Uncategorized

5 motivos para usar cartão de crédito pj no seu negócio

4 de April de 2022
5 motivos para usar cartão de crédito pj no seu negócio<

Ter fácil acesso a crédito é um fator muito importante no dia a dia de uma empresa. O cartão de crédito pj pode ser um aliado do seu negócio, facilitando os pagamentos e a organização do caixa. 

Atualmente já existem diversas opções de cartão empresarial que podem ser contratados com mais facilidade. Inclusive, é possível ter até um cartão sem anuidade e sem taxas. 

Se você não está seguro se deve contratar um cartão de crédito para empresas, veja alguns motivos para fazer isso. 

Como funciona o cartão de crédito pj 

Antes de descobrir porque contratá-lo, é importante entender como funciona o cartão de crédito empresarial. 

Como o próprio nome diz, esse meio de pagamento funciona de forma semelhante a um cartão de crédito pessoa física. Com ele, é possível ter um limite de crédito, que pode ser negociado com o banco emissor, para realizar compras parceladas ou à vista, que só serão pagas no vencimento da fatura. 

No entanto, esse cartão só pode ser feito em nome de uma empresa, utilizando seu CNPJ na contratação.  

No dia a dia, ocorrem imprevistos e despesas urgentes, que nem sempre podem ser atendidos pelo caixa da empresa. Nessas horas, um cartão de crédito pj pode ser usado para realizar esses pagamentos. Isso evita que você tenha que recorrer a outro tipo de crédito, como um empréstimo, por exemplo. 

Normalmente, os limites liberados para os cartões empresariais podem ser um pouco mais altos, a depender da instituição financeira. Isso facilita tanto nos momentos de urgência, quanto em pagamentos parcelados. 

O ponto de atenção é que o cartão deve ser usado com cuidado e sempre considerado no planejamento financeiro. Assim, você garante que a fatura sempre seja paga em sua totalidade e evita os juros rotativos do cartão. 

5 motivos para contratar um cartão de crédito pj 

Agora que você já entendeu como funciona o cartão de crédito pj e que é preciso tomar alguns cuidados, veja abaixo alguns dos benefícios de contar com isso no seu negócio. 

  1. Controlar gastos 

 

Em muitas empresas acontece de alguns funcionários e equipes fazerem gastos pontuais que acabam sendo pagos com seus próprios cartões.  

Por isso, quando a companhia conta com um cartão pj, as contas de diferentes áreas ficam centralizadas e sob controle. É possível inclusive usá-lo para compras online e pagamentos de assinaturas que cobram mensalmente no cartão, por exemplo.  

Isso evita a prática de reembolsos e permite à área financeira controlar as despesas da empresa de forma mais simples. 

  1. Separar despesas pessoais das empresariais 

Em pequenos negócios é comum que sócios usem seu próprio dinheiro para pagar contas da empresa. No entanto, isso pode gerar uma dor de cabeça futura, enquadrando a empresa em confusão patrimonial. 

A melhor forma de evitar esse problema é separar completamente as despesas pessoais das contas empresariais. E nesse ponto, além da conta pj, o cartão empresarial pode ajudar muito. Possibilitando os parcelamentos e gastos emergenciais sem precisar recorrer ao cartão pf. 

  1. Descontos com fornecedores

Ao fazer uma compra usando o seu CNPJ há uma chance muito maior de você ter um desconto. Esse é outro ponto onde o cartão de crédito pessoa jurídica pode ajudar, além de facilitar o pagamento. 

  1. Parcelamento de compras

Embora o parcelamento seja um grande problema para muitas pessoas, quando usado com eficiência e dentro do planejamento, pode fazer muita diferença para o fluxo de caixa. 

Por exemplo, pode acontecer de ser necessário comprar um equipamento muito caro e não ter dinheiro em caixa para isso. Nesses casos, é preciso recorrer a uma linha de crédito para possibilitar a compra.  

Com o cartão de crédito para empresas, ao invés de recorrer a um empréstimo, você pode utilizá-lo parcelando a despesa. Assim, é possível projetar no seu planejamento financeiro o pagamento das próximas faturas, evitando problemas no fluxo de caixa. 

  1. Acompanhamento das despesas em tempo real

Ainda que a fatura seja paga em um dia específico, é possível acompanhar os gastos do cartão em tempo real. Assim, ainda que na sua empresa alguns funcionários tenham acesso a esse cartão, o responsável financeiro saberá exatamente todos os gastos feitos com ele. 

Isso facilita o controle dos gastos e a previsibilidade do caixa, permitindo que contenções sejam feitas ao longo do tempo para não afetar as contas da empresa. 

Como escolher o melhor cartão de crédito pj 

Agora que você já deve estar convencido a contratar um cartão empresarial, é importante saber o que levar em conta para escolher o melhor cartão de crédito pj para a sua empresa. 

  • Pesquise as taxas cobradas e avalie o custo-benefício 

Existem muitas opções de cartão atualmente e normalmente as taxas cobradas pelas instituições financeiras podem ser negociadas.  

No entanto, é importante levar em conta que já existem opções de cartão de crédito pj sem anuidade. Com eles é possível ter acesso a todas as vantagens do crédito, sem precisar negociar o valor dessa taxa. Um bom exemplo é o cartão de crédito Cora, que pode ser solicitado online, direto do aplicativo da Conta Digital Cora. 

Além disso, alguns cartões de crédito também cobram taxas para emissão de novos cartões ou pagamento de seguros. Verifique se o cartão que está contratando cobra algum desses valores e se isso faz sentido para você, antes de se decidir. 

  • Analise as taxas de juros 

Essas taxas são aplicadas em caso de atraso de pagamento e, embora o ideal seja não ocorrer atrasos, sabemos que toda empresa está sujeita a isso. Por isso, é importante analisar quais são as taxas do cartão e se é possível negociá-las antes de contratá-lo. 

  • Avalie o atendimento e as facilidades 

Além dos valores e taxas é importante contar com instituições financeiras que estejam disponíveis para ajudar sua empresa quando necessário e que ofereçam uma central de atendimento online. 

Muitos bancos hoje já permitem que todas as transações e comunicação sejam feitas digitalmente, através de app ou internet banking. Isso pode facilitar muito a vida de quem está começando a empreender e não tem tempo para ir ao banco toda hora.  

Ter acesso a benefícios do cartão sem sair do escritório pode ser uma vantagem e tanto para deixar o dia a dia da sua empresa mais produtivo. 

Usando com atenção, o cartão pj pode ser um grande aliado da sua empresa para garantir um limite de crédito que possa ser usado com mais facilidade. 

Basta tomar alguns cuidados em relação ao planejamento para que a fatura do cartão seja paga em dia, que a sua empresa conseguirá manter um fluxo de caixa mais saudável sem precisar abrir mão de algumas despesas essenciais.