sua confecção. Já nas lojas físicas, a dica é ler a etiqueta e fazer uma breve pesquisa, se necessário, antes de comprar!