Tecnologia

NFTs: ativos digitais únicos com valor inovador

28 de September de 2023
NFTs: ativos digitais únicos com valor inovador<

Descobrir o que é NFT pode trazer muitas vantagens para os usuários da internet porque são ativos digitais que podem beneficiar até mesmo as marcas.

Perceber quando o mercado está em expansão é muito importante para traçar estratégias empresariais, e uma das questões mais relevantes é justamente o conceito de NFT, um assunto que cada vez mais ganha destaque no mundo.

A ideia de que os ativos digitais são lucrativos acabou inspirando grandes marcas e pesquisas sobre tokens não fundíveis. Tanto é que já existem diversos setores que investem nesse tipo de ativo digital, com uma indústria da moda.

Outras áreas que estão por dentro são a indústria de games, mercado de esportes, mercado financeiro, entre outros. Isso acontece porque existe um potencial de uso muito grande por conta da versatilidade.

De modo geral, qualquer conteúdo pode se tornar um item único, no entanto, existem muitas pessoas que acreditam que se trata de uma tendência temporária e que não vai durar muito.

Mas o que se vê é um interesse crescente que demonstra que o mercado pode continuar em expansão.

Pensando nisso, este artigo vai explicar o que é NFT, por que ele vale tanto dinheiro, qual é o impacto ambiental dos NFTs, quais são os mais caros do mundo e as vantagens e desvantagens trazidas por essa tecnologia.

O que é NFT?

NFT (Non-Fungible Token / Token Não Fungível) é um tipo de ativo digital que representa a propriedade única e indivisível de um item digital ou físico, usando tecnologia de blockchain.

Ao passo que as criptomoedas são fungíveis, ou seja, que uma unidade de criptomoeda é intercambiável por outra da mesma denominação e valor, os NFTs são únicos e não podem ser trocados diretamente por outro de igual valor.

Pessoas e empresas, como uma de locação de notebook, podem investir em NFT, mas precisam entender que sua principal característica é a capacidade de garantir a autenticidade, propriedade e rastreabilidade de itens digitais, como:

  • Arte;
  • Vídeos;
  • Músicas;
  • Colecionáveis virtuais;
  • Skins de jogos.

Cada NFT é registrado em um blockchain e possui um registro público e descentralizado que fornece um histórico permanente sobre suas transações e propriedade.

Uma de suas características é o fato de ser indivisível, ou seja, são ativos únicos e não podem ser divididos em partes menores. Também são escassos porque são emitidos em edições limitadas, fazendo com que um sejam mais valiosos do que outros.

O blockchain fornece prova irrefutável de autenticidade e propriedade e o histórico de propriedade de um NFT pode ser rastreado, desde o momento em que é criado. Além do mais, pode ser usado em várias plataformas e aplicativos que suportam o padrão.

Por que vale tanto dinheiro?

Um NFT pode valer muito dinheiro por diversas razões, e geralmente elas estão relacionadas à economia da oferta e da demanda, assim como as características específicas de cada ativo.

Contratar bar de caipirinha para festa de aniversário pode ser muito mais barato do que comprar um token não fungível, e isso acontece por conta da escassez e exclusividade desses ativos digitais.

Muitas vezes são vinculados a obras de arte, colecionáveis virtuais e outros itens de valor, e por serem indivisíveis e haver uma quantidade limitada, a escassez intrínseca aumenta seu valor.

A tecnologia blockchain fornece uma prova de autenticidade e propriedade verificável publicamente. Isso significa que os compradores de NFTs sabem quem possui o item digital de forma exclusiva, o que pode ser importante para investidores e colecionadores.

Se o ativo estiver associado a artistas, músicos, celebridades e marcas renovadas, seu valor pode aumentar significativamente por conta do prestígio do criador.

Além do mais, o histórico de propriedade de um NFT é registrado no blockchain, de modo que os compradores possam ver sua procedência, e itens associados a proprietários famosos ou históricos podem ser mais valiosos.

Uma clínica de quiropraxia para hérnia de disco pode optar por esse tipo de investimento, por outro lado, muitos colecionadores e entusiastas têm apego emocional a itens digitais e à cultura do colecionismo.

Comunidades dedicadas podem impulsionar os preços por meio de eleições e negociações, além disso, alguns compradores adquirem esses ativos como investimento na esperança de que seu valor aumente com o tempo.

Isso pode criar uma dinâmica de demanda e preços mais altos, além disso, podem ser usados em jogos de metaverso, além de promover a inovação tecnológica.

