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Como os chatbots podem melhorar o atendimento ao cliente

10 de May de 2023
Como os chatbots podem melhorar o atendimento ao cliente<

Os chatbots são ferramentas que têm ganhado cada vez mais espaço no atendimento ao cliente. Com a evolução da tecnologia, esses softwares se tornaram capazes de oferecer respostas rápidas e eficientes para as mais diversas demandas dos consumidores. 

Ou seja, se você necessita de detalhes antes de adquirir uma arara de chão, por exemplo, é quase certo que será uma dessas ferramentas que te ‘atenderão’. Exploraremos tudo isso e quais as vantagens deles.

Entendendo melhor o que são chatbots?

Os chatbots são programados com algoritmos e inteligência artificial que lhes permitem compreender e responder às solicitações dos usuários de forma rápida e eficiente. Além disso, ainda informam sobre produtos e serviços, processam transações e até mesmo personalizam a experiência do usuário.

Existem dois tipos de chatbots: 

  • Baseados em regras: que seguem um conjunto predefinido de instruções para responder às perguntas dos usuários. Ajudam mais quando há perguntas simples e diretas, como horário de funcionamento, preços e informações básicas sobre produtos;
  • Baseados em inteligência artificial: mais avançados, utilizam machine learning e processamento de linguagem natural para processar as solicitações de forma mais complexa. Eles podem ser treinados para aprender com o comportamento dos usuários e melhorar sua capacidade de resposta ao longo do tempo.

No fim das contas, tirando as devidas proporções, podem ser comparados a um filtro coalescente, pois, em ambos os casos, há um filtragem, seja de informações ou de partículas de ar no ambiente.

Como os chatbots podem melhorar o atendimento ao cliente?

Vantagens do uso de chatbots no atendimento ao cliente

O uso de chatbots no atendimento ao cliente pode trazer diversas vantagens para as empresas e seus clientes. Ou seja, se há possibilidade de fazer um investimento nesta ferramenta, não pense duas vezes. A melhoria se dá, primeiramente, pois há disponibilidade 24 horas por dia. 

Ou seja, os chatbots não dormem ou descansam como um ser humano. Então, estão sempre disponíveis para atender aos clientes, mesmo fora do horário de expediente. Isso significa que as informações são obtidas e os problemas solucionados a qualquer hora do dia ou da noite.

Da mesma forma que podemos nos colocar na pele de uma pessoa que precisa de detalhes sobre os tipos de puxadores de plástico. 

Os chatbots irão reduzir o tempo de espera de resposta e nem haverá aquela tediosa fila de atendimento. Ou seja, eles podem fazer suas perguntas e serem atendidos quase instantaneamente.

Mais três benefícios incomparáveis, são:

  • Maior eficiência no atendimento: os chatbots são capazes de fornecer respostas precisas e eficientes para as mais diversas demandas dos clientes. Mas você perderá seu cargo? Claro que não, já que os humanos podem se concentrar em problemas mais complexos, deixando processos repetitivos para os robôs;
  • Redução de custos: as empresas podem reduzir seus custos com pessoal. Isso porque um chatbot atenderá a inúmeros clientes simultaneamente, sem a necessidade de novas contratações;
  • Melhoria da experiência do cliente: isso contribui para uma experiência positiva e satisfatória, o que pode fidelizar o cliente à marca.

Melhores chatbots da atualidade

Lembrando que existem muitos chatbots diferentes atualmente, incorporados por empresas e organizações para diversos propósitos. Alguns dos melhores incluem o Mitsuku, que já foi premiado e reconhecido por sua capacidade de até manter uma conversa natural com os usuários. 

Além disso, é importante que esses chatbots sejam facilmente identificados pelos usuários em meio a um ambiente movimentado, por exemplo, em uma feira ou evento corporativo. Nesse caso, um pedestal de sinalização pode ser uma excelente opção para chamar a atenção do público e destacar o chatbot disponível para interação.

Temos também o Xiaoice, desenvolvido pela Microsoft e projetado para ser capaz de aprender com as interações com os usuários e imitar emoções humanas, ou seja, é coisa de filmes de scifi.

Contudo, seu concorrente, o Google Assistant, não fica para trás, pois pode ser encontrado em dispositivos Android e no Google Home. É um dos mais conhecidos e úteis do mercado. Assim como o Replika, que auxilia as pessoas a lidarem com a solidão, a ansiedade e a depressão. Ele oferece uma abordagem mais humanizada do que muitos outros chatbots.

As dicas estão aí. Agora é hora de saber quais desses exemplares são úteis para seu dia a dia e gerar redução de tempo de espera e retenção de clientes.

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Este artigo foi escrito por Éder Pessôa, criador de conteúdo do Soluções Industriais