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Como criar uma estratégia de SEO para 2022

21 de February de 2022
Como criar uma estratégia de SEO para 2022<

No início de ano, é comum que empresas procurem por consultoria SEO para que possam criar uma estratégia que trará resultados. 

Afinal de contas, se você tem um site e deseja que ele seja encontrado na internet, é importante que se esforce para que ele fique no topo dos resultados de pesquisa do Google.

Felizmente, fazer isso é possível, mas não é fácil. Mesmo que você invista em SEO com ou sem a ajuda de especialistas, você precisará definir uma estratégia eficaz.

Claro, você também pode optar por investir em campanhas para direcionar mais tráfego pago para seu site. No entanto, o que é muito interessante, a longo prazo, é um plano de SEO eficiente. 

Ao criar uma estratégia de SEO para 2022 você poderá aumentar significativamente a sua presença online e o tráfego de entrada no seu site — acesso de usuários. 

Inclusive, se você ainda não está aproveitando as vantagens das técnicas de SEO, está cometendo um grande erro. Porém, é melhor começar tarde a busca por mudanças e bons resultados do que nunca. 

Continue a leitura e confira algumas dicas que separamos e que ajudarão a criar uma estratégia de SEO eficiente para este ano! 

Dicas para criar uma estratégia de SEO

Sem mais delongas, aqui estão as dicas para que você possa montar um plano de SEO que te ajudará a melhorar sua presença online e obter melhores classificações nos resultados orgânicos. 

1. Escolha e use palavras-chave de forma eficiente

As palavras-chave são essenciais para o SEO. É a partir delas que você poderá criar toda a sua estratégia e implementar ações. 

Para ter certeza de que está escolhendo as palavras-chave corretas, você deve realizar uma pesquisa abrangente.

Você pode fazer isso de duas maneiras:

  • Usando a Pesquisa do Google;
  • Usando ferramentas de SEO.

Usando a pesquisa do Google

Quando você digita algumas palavras da consulta de pesquisa que deseja direcionar para o seu site, a barra de pesquisa mostra uma lista de sugestões. 

Esse recurso é conhecido como “Google Autocomplete” e essas sugestões nada mais são do que palavras-chave. 

Além disso, você pode encontrar mais ideias de palavras-chave na parte inferior da página de resultados de pesquisa, na área “Pesquisas relacionadas”.

A partir daqui, você pode listar as palavras-chave relevantes para o seu site e começar a usá-las em seu conteúdo. (Essas palavras-chave funcionam muito bem, visto que vêm do Google, o que significa que as pessoas as estão procurando).

Usando ferramentas de SEO

Outra maneira de encontrar palavras-chave para o seu negócio é utilizando ferramentas de SEO. 

Existem diferentes ferramentas de SEO disponíveis na internet, e você pode escolher a que melhor atender a sua necessidade. 

No entanto, algumas das mais utilizadas são:

  • SEMrush;
  • Planejador de palavras-chave do Google. 

A utilização dessas ferramentas é muito simples. Você só precisa inserir a palavra-chave principal e ela exibirá uma variedade de sugestões de palavras-chave.

Elas também mostrarão o volume de pesquisa e outras informações importantes e que devem ser consideradas ao escolher a palavra-chave.  

2. Otimize o conteúdo para a intenção de pesquisa

O conteúdo é a segunda parte mais importante de qualquer estratégia de SEO. Escolher palavras-chave é apenas o começo, e é muito importante que você considere as necessidades do usuário ao definir conteúdo e páginas. 

Você pode ter listado o que eles estão procurando, mas sem informações úteis, eles sairão imediatamente de sua página.

Se você está se perguntando: “Como otimizar o conteúdo para a intenção de pesquisa?” É bem fácil.

Lembre-se de duas coisas:

  • Crie conteúdo de alta qualidade;
  • Satisfaça a intenção de pesquisa.

Quando se trata de conteúdo de qualidade, não significa que você tem que escrever uma peça de ficção interessante para chamar a atenção dos leitores. 

Em vez disso, você precisa dar aos seus leitores exatamente o que eles procuram.

Por exemplo, seu leitor está pesquisando “o melhor dentista perto de mim” no Google.

Eles pode estar procurando as seguintes informações relacionadas a um bom dentista:

  • O endereço da clínica;
  • Os tratamentos dentários oferecidos;
  • Os comentários de clientes, etc.

3. Retenha os usuários com uma experiência de usuário excelente

O design do seu site é vital não apenas para os usuários, mas também para as classificações de busca orgânica.

Se o seu site não oferecer uma boa experiência aos visitantes, eles provavelmente visitarão seus concorrentes. 

Além disso, os motores de busca vão considerar isso como um sinal negativo e desvalorizar o seu site nos SERPs (resultados de pesquisa). Portanto, reter usuários em seu site, proporcionando uma ótima experiência do usuário, é essencial. 

Os três fatores mais importantes que contribuem para uma boa experiência do usuário são:

  • Otimização para celular;
  • Maior velocidade de carregamento de página;
  • Layout e navegação fáceis. 

4. Aperfeiçoe seu SEO na página

O SEO na página é essencial quando você deseja que seu site seja classificado em termos de termos específicos nos mecanismos de pesquisa. 

Ele consiste em vários elementos de SEO na página, como tag de título, meta descrição, texto alternativo, etc., que ajudam os bots de pesquisa a entender o que é uma página de site. 

Quando os rastreadores obtêm o tópico principal da página, eles podem classificá-la facilmente para as consultas de pesquisa apropriadas. Então, aqui surge a pergunta: como você faz isso?

O processo de otimização On-Page começa com a colocação de palavras-chave.

Os melhores lugares para adicionar as palavras-chave em sua página são:

  • Primeiras 100 palavras do artigo do seu blog ou conteúdo da página de destino;
  • Meta descrições;
  • URL, título e cabeçalhos ;
  • Resto do conteúdo.

Conclusão

Todo o SEO leva tempo para que possa apresentar bons resultados. Isso acontece porque tanto a definição da estratégia quanto a sua execução demandam tempo. 

Porém, com esforços consistentes e uma boa estratégia de SEO que inclui as dicas que citamos neste artigo, você certamente será capaz de ver a diferença. 

Certifique-se de aplicar as técnicas de SEO corretamente e dedique-se para obter os resultados que deseja.