Impactos ambientais do NFT

Existe muita preocupação em relação aos impactos ambientais do NFT, por conta do uso intensivo de energia associado a muitas blockchain, principalmente a Ethereum, que é uma das mais populares para a criação de NFT.

O maior motivo de preocupação é o processo de mineração de criptomoedas e a validação das transações na blockchain. Um fabricante de brise metálico horizontal pode fazer isso, mas deve estar atento ao consumo de eletricidade.

Para se ter uma ideia, os centros de mineração de criptomoedas utilizam fontes de energia não renováveis para manter um poder computacional significativo que aumenta o consumo de eletricidade.

A criação e transferência de ativos digitais também consomem energia, embora em uma escala menor do que a mineração de criptomoedas.

Entretanto, quando artistas e colecionadores emitem ou compram esses ativos, podem inadvertidamente contribuir para a pegada de carbono no setor de blockchain.

Para minimizar os impactos ambientais das NFTs estão surgindo esforços voltados para a adoção de tecnologias mais sustentáveis, como redes de tecnologia que utilizam o proof of stake.

Trata-se de um método de validação de transações eficiente em termos energéticos, além disso, existem projetos que estão compensando as emissões de carbono por meio de ações ambientalmente conscientes.

NFTs mais cara do mundo

Um fabricante de deck PVC madeira pode investir em NFTs, mas precisa estar preparado para a volatilidade desse. Além disso, também pode se deparar com ativos muito caros, como:

Everyday: the first 5000 days

Esta é uma obra de arte digital criada por Beeple (Mike Winkelmann) e foi vendida em um leilão pela casa de leilões Christie’s em março de 2021, sendo uma das mais caras da história.

Crossroads

Esta é outra obra de Beeple que foi vendida por milhões de dólares em fevereiro de 2021.

CryptoPunk #7804

Este ativo digital foi criado pela CryptoPunks é uma coleção de NFT toda baseada em Ethereum. Um deles, o #7804, foi vendido por milhões de dólares em março de 2021.

CryptoKitties

Esta NFT foi criada por CryptoKitties sendo, também, uma coleção de ativos digitais que apresenta gatinhos digitais colecionáveis. Individualmente, não alcançou preços muito altos, mas a coleção toda é considerada uma das mais valiosas do mundo.

Vantagens e desvantagens da NFT

Antes de investir nessa modalidade, uma empresa de reparo de vidro automotivo trincado deve conhecer as vantagens e desvantagens que oferece.

Entre as vantagens está a propriedade digital autêntica, tendo em vista que a NFT fornece uma prova incontestável de autenticidade e propriedade dos ativos digitais, algo valioso para colecionadores, artistas e criadores.

Outra vantagem é a escassez e a exclusividade, pois esses ativos são frequentemente emitidos em edições limitadas, o que cria senso de escassez e exclusividade que aumenta seu valor.

Elas são muito fáceis de transferir entre proprietários, sem exigir a ação de intermediários, o que torna as transações muito mais simples e globais.

Ao comprar um NFT, um consultório de psicopedagogia infantil Itaipu vai pagar um valor que será revertido em royalties automáticos para os criadores.

Eles podem programar royalties para si mesmos e garantir que continue recebendo uma parte das vendas futuras de suas obras, mesmo depois de uma venda inicial.

Mas como muitas outras coisas na vida, os ativos digitais também possuem suas desvantagens, e uma delas é o impacto ambiental. Muitos se baseiam em blockchain que utilizam o proof of work, um processo intensivo em energia.

Isso acaba contribuindo com as preocupações ambientais, uma vez que ocorre um alto consumo de eletricidade.

Outra desvantagem é a especulação excessiva, pois o mercado de token não fungível é muito especulativo, o que pode levar a bolhas de preços e investimentos arriscados.

Uma rede de dermatologista especialista em acne também precisa se atentar aos direitos autorais e plágio, tendo em vista que a autenticidade de obras de arte e outros ativos digitais nem sempre é garantida, o que pode levantar essas questões.

A compra de NFT pode ser extremamente cara, excluindo algumas pessoas do mercado e gerando preocupações com acessibilidade e inclusão, algo que a sociedade moderna se preocupa muito nos dias de hoje.

Considerações finais

O mercado de NFT é altamente especulativo e volátil, com valores que podem flutuar significativamente ao longo do tempo.

Mesmo assim, é um tipo de investimento que está chamando a atenção de investidores no mundo todo.

Tanto pessoas quanto empresas se interessam por conta do valor significativo que os ativos digitais podem alcançar.

Mas assim como qualquer outro tipo de investimento, possui vantagens e desvantagens que precisam ser do conhecimento do investidor, antes de bater o martelo.