Tecnologia

Eletrodomésticos smart: quais as diferenças em relação aos comuns

20 de July de 2023
Eletrodomésticos smart: quais as diferenças em relação aos comuns<

O investimento em equipamentos smart oferece mais comodidade, segurança e economia de energia para as pessoas

 

Nos últimos anos, os eletrodomésticos presentes nas casas dos brasileiros ficaram mais inteligentes. Com o avanço da tecnologia, objetos tradicionais passaram a executar novas funcionalidades, oferecendo mais variedade e conforto para os moradores.

E essas novas tecnologias têm sido aplicadas em cada vez mais aparelhos. Além da TV smart, hoje também é possível encontrar geladeira, fogão e micro-ondas smart. Entretanto, quais são as diferenças que eles apresentam para os aparelhos convencionais? E quais as principais vantagens de montar uma casa repleta deles? Entenda mais no artigo a seguir.

Eletrodomésticos smart e a casa inteligente

A criação dos eletrodomésticos smart faz parte de um conceito mais amplo e que ganhou espaço nos últimos anos: a casa inteligente, ou smart home. A ideia é montar uma residência que conte com um alto grau de automação, com os aparelhos e dispositivos que fazem parte dela conectados à Internet. Assim, é possível trocar dados entre eles, além de executar funções e tarefas por comando de voz ou remotamente.

Isso é possível por meio da chamada Internet das Coisas (IoT), uma tecnologia que permite a conexão e comunicação entre os objetos e deles com os usuários. Um sistema de transmissão de dados realiza essa comunicação, sendo que esse é um conceito válido a qualquer objeto eletrônico que possa ser integrado.

Dessa forma, é possível ir muito além do que itens como smartphones, notebooks, computadores e smartwatches. Hoje, essa tecnologia está aplicada em carros e nos próprios eletrodomésticos residenciais, como fogão, geladeira, micro-ondas, máquina de lavar, entre outros.

Até mesmo itens comuns, como fechaduras, lâmpadas e portas, podem fazer o uso dessa tecnologia e integrar uma casa conectada. Dessa forma, o objetivo principal é criar uma automação residencial, deixando a realização de tarefas no dia a dia da casa mais fáceis e cômodas de serem feitas.

Principais vantagens dos modelos smart

Optar por eletrodomésticos smart em detrimento dos comuns é uma escolha bastante benéfica, já que eles oferecem uma série de benefícios. Conheça os principais deles abaixo.

Economia de energia

Uma das principais vantagens pode ser sentida no bolso. Os eletrodomésticos smart permitem que eles fiquem ligados apenas quando for necessário ou que o usuário possa regular a sua intensidade. Assim, não é mais necessário que os aparelhos funcionem o tempo todo utilizando a máxima potência.

O resultado disso é a economia de energia, com os aparelhos smart consumindo cerca de 30% a menos de energia e barateando a conta de luz. Dessa forma, mesmo considerando o gasto maior imediato para adquirir esses eletrodomésticos, a longo prazo, o custo benefício de escolher eles é bastante recompensador.

Controle

Um ponto-chave desse conceito da casa inteligente é o controle que o indivíduo passa a ter sobre tudo em sua residência. Com a extensa gama de dispositivos smart no mercado, é possível adquirir modelos que tenham centrais de acesso para monitorar sistemas e equipamentos de modo integrado.

E o melhor: com o uso de softwares, é possível ajustar e controlar aparelhos conectados mesmo a distância, sem precisar estar em casa. Dessa forma, você não precisa mais se preocupar se alguma luz ou equipamento ficou ligado por engano e está consumindo energia: é possível desligá-lo a distância, com apenas alguns cliques.

Segurança

Há também uma questão de segurança que o investimento nesses dispositivos oferece. Equipamentos de ponta permitem o monitoramento das entradas e saídas da sua casa, com sistemas que possuem sensores que informam a presença de pessoas próximas ao local. Outras alternativas incluem sistemas de alarme, sensores para portas e janelas e câmeras de monitoramento remoto, que podem ser controladas a distância.

Conforto

Por fim, como já foi citado, o conforto é outro ponto forte oferecido pelos eletrodomésticos smart. A automação oferecida por esses equipamentos conectados faz com que os moradores tenham mais praticidade no dia a dia, tendo menos trabalho para fazer a manutenção da casa. Com isso, é possível ajustar os aparelhos e o seu funcionamento, de forma que você pode usar o tempo livre para focar em outras atividades.