Tecnologia

Quatro tendências tecnológicas para profissionais ficarem atentos

16 de June de 2023
Quatro tendências tecnológicas para profissionais ficarem atentos<

Estudos apontam o que está por vir e os futuros impactos para a sociedade e o mercado de trabalho.

 

Cada vez mais acessíveis e inteligentes, as tecnologias seguem revolucionando o mundo em que vivemos, modificando as relações sociais e profissionais. Na tentativa de compreender o que está por vir e os futuros impactos para a sociedade e o mercado de trabalho, diferentes estudos apontam as próximas tendências tecnológicas.

A expectativa é que a conectividade seja ainda mais intensa nos próximos anos, possibilitando o acesso a um volume maior de dados e informações, o que deve expandir a realidade de sistemas integrados e aplicações inteligentes. 

A computação em nuvem e as chamadas tecnologias verdes, provenientes de uma maior preocupação da sociedade com as causas ambientais, também são apontadas por diferentes estudos como tendências tecnológicas. E nesse contexto, um dos principais desafios das organizações será garantir a segurança dos sistemas contra os ataques cibernéticos. 

Para atender a essa demanda, novas profissões tendem a surgir e as que já existem sofrerão modificações. O que faz um cientista da computação hoje não será o mesmo daqui a alguns anos. Segundo informações do estudo O Futuro do Trabalho, realizado pelo Fórum Econômico Mundial (WEF) em parceria com a Fundação Dom Cabral (FDC), a demanda por especialistas em Big Data, Analytics, Ciência de Dados, Inteligência Artificial e Segurança da Informação deve crescer consideravelmente até 2027.

 

Sociedade mais conectada

Nos próximos anos, a sociedade estará ainda mais conectada. Estudo global realizado pelo Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos (IEEE) apontou que a tecnologia 5G será responsável por beneficiar as áreas da saúde, educação, comunicação e transporte, além de assegurar a conectividade em áreas remotas. 

A conectividade também se fará presente através de plataformas integradas. Segundo a pesquisa Agenda, realizada pela consultoria Deloitte, a tendência é que as organizações optem por sistemas no modelo ERP, que possuam funções sincronizadas e reúnam dados e informações analíticas no mesmo lugar.

No dia a dia, a população também poderá observar a maior conectividade através das cidades inteligentes. A Internet das Coisas (IoT) permitirá a troca de informações entre dispositivos interligados, como informa o estudo O Futuro do Trabalho, feito pelo WEF e a FDC.

 

Computação em nuvem

Quatro diferentes estudos apontam a computação em nuvem como uma tendência tecnológica para os próximos anos. A projeção é consequência de uma sociedade mais conectada, que terá acesso a um maior volume de dados.

A nuvem será cada vez mais utilizada para o armazenamento das informações, como prevê o IEEE. Na avaliação da Deloitte, as organizações que tiverem estruturadas para a comunicação em nuvem estarão um passo à frente da concorrência. 

 O estudo feito pelo WEF em parceria com a FDC afirma que a tecnologia terá um saldo positivo no mercado de trabalho, com a possibilidade de criação de novas vagas. A pesquisa feita pela Global Web Index (GWI) estima que a área da saúde poderá sofrer impactos positivos e significativos com esse tipo de tecnologia.

 

Segurança cibernética

As organizações públicas e privadas deverão oferecer segurança em seus sistemas para assegurar que o armazenamento, o compartilhamento e a troca de informações ocorram com tranquilidade e sem riscos aos usuários.

Nesse sentido, os investimentos em tecnologias de segurança da informação tendem a aumentar nos próximos anos, como revela o estudo da Deloitte. De acordo com o levantamento do IEEE, a vulnerabilidade da nuvem e do data center estão entre as principais preocupações das organizações. 

 

Foco em sustentabilidade

A preocupação com as questões ambientais será responsável pelo desenvolvimento e adesão de novas tecnologias que atendam a finalidade de mitigar os impactos negativos da ação humana no meio ambiente. Os quatro estudos citados anteriormente apontaram a sustentabilidade como uma tendência tecnológica para os próximos anos.

Para o IEEE, a redução da emissão de carbono e a eficiência energética devem ser as principais causas abordadas. A Deloitte acrescenta a implantação de tecnologias que auxiliem as práticas de ESG nas organizações. De acordo com a pesquisa da GWI, o consumo sustentável também ganhará destaque nos próximos anos. 

O estudo do WEF em parceria com a FDC identifica a área das tecnologias verdes como uma oportunidade no mercado de trabalho, responsável pelo surgimento de novas profissões.