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4 dicas para alavancar a carreira e ter crescimento profissional

21 de March de 2023
4 dicas para alavancar a carreira e ter crescimento profissional<

Traçar um plano de carreira, aprimorar habilidades e investir em inglês corporativo são algumas recomendações fundamentais


A busca pelo desenvolvimento profissional é um objetivo comum para a maioria das pessoas em todas as áreas do mercado de trabalho. Afinal, o avanço na carreira traz uma série de benefícios, como salários mais altos, respeito, reconhecimento, desafios e oportunidades mais empolgantes. Além disso, é uma chance para desenvolver novas habilidades, adquirir mais experiência e conhecimento. 

Existem diversas estratégias que podem auxiliar no processo de crescimento profissional, proporcionando resultados positivos tanto a curto quanto a longo prazo. Para atingir os objetivos, é necessário ter clareza sobre onde se deseja chegar e traçar um plano com diferentes ações que estejam alinhadas com a motivação. 

É fundamental ainda se manter atualizado com as tendências do mercado e aprimorar habilidades de trabalho em equipe, cada vez mais valorizadas. Traçar um plano de carreira, aprimorar habilidades e conhecimentos e investir em um curso de inglês corporativo são algumas dicas para impulsionar o crescimento profissional. 

  1. Trace um plano de carreira

    Planejar a carreira é uma estratégia fundamental para atingir o sucesso, considerando competências, habilidades, objetivos e metas, com foco na área de interesse, seja dentro de uma organização ou na trajetória profissional individual. 

    Esse planejamento é importante não só no início da jornada, mas também ao longo dela, para buscar novos objetivos ou mudar de profissão. Com um plano de carreira, é possível estabelecer ações específicas, definir cargos a serem alcançados, estipular salários e estabelecer prazos para atingir cada meta.

    Segundo portais especializados, é importante compreender que um plano de carreira não deve ser considerado algo estático. Pelo contrário, trata-se de uma estratégia flexível que precisa ser adaptada de acordo com as mudanças e evoluções constantes do mercado de trabalho.

  2. Aprimore habilidades, formação e conhecimentos

    Estudar e se atualizar constantemente é essencial para se manter competitivo no mercado de trabalho. É importante que o profissional busque cursos, workshops e treinamentos que possam agregar novas habilidades e conhecimentos ao seu currículo.

    De acordo com um estudo recente da Deloitte, cerca de 90% dos líderes afirmam que as habilidades estão se tornando cada vez mais relevantes para as empresas em relação ao desenvolvimento, valorização de talentos e gerenciamento de carreiras. Entretanto, menos de 30% desses líderes relatam adotar alguma prática para tal fim. A pesquisa foi realizada no início de 2022 com mais de 200 líderes de dez países, incluindo o Brasil.

    Diante desse cenário, muitas organizações têm adotado estratégias para permitir o crescimento profissional de seus colaboradores. Uma pesquisa realizada pela Willis Towers Watson (WTW) aponta a tendência da “multicapacitação” e revela que redefinir o gerenciamento de carreira dos funcionários é uma prioridade para 46% das organizações brasileiras. 

    Adicionalmente, 40% delas consideram realizar mudanças no desenvolvimento de carreira de seus colaboradores com base na alocação de habilidades. O estudo contou com a participação de mais de 1.600 empresas de 54 países, incluindo 115 organizações brasileiras.

  3. Invista em inglês corporativo

    Segundo pesquisa realizada pela plataforma de recolocação profissional Catho, ter inglês para negócios pode resultar em promoção e salário mais elevado. Em média, uma pessoa com esse conhecimento recebe 61% a mais do que alguém que não o possui.

    Além disso, de acordo com dados do British Council, 91% dos executivos afirmam que o inglês é a língua dos negócios. Especialistas preveem que, em 10 anos, o inglês deixará de ser um diferencial e se tornará um requisito para conquistar uma vaga de trabalho.

    Os cursos de inglês para negócios geralmente abordam uma variedade de temas, como jargões utilizados no mundo do trabalho, montagem de currículo, participação em entrevistas, compreensão clara de ideias apresentadas em reuniões, expansão de networking, redação de e-mails e apresentações, negociação e orientações para lidar com o inesperado.

    Com base nos estudos do British Council, é previsto que, até 2030, a população falante de inglês ultrapasse facilmente 4 bilhões de pessoas.

  4. Desenvolva liderança, expanda contatos e encare desafios

    Desenvolver habilidades de liderança, cultivar uma rede de contatos e estar aberto a desafios são estratégias importantes para impulsionar o crescimento profissional, conforme empresas especializadas. Mesmo que o trabalhador não ocupe uma posição de liderança formal, é essencial que ele seja proativo, tome iniciativa, delegue tarefas e motive a equipe. 

    Além disso, uma rede de contatos sólida pode abrir portas e trazer novas oportunidades de trabalho. Para isso, é preciso participar de eventos, conferências e fóruns relacionados à área de atuação e cultivar diálogos com colegas de trabalho e profissionais do setor.

    Por fim, encarar os desafios profissionais como oportunidades de aprendizado e desenvolvimento é determinante. Estar aberto a novas experiências e abraçar as chances de crescer também